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Saiba o que é uma persona e como criar uma para o seu negócio

Persona

Se você é um empreendedor, ou trabalha com marketing ou publicidade, então certamente já ouviu falar no termo persona, não é mesmo?

E se ainda não possui conhecimento sobre o assunto, pode ser que você esteja perdendo uma grande vantagem competitiva para a concorrência!

Isso, pois a persona influencia diretamente na compreensão de uma empresa sobre o seu público, o que é fundamental para o desenvolvimento de produtos e implementação de estratégias.

Até mesmo se sua empresa pensa em captar novos clientes, saber sobre a persona do negócio é fundamental. Imagina uma empresa de tratamento de efluentes que não sabe para quem direcionar os seus esforços, por exemplo.

Como resultado, ela não terá retorno sobre os seus investimentos e, consequentemente, também não poderá aumentar seus lucros ou se desenvolver no mercado.

Pensando nisso, neste post nós iremos abordar todos os detalhes sobre o assunto e te mostrar como é possível criar uma para o seu próprio negócio. Quer saber mais sobre isso?  Então acompanhe nosso artigo!

 

O que é a persona?

Basicamente, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ou seja, ela se trata de um conjunto de características e comportamentos retiradas dos seus clientes típicos.

Além disso, deve ser representada em conjunto com uma história pessoal, suas motivações, objetivos, desafios, preocupações, entre outros.

Você pode identificar a sua persona observando as principais características comuns entre os seus leads, que são potenciais clientes interessados em seus produtos e serviços.

Com a persona, uma empresa consegue ter mais clareza sobre quais os interesses dos clientes e, assim, ajustar as estratégias para trazer mais direcionamento e assertividade.

Se você tem um e-commerce de chapa de acrílico e cria uma persona certa, você também poderá direcionar a mensagem certa para o seu público-alvo, aumentando as chances de vendas!

 

Como criar uma persona?

O processo de criação é muito versátil e específico. Para defini-la, é preciso reunir a sua base de leads e clientes e responder algumas questões de comportamento da sua persona. Veja abaixo algumas delas:

  • Quais são as características físicas dos seus leads?
  • Por quais assuntos eles costumam se interessar?  Há assuntos específicos?
  • O que ele costuma fazer nas horas de lazer?
  • E no que ele se especializou?
  • Qual seu ramo de atuação no momento?
  • Quais são os seus objetivos e motivações?

Lembre-se que, caso você tenha uma empresa inserida no mercado B2B, como uma que fabrica conexões pneumáticas, entre outros, a persona deve ser baseada nas características das empresas em potenciais.

Após detalhar ao máximo as características do seu público, você terá as informações necessárias para criar o perfil ideal da persona do seu negócio!

Agora que você já sabe tudo sobre a  persona e como criá-la, o que acha de começar esse planejamento agora mesmo? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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