fbpx

Como utilizar a inteligência artificial para aumentar as vendas

Inteligência Artificial Chatbot

Em meio à era de mudanças, há uma coisa que ainda podemos ter certeza: todas essas melhorias como a otimização na produção e simplificação dos processos e as que ainda estão por vir foram graças à adaptação da tecnologia da inteligência artificial para os mais variados meios.

A tecnologia já melhorou a qualidade de vida das pessoas, assim como otimizou processos e gerou mais simplicidade no gerenciamento das empresas!

Hoje em dia, uma indústria que produz deck de madeira, por exemplo, é capaz de produzir grandes quantidades, com o produto final possuindo ainda mais qualidade e a entrega sendo feita em um prazo adequado.

Isso mostra como a tecnologia está sempre evoluindo. E se você pretende aumentar as vendas do seu negócio, utilize-a a seu favor.

A tecnologia é uma grande aliada para garantir a atração de novos clientes e otimizar o seu relacionamento.

Para isso, a inteligência artificial, como por exemplo o Chatbot da IBM, é uma tendência muito utilizada como ferramenta de vendas.

Grandes empresas como Microsoft, Twilio e até mesmo algumas startups já estão investindo na inteligência artificial como meio para alavancar a sua lucratividade.

Quer saber como utilizá-la para o mesmo propósito? Neste post iremos apresentar alguns pontos para ter sucesso nas vendas.

Automatize tarefas manuais com a inteligência artificial

A inteligência artificial permite o desenvolvimento de mecanismos e dispositivos que realizam uma série de tarefas e atividades, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana.

E isso pode ser muito bem encaixado para automatizar as tarefas dos vendedores da sua empresa.

Uma empresa de tratamento de água, pode automatizar a classificação de leads (potenciais clientes), por exemplo, priorizando os que têm mais interesse ou mais chances de comprar. Afinal, esta é uma tarefa manual e até mesmo repetitiva que custa o tempo dos colaboradores.

Por meio da IA, as informações do lead passam a ser geradas automaticamente, levando sempre em consideração o funil de vendas da empresa.

Assim, os vendedores têm mais tempo para se dedicar ao atendimento personalizado, prospecção ativa e outras atividades.

Venda com base em dados e informações

Atualmente, os dados e informações são o “novo petróleo” do mundo. A empresa que souber lidar com grandes informações certamente poderá se desenvolver no mercado com sucesso.

Por isso, a inteligência artificial também concede a geração, armazenamento e gerenciamento de dados diversos.

Com ela, uma empresa pode saber de novas tendências, e até mesmo ficar por dentro sobre o comportamento do seu público, entre outros.

Otimize o preço dos seus produtos

Por fim, a inteligência artificial também pode ser utilizada para classificar o melhor preço e desconto dos seus produtos.

Se você vende grama sintética decorativa, os algoritmos da inteligência artificial fazem com que você saiba a taxa de desconto ideal para garantir as chances de ganhar o negócio. Isso acontece por base de dados, como região, setor do cliente, receita anual do cliente, nível de concorrentes, etc.

Agora que você já sabe como é possível utilizar a inteligência artificial para aumentar as suas vendas, o que acha de investir nessa ideia inovadora e se destacar? Gostou do post? Conta pra gente!

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *