Um sonho compartilhado por todas as organizações é ter colaboradores totalmente motivados e que vistam a camisa da empresa.
No entanto, sabemos que esse desafio pode ser mais complexo do que parece. Se sua empresa atua no ramo industrial e vende produtos como soleira de mármore, por exemplo, são diversos os problemas a se enfrentar:
Intrigas entre os profissionais do mesmo departamento, insatisfações com salário e bonificações, reclamações sobre os princípios da empresa, entre outros.
Por essa razão, o endomarketing surgiu como uma área de administração que une as estratégias de marketing com o público interno: os próprios funcionários da organização.
Um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os profissionais se sintam satisfeitos, reconhecidos e motivados, alavancando a imagem da própria companhia e construindo uma melhor identidade da marca.
Ou seja, além do endomarketing desenvolver uma imagem positiva e agregadora à organização, ele também cria um ambiente que motiva e desenvolve os membros da equipe!
Quer saber mais sobre todas as suas vantagens e benefícios? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?
1. Aumento da satisfação com o trabalho
O endomarketing é um conjunto de práticas que satisfazem as principais necessidades que os funcionários possuem dentro de uma empresa.
E muita das vezes, as necessidades que os colaboradores possuem não estão apenas relacionadas ao salário ou cargo. Para eles, também é importante que a empresa tenha um bom reconhecimento e valorização pelos mesmos.
Sentir-se fundamental dentro de uma corporação e saber exatamente como o seu trabalho está sendo importante para as estratégias da companhia é um dos quesitos mais importantes para os trabalhadores.
Por isso, quando o endomarketing entra em ação, os funcionários são mais valorizados e o nível de satisfação com o trabalho também aumenta!
2. Retenção de talentos
Que empresa gosta de passar por um processo de demissão com um talento? Acreditamos que nenhuma.
Por isso, outra das vantagens do endomarketing é que as suas práticas também conseguem reter os melhores profissionais.
Se você em uma empresa de caixa de contenção de água, por exemplo, o endomarketing irá atuar na construção de melhores condições de trabalho e investir na conquista e satisfação do público interno.
3.Valorização do nome da empresa no mercado
Também é importante ressaltarmos que o endomarketing não apenas beneficia os membros da equipe, como também a própria imagem da organização!
Além de fatores como a qualidade dos produtos e serviços serem essenciais para que uma empresa se destaque, a propagação de uma imagem positiva também influencia fortemente.
Imagine que sua empresa atua com vendas de porta contra incêndio em um setor altamente competitivo, por exemplo. Com o endomarketing, seu negócio terá mais vantagens competitivas e poderá se destacar diante do mercado!
Agora que você já conhece as principais vantagens do endomarketing, o que acha de aplicar essa estratégia em seu negócio e ter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.