fbpx

Por que integrar o CRM com suas estratégias de marketing?

Quando falamos em estratégias de marketing, algumas ferramentas acabam ganhando mais notoriedade por apresentarem soluções mais efetivas e por proporcionarem maiores vantagens competitivas.

Uma forma de alcançar os objetivos citados acima, é integrando o sistema CRM, uma técnica fundamental para quem deseja aproximar a peça chave do mundo dos negócios: o consumidor.

Afinal, é impossível elaborar estratégias de marketing sem pensar na importância do bom relacionamento com o cliente.

Com a transformação digital e o fácil acesso a informações na internet, o consumidor se tornou cada vez mais exigente, e passou a avaliar, constantemente, diversas opções de mercado.

Portanto, é fundamental melhorar a experiência do usuário com a sua marca. Por isso, separamos neste post, algumas informações sobre CRM e como você pode adotar essa ferramenta no seu negócio? Ficou interessado? Acompanhe!

Afinal, o que é CRM?

CRM é a sigla utilizada para designar o Customer Relationship Management, ou, em tradução livre, gestão de relacionamento com o cliente. O conceito envolve um conjunto de práticas, estratégias, políticas e tudo que engloba a gestão de relacionamento, fidelização e a satisfação do cliente

O CRM também aborda ações de marketing que visam a captação de clientes. Isso acontece por meio de uma análise futura, identificando as possíveis necessidades e desejos dos consumidores.

Além disso, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre marca e cliente, o CRM faz a coleta de dados, informações, histórico de compras ou canais preferidos dos usuários, com a finalidade de entender melhor o que o público-alvo está procurando.

Quando você conhece a fundo o público que compra os seus produtos, você pode direcionar as suas ações de marketing com mais assertividade e tornar as suas campanhas mais precisas.

Por que integrar o CRM?

Como mencionamos anteriormente, esse tipo de sistema permite que as organizações estudem as necessidades, desejos e preferências dos seus possíveis clientes e, utilizem essas informações para estabelecerem uma conexão com eles.

Por isso, separamos 5 benefícios da integração do CRM e marketing para as suas estratégias. Continue lendo!

  1. Diminuição de ruídos na comunicação

Geralmente, os departamentos de marketing e vendas apresentam diversos ruídos na comunicação. Isso acontece quando não chegam a um único objetivo e culpam uma à outra pelo ineficiência de uma campanha ou de um projeto de spda.

Nesse sentido, o sistema CRM e marketing apresentam resultados bem efetivos. Uma vez que ele realiza a integração das duas áreas, alimentando informações e dados relacionados a todos os envolvidos durante o processo.

  1. Comunicação personalizada

Outro ponto fundamental do sistema CRM e marketing é a comunicação personalizada. Nesse sentido, a plataforma se comunica de forma única com o cliente, seja por meio de e-mail, telefone, redes sociais, entre outros.

Com a coleta de dados e informações dos usuários, é possível identificar características demográficas, como:

  • Cargo (se atua com produção de ventilador umidificador industrial, gerenciamento, relacionamento, etc).
  • Renda mensal;
  • Nível de conhecimento acerca do assunto;
  • Preferências;
  • Produtos de interesse;
  • Entre outros.

Quando a comunicação é feita de forma exclusiva, a organização faz com que o consumidor se sinta especial e valorizado.

  1. Qualificação de leads

Com as informações coletadas, é possível qualificar os leads e identificar aqueles que realmente podem virar clientes da marca.

Para isso, é fundamental analisar o perfil (cargo, interesses, localização, entre outros) e identificar a posição do funil de vendas em que o cliente se encontra.

  1. Vendas mais eficientes

A integração de um sistema CRM pode atuar significativamente na produtividade do setor de vendas.

Uma vez que os leads qualificados foram repassados para o time de vendas, os vendedores conseguem atendê-los da melhor forma e apresentar soluções inovadoras.

Por exemplo: vamos imaginar uma empresa de segurança. Uma vez que o lead é qualificado, torna-se possível apresentar soluções instantâneas, como a instalação câmera de segurança, alarmes, entre outros.

Nesse momento, os leads já devem ter consumido alguns conteúdos a respeito da marca, então, o trabalho comercial será mais prático, apenas apresentando os produtos e serviços nos quais o consumidor já obtinha informações.

  1. Fidelização

Chegou a etapa mais esperada por todo empreendedor: a fidelização dos clientes. O CRM contribui para que o time de marketing identifique os leads que fecharam negócio e, com isso, conseguem promover conteúdos ricos e melhorar o relacionamento com o consumidor.

Como podemos notar nesse artigo, a integração do CRM é fundamental para diminuir ruídos na comunicação, qualificar os leads, fornecer atendimento personalizado e para fidelizar a sua cartela de clientes.

Então, o que você está esperando para alinhar esse sistema com as suas estratégias de marketing? Conta pra gente!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *