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Chatbot: entenda o que é e saiba com funciona

Há alguns anos atrás, implementar um sistema de chatbot em um site ou plataforma na internet era apenas algo feito por grandes empresas no mercado.

No entanto, hoje em dia, os chatbots se tornaram uma questão de prioridade para as empresas que querem se destacar no mercado.

Ele traz diversos diferenciais competitivos, desde a otimização do relacionamento com leads (potenciais clientes) e consumidores, até o maior posicionamento no mercado e maiores chances de vendas!

Tudo isso, além de também reduzir os custos e aumentar a eficiência operacional da sua empresa.

Se você vende produtos mais específicos, como a broca de aço rápido, por exemplo, com o chatbot, as pessoas também podem solucionar todas as suas dúvidas e necessidades de atendimento com o chatbot, proporcionando um maior nível de satisfação!

E se você despertou a sua curiosidade com esse software tecnológico e atual, neste post nós iremos explicar todos os detalhes sobre o chatbot e como ele funciona dentro do seu negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post!

Afinal, o que é o chatbot?

O termo vem de origem inglesa: chatbot ou robô (bot) de bate-papo (chat). De forma básica, o chatbot é um sistema que transmite mensagens de forma programada, com o intuito de interagir com os leads e clientes e solucionar as suas dúvidas.

Um dos maiores diferenciais do chatbots é que eles interagem com o público de maneira natural, familiar e autônoma. Esse mecanismos já está disponível nas redes sociais, como o Facebook Messenger, Whatsapp ou até mesmo o chat do site, com a finalidade de estabelecer uma maior aproximação com a pessoa e facilitar a sua relação.

Há muito tempo atrás, o chatbot apenas era programado para ser utilizado em forma de voz, por meio dos autoatendimentos eletrônicos.

No entanto, desde 2015, quando Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou que o Messenger iria incluir chatbots para a troca de mensagens com as empresas, esses mecanismos se tornaram ainda mais populares.

Ou seja, se você tem uma empresa de carroceria de madeira, por exemplo, para experimentar o sistema do chatbot, basta ir até uma rede social e programar o seu software de maneira totalmente personalizada!

Como o chatbot funciona?

Atualmente, existem dois tipos de chatbots com funcionalidades diferentes. Veja abaixo quais são elas:

Chatbot baseado em regras predefinidas

Eles utilizam botões e opções para definir a sua mensagem. É o mais comum e utilizado, pois são mais ágeis, além do usuário entender de forma clara sobre cada assunto estabelecido.

Chatbot alimentado por inteligência artificial (AI)

Esse chatbot é capaz de aperfeiçoar e otimizar as suas respostas conforme o tempo e experiência acumulada entre as conversas com os usuários.

Ou seja, nesse tipo de mecanismo, o chatbot utiliza a inteligência artificial para resolver os problemas, raciocinar e se auto desenvolver.

Para uma empresa que fornece etiqueta código de barras, por exemplo, essa versão de chatbot pode ser mais complexa, especialmente no início de sua utilização. No entanto, com o tempo, ela se mostra muito vantajosa devido a sua personalização!

Esses chatbots podem ser incluídos tanto em sites, como também em aplicativos, redes sociais, entre qualquer outra plataforma online com disponibilidade para a função.

Agora que você já sabe tudo sobre o chatbot e como é a sua funcionalidade, o que acha de adotar esse sistema em seu negócio e se destacar?

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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