Há alguns anos atrás, a qualidade e eficiência dos produtos e dos serviços era o que mais importava e se destacava entre as empresas. Por essa razão, muitos negócios não prezavam pelo atendimento e comunicação com os seus consumidores. Não se falava em Customer Success há um tempo atrás.
No entanto, hoje em dia, isso mudou. O sucesso, satisfação e a experiência são os três fatores mais visados pela maioria das organizações ao redor do mundo.
Uma empresa que não cria estratégias para entender e satisfazer seu público pode não ter chances de se desenvolver com sustentabilidade no mercado. Por isso, o customer success surgiu como maneira de que uma empresa foque no que mais importa: o cliente.
O customer success, também conhecido como “sucesso do cliente”, se trata de um profissional que intermedia as relações e interações feitas entre a empresa e seus consumidores, garantindo que os clientes tenham sucesso em seus objetivos e fiquem satisfeitos com a empresa.
Em uma empresa que vende conexões pneumáticas, o profissional responsável pelo sucesso do cliente, pode ter como função responder dúvidas, mostrar os objetivos e a visão da empresa, entender o lado do cliente e se comunicar da melhor forma possível.
Quer entender quais são as principais vantagens e benefícios de investir no customer success em sua empresa? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?
1. Retenção
Começando por uma das vantagens mais valiosas do customer success: a retenção de clientes.
Isso, pois um dos papéis do customer success é garantir que os consumidores fiquem satisfeitos e voltem a comprar produtos e serviços novamente com a organização.
Além disso, o customer success também auxilia na retenção de leads, que são pessoas potencialmente interessadas no que sua empresa oferece.
Imagine, por exemplo, que seu negócio presta serviços de locação de tendas, e uma pessoa está interessada nos serviços.
Com uma boa comunicação e experiência, esse lead poderá ter mais segurança e conforto para fechar um contrato com a empresa, e mesmo que não realize a compra de imediato, ele poderá ter mais chances de retornar novamente.
2. Garante a experiência satisfatória
Outra vantagem do customer success é que ele também contribui para que os leads e clientes tenham um atendimento e comunicação totalmente otimizado, gerando mais satisfação e confiança na empresa.
Muitos leads que ainda não conhecem a organização podem ter inseguranças ou dúvidas diversas.
É nesse momento que o papel do customer success será mostrar todos os pontos positivos da organização e explicar quais as vantagens que esse lead vai ter com a empresa.
3. Utiliza a opinião dos clientes para identificar novas oportunidades
Mais uma vantagem do customer success é que ele tem um bom conhecimento sobre o comportamento, opinião e interesse do público-alvo. Por isso, ele pode identificar oportunidades e fazer com que a empresa crie estratégias mais precisas.
Imagine que sua empresa forneça rachador de lenha: com o customer success, é possível saber se o produto satisfaz os clientes ou possui alguma falha de utilização, por exemplo.
Assim, sua companhia consegue se desenvolver e garantir uma carteira de clientes fidelizados!
Agora que você já sabe qual e a importância do customer success em sua empresa, o que acha de investir e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.