O inbound marketing está cada vez mais presente no meio das empresas de todos os segmentos. Afinal de contas, as estratégias para atrair clientes por meio do conteúdo são tão eficazes quanto estratégias caras para anunciar seus produtos e serviços.
Ao invés de optar por estratégias que requerem um alto valor de investimento, as empresas começaram a buscar por soluções que mantenham um lead (potencial cliente) em um maior contato com a empresa.
E o inbound marketing tem como finalidade fazer do seu negócio uma referência, solucionar as dúvidas ou problemas dos clientes, humanizar a marca e vender mais.
Imagine que você venda etiqueta código de barras, por exemplo. Com o inbound marketing, é possível otimizar a comunicação e melhorar a experiência dos seus clientes, além de atrair e impulsionar a jornada dos leads!
E você quer iniciar o planejamento dessa estratégia da melhor forma, neste post nós vamos te explicar como fazer um bom inbound marketing com um orçamento acessível e de maneira eficiente! Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post!
1. Defina o seu público
Antes de aplicar qualquer estratégia de inbound marketing, é necessário ter um público bem definido e segmentado.
Isso, pois são ações que chamam a atenção de um público em específico. Ou seja, se as estratégias forem direcionadas a outra persona, é capaz dos resultados não serem positivos.
Por isso, detalhe sobre todas as características do seu público em potencial e saiba de todas as suas necessidades.
Além disso, a possibilidade de trabalhar com um nicho mais específico – segmentos como serviços de corte a laser, por exemplo – pode trazer um ótimo diferencial competitivo para o negócio.
Já se sua empresa quer atuar com vários segmentos, é importante mapear todos os detalhes de cada um deles antes de iniciar as estratégias.
2. Trace a jornada de compra dos leads
Outro ponto muito importante para elaborar as suas estratégias de inbound marketing é dividir cada ação em etapas.
Isso, porque a decisão de compra é, na maioria das vezes, um processo bem demorado. Se a sua empresa vende resina epóxi, por exemplo, provavelmente um cliente não irá comprar sem muita pesquisa, mas sim, ele precisará ter certeza do que realmente procura para finalmente realizar a compra.
Por essa razão, dentro do inbound marketing, o cliente passará por fases e percorrerá um caminho planejado até o momento de compra.
Esse caminho se consiste em perceber uma necessidade e, então, solucioná-la por meio dos seus produtos e serviços.
3. Crie conteúdos para cada etapa
Após definir todas as etapas, desde que o cliente teve o seu primeiro contato com a empresa até a decisão de compra, é o momento de começar a investir na produção de conteúdos segmentados.
Esses conteúdos podem ser altamente relevantes e abranger uma boa quantidade de público, ou serem mais estratégicos e impulsionar a compra de determinado lead.
Lembre-se que os conteúdos nunca devem fugir da sua área de atuação, pois assim a empresa pode ter mais certeza dos resultados esperados.
Agora que você já sabe como fazer um bom inbound marketing, o que está esperando para começar a aplicar essa estratégia em sua empresa e ter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.