Você já ouviu falar em rebranding? E em branding? Ainda não? Então este post é para você.
Afinal, o termo rebranding já está se tornando cada vez mais popular entre as empresas, seja por diversos motivos: se reinventar, alcançar mais clientes, mudar o seu posicionamento no mercado, atualizar a sua identidade visual, entre outros.
Mas para que você saiba de todos os detalhes, vamos começar pela explicação sobre o que é o branding:
Por sua vez, o branding se trata da construção de uma nova perceção da empresa pelo seu público-alvo.
Quando falamos apenas no termo “branding”, muitas pessoas e empresas encaram como a construção de um novo logotipo. Entretanto, o seu conceito é muito mais complexo. Ele se trata de garantir uma nova percepção e identidade visual por parte dos clientes.
Se uma empresa que vende chapa de acrílico quer começar a fabricar um novo modelo do produto, então ela precisará antes de tudo fazer um processo de branding para saber qual será a percepção dos seus consumidores diante disso.
Bom, agora você já sabe o que é o branding. Mas, o que exatamente significa rebranding? Neste post, iremos te explicar tudo sobre o assunto, por isso, continue nos acompanhando. Vamos lá?
O que é rebranding?
Sabemos que o branding se trata de construir uma nova percepção da empresa por meio da sua identidade visual.
No mesmo contexto, o rebranding é o ato de reformular a marca, ou seja, ressignificar a imagem de uma empresa ou de um produto.
Ou seja, se o branding posicionar uma marca, o branding a reposicionar novamente com outras características ou mudanças.
Esse reposicionamento pode ser por qualquer motivo. Um empresa que trabalha com rachador de lenhas pode utilizar o rebranding para propor mudanças visuais, alterar os seus processos internos e até mesmo mudar a forma como se comunica.
Tudo dependerá do objetivo da organização e de como ela fará essas mudanças de rebranding.
Quando o rebranding é necessário?
Já falamos bastante sobre o branding e o rebranding, você deve estar se questionando quando o rebranding é necessário. Abaixo, veja alguns exemplos para mudar o seu negócio:
- Revitalização da marca: quando uma marca é vista como ultrapassada por estar há muito tempo no mercado, o branding pode ser uma boa alternativa de reformulação.
- A concorrência está com vantagens: Outra situação é quando a concorrência obtém vantagens competitivas que deterioram a identidade visual e posicionamento do seu negócio.
- Quando o público pede: quando o seu público-alvo faz feedbacks negativos, isso pode ser um sinal que sua empresa precisa de um rebranding.
- As vendas decaem: se uma empresa de seringa de insulina verificou que suas vendas decaíram, o rebranding é extremamente necessário.
- Quando há mudanças externas: crises políticas, chegada de pandemias e mudanças na econômicas também são fatores que influenciam a um processo de rebranding.
Agora que você já sabe tudo sobre o rebranding, acha que seu negócio precisa de uma reformulação de marca? Conta pra gente! Queremos saber a sua opinião.
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.