O webinar é uma das ferramentas mais efetivas para prender a atenção do público. Para enfatizar esse argumento, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, a previsão é de que até o final de 2020, 82% do tráfego da internet seja gerado por vídeos.
Além disso, o webinar é uma tecnologia poderosa para o marketing digital, capaz de gerar leads e nutrir o interesse do cliente. E o melhor disso tudo? Com transmissão ao vivo pela internet, ótimo custo-benefício e inúmeras possibilidades de interação.
Outra característica do webinar é a disponibilização de conteúdo rico, informativo e totalmente relevante. Aliás, não podemos deixar de mencionar a sua vantagem em gerar autoridade para a marca no mercado.
Diante dessa funcionalidade, vamos explicar um pouco sobre o que é webinar e como essa tecnologia funciona. Boa leitura!
O que é webinar?
O conceito é uma abreviação de web-based-seminar (seminário baseado em rede) e pode ser caracterizado por uma videoconferência com fins comerciais ou educacionais, na qual uma organização utiliza a plataforma como um meio de interação e comunicação.
Em sua maioria, os webinars são transmitidos ao vivo. No entanto, é possível gravar o conteúdo ou material previamente.
Por toda a sua funcionalidade, a tecnologia tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo, até mesmo em uma indústria, como na apresentação de um cilindro hidráulico, por exemplo.
Para se ter uma ideia, o estudo The 2017 Big Book Of Webinar Stats, da GotWebinar, apresentou que 73% dos profissionais de marketing B2B e líderes de vendas acreditam que essa ferramenta é a melhor maneira de gerar leads e convertê-los.
Como funciona o webinar?
Agora, você já sabe o real conceito do webinar. Mas consegue imaginar como ele funciona na prática?
Um webinar pode ser realizado ao vivo ou com vídeo previamente gravado e transmitido em um determinado horário. Entretanto, a primeira opção pode trazer resultados significativos, uma vez que aumenta a possibilidade de interação e até pode levar o usuário para a etiqueta de código de barras, ou seja, a compra.
Vamos imaginar uma palestra realizada em um centro de eventos. É muito mais interessante na conferência online destinar um espaço para dúvidas, questionamentos, entre outros fatores.
Em outras palavras, um webinar é basicamente um seminário online, no qual o condutor interage com os participantes por meio de um chat. Aliás, existem várias maneiras de conduzir essa exposição, como:
- Youtube Live;
- GoToWebinar;
- Google Hangouts.
Para realizar essa atividade, é necessário uma câmera profissional, microfones e bons dispositivos de iluminação.
Diante desse cenário, o webinar é uma plataforma mais simples e com um maior custo-benefício para gerar a qualificar leads, lançar novos produtos e criar autoridade no mercado.
Como fazer um webinar?
Antes de mais nada, é preciso estudar as necessidades do público-alvo para oferecer um conteúdo que desperte interesse. Além disso, essa atividade irá definir o assunto abordado no seu seminário.
Entretanto, existem outros passos a serem seguidos para tornar o seu webinar um verdadeiro sucesso. Veja abaixo:
- Crie um bom roteiro e apresentação. Vale apostar em materiais visuais para prender a atenção do público (como um infográfico de corte a laser, por exemplo);
- Escolha o apresentador;
- Defina data de horário que faça sentido para o público-alvo;
- Divulgue o seu webinar considerando um planejamento estratégico: cadastro de participantes, call to actions para sites ou blogs, enviar e-mails para divulgação e utilizar as redes sociais;
- Controle a sua base de leads durante o processo.
Agora que você aprendeu o que é webinar, como funcionar e como fazer, você está preparado para utilizar essa ferramenta e gerar novos leads para o seu negócio.
E então, o que você está esperando?
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.