fbpx

Webinar: saiba tudo sobre como essa tecnologia

O webinar é uma das ferramentas mais efetivas para prender a atenção do público. Para enfatizar esse argumento, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, a previsão é de que até o final de 2020, 82% do tráfego da internet seja gerado por vídeos.

Além disso, o webinar é uma tecnologia poderosa para o marketing digital, capaz de gerar leads e nutrir o interesse do cliente. E o melhor disso tudo? Com transmissão ao vivo pela internet, ótimo custo-benefício e inúmeras possibilidades de interação. 

Outra característica do webinar é a disponibilização de conteúdo rico, informativo e totalmente relevante. Aliás, não podemos deixar de mencionar a sua vantagem em gerar autoridade para a marca no mercado. 

Diante dessa funcionalidade, vamos explicar um pouco sobre o que é webinar e como essa tecnologia funciona. Boa leitura!

O que é webinar?

O conceito é uma abreviação de web-based-seminar (seminário baseado em rede) e pode ser caracterizado por uma videoconferência com fins comerciais ou educacionais, na qual uma organização utiliza a plataforma como um meio de interação e comunicação. 

Em sua maioria, os webinars são transmitidos ao vivo. No entanto, é possível gravar o conteúdo ou material previamente. 

Por toda a sua funcionalidade, a tecnologia tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo, até mesmo em uma indústria, como na apresentação de um cilindro hidráulico, por exemplo. 

Para se ter uma ideia, o estudo The 2017 Big Book Of Webinar Stats, da GotWebinar, apresentou que 73% dos profissionais de marketing B2B e líderes de vendas acreditam que essa ferramenta é a melhor maneira de gerar leads e convertê-los. 

Como funciona o webinar?

Agora, você já sabe o real conceito do webinar. Mas consegue imaginar como ele funciona na prática?

Um webinar pode ser realizado ao vivo ou com vídeo previamente gravado e transmitido em um determinado horário. Entretanto, a primeira opção pode trazer resultados significativos, uma vez que aumenta a possibilidade de interação e até pode levar o usuário para a etiqueta de código de barras, ou seja, a compra. 

Vamos imaginar uma palestra realizada em um centro de eventos. É muito mais interessante na conferência online destinar um espaço para dúvidas, questionamentos, entre outros fatores. 

Em outras palavras, um webinar é basicamente um seminário online, no qual o condutor interage com os participantes por meio de um chat. Aliás, existem várias maneiras de conduzir essa exposição, como:

  • Youtube Live;
  • GoToWebinar;
  • Google Hangouts. 

Para realizar essa atividade, é necessário uma câmera profissional, microfones e bons dispositivos de iluminação.

Diante desse cenário, o webinar é uma plataforma mais simples e com um maior custo-benefício para gerar a qualificar leads, lançar novos produtos e criar autoridade no mercado. 

Como fazer um webinar?

Antes de mais nada, é preciso estudar as necessidades do público-alvo para oferecer um conteúdo que desperte interesse. Além disso, essa atividade irá definir o assunto abordado no seu seminário. 

Entretanto, existem outros passos a serem seguidos para tornar o seu webinar um verdadeiro sucesso. Veja abaixo: 

  • Crie um bom roteiro e apresentação. Vale apostar em materiais visuais para prender a atenção do público (como um infográfico de corte a laser, por exemplo);
  • Escolha o apresentador;
  • Defina data de horário que faça sentido para o público-alvo;
  • Divulgue o seu webinar considerando um planejamento estratégico: cadastro de participantes, call to actions para sites ou blogs, enviar e-mails para divulgação e utilizar as redes sociais;
  • Controle a sua base de leads durante o processo. 

Agora que você aprendeu o que é webinar, como funcionar e como fazer, você está preparado para utilizar essa ferramenta e gerar novos leads para o seu negócio. 

E então, o que você está esperando?

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *