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Webinar: saiba tudo sobre como essa tecnologia

O webinar é uma das ferramentas mais efetivas para prender a atenção do público. Para enfatizar esse argumento, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, a previsão é de que até o final de 2020, 82% do tráfego da internet seja gerado por vídeos.

Além disso, o webinar é uma tecnologia poderosa para o marketing digital, capaz de gerar leads e nutrir o interesse do cliente. E o melhor disso tudo? Com transmissão ao vivo pela internet, ótimo custo-benefício e inúmeras possibilidades de interação. 

Outra característica do webinar é a disponibilização de conteúdo rico, informativo e totalmente relevante. Aliás, não podemos deixar de mencionar a sua vantagem em gerar autoridade para a marca no mercado. 

Diante dessa funcionalidade, vamos explicar um pouco sobre o que é webinar e como essa tecnologia funciona. Boa leitura!

O que é webinar?

O conceito é uma abreviação de web-based-seminar (seminário baseado em rede) e pode ser caracterizado por uma videoconferência com fins comerciais ou educacionais, na qual uma organização utiliza a plataforma como um meio de interação e comunicação. 

Em sua maioria, os webinars são transmitidos ao vivo. No entanto, é possível gravar o conteúdo ou material previamente. 

Por toda a sua funcionalidade, a tecnologia tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo, até mesmo em uma indústria, como na apresentação de um cilindro hidráulico, por exemplo.  

Para se ter uma ideia, o estudo The 2017 Big Book Of Webinar Stats, da GotWebinar, apresentou que 73% dos profissionais de marketing B2B e líderes de vendas acreditam que essa ferramenta é a melhor maneira de gerar leads e convertê-los. 

Como funciona o webinar?

Agora, você já sabe o real conceito do webinar. Mas consegue imaginar como ele funciona na prática?

Um webinar pode ser realizado ao vivo ou com vídeo previamente gravado e transmitido em um determinado horário. Entretanto, a primeira opção pode trazer resultados significativos, uma vez que aumenta a possibilidade de interação e até pode levar o usuário para a etiqueta de código de barras, ou seja, a compra. 

Vamos imaginar uma palestra realizada em um centro de eventos. É muito mais interessante na conferência online destinar um espaço para dúvidas, questionamentos, entre outros fatores. 

Em outras palavras, um webinar é basicamente um seminário online, no qual o condutor interage com os participantes por meio de um chat. Aliás, existem várias maneiras de conduzir essa exposição, como:

  • Youtube Live;
  • GoToWebinar;
  • Google Hangouts. 

Para realizar essa atividade, é necessário uma câmera profissional, microfones e bons dispositivos de iluminação.

Diante desse cenário, o webinar é uma plataforma mais simples e com um maior custo-benefício para gerar a qualificar leads, lançar novos produtos e criar autoridade no mercado. 

Como fazer um webinar?

Antes de mais nada, é preciso estudar as necessidades do público-alvo para oferecer um conteúdo que desperte interesse. Além disso, essa atividade irá definir o assunto abordado no seu seminário. 

Entretanto, existem outros passos a serem seguidos para tornar o seu webinar um verdadeiro sucesso. Veja abaixo: 

  • Crie um bom roteiro e apresentação. Vale apostar em materiais visuais para prender a atenção do público (como um infográfico de corte a laser, por exemplo);
  • Escolha o apresentador;
  • Defina data de horário que faça sentido para o público-alvo;
  • Divulgue o seu webinar considerando um planejamento estratégico: cadastro de participantes, call to actions para sites ou blogs, enviar e-mails para divulgação e utilizar as redes sociais;
  • Controle a sua base de leads durante o processo. 

Agora que você aprendeu o que é webinar, como funcionar e como fazer, você está preparado para utilizar essa ferramenta e gerar novos leads para o seu negócio. 

E então, o que você está esperando?

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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