fbpx

4 softwares para gerenciamento de consultórios

Softwares Dentista

Os softwares que auxiliam no gerenciamento de um consultório se tornaram essenciais ao permitirem uma administração mais eficaz da agenda do dentista, dos procedimentos realizados e dos materiais disponíveis.

Além disso, podem lembrar os pacientes das consultas, evitando as faltas e facilita o acesso aos prontuários eletrônicos e gerar relatórios financeiros. 

Sem o auxílio desses softwares fica mais difícil realizar essas tarefas e os procedimentos e consultas, levando em consideração que o software apresenta um sistema muito mais fácil e intuitivo para uso, otimizando o tempo.

Neste artigo separamos alguns softwares para gerenciamento de consultórios. 

1 – Dental Office 

Com o uso desse software é possível realizar uma ficha de cadastro do paciente, adicionar anotações, atestados, receituários, galeria de imagens e até documentos do paciente. 

É uma ferramenta muito importante, principalmente para pacientes que realizam mais de um procedimento na clínica, facilitando o acesso e controle dos tratamentos.

Assim você terá mais facilidade para acompanhar toda a trajetória desse paciente. 

Caso um paciente faça uso de um implante dental, com esse software você poderá acompanhar desde a avaliação para a aplicação do implante até a finalização do procedimento e manutenção. 

Dessa maneira, ficará muito mais fácil explicar para o seu paciente os motivos pelo quais os alguns serviços foram realizados, além de ficar mais visível e objetivo os tratamentos e controle por meio de imagens adicionadas neste relatório e os avanços alcançados diante dos procedimentos realizados.

É um software completamente on-line, podendo ser utilizado também por iOS e Android. 

2 – Simples dental 

Esse aplicativo auxilia na comunicação e relacionamento com os seus pacientes. Quando bem trabalhado é capaz de enviar mensagens de aniversários, data comemorativa, lembretes de retorno, processo cirúrgico e até agendar próximas consultas. 

Esse aplicativo também é muito utilizado para o gerenciamento de fluxo de caixa, além da geração de relatórios, acompanhamento de pacientes inadimplentes e emissão de boletos para pagamento. 

Também é possível constatar informações sobre os  pacientes e acompanhar tratamentos, imagens e orçamentos sobre procedimentos como um clareamento dental com moldeira.

Pode ser usado por Android e iOS, para marcar e realizar consultas, além de poder ser utilizados em computadores, notebooks e tablets. 

3 – Hi doctor 

Esse software além de apresentar um prontuário completo e agendar atendimentos, pode informar o tempo de espera dos pacientes, fazer impressão de receitas, atestados e declarações.

Neste software o cadastro de medicamentos e fórmulas são usados e atualizados com frequência, podendo adicionar imagens da estrutura bucal de cada paciente. 

No caso da montagem e aplicação de uma lente de contato dente esse software apresenta toda estrutura bucal antes e depois do procedimento, auxiliando até mesmo na escolha de tamanho, cor e espessura das lentes que serão utilizadas. 

Ele pode ser instalado em qualquer computador utilizado pela empresa, tablete ou celular, sendo necessário o uso de internet para acessar todas as documentações.

Com uma única assinatura é possível acessar o computador não só no consultório, como também em casa – no próprio notebook.

4- Netdent 

Essa ferramenta oferece uma versão mais simplificada de cadastro e entrada de dados clínicos e sem necessidade do uso do odontograma.

Também realiza atestados, receitas, contrato de prestação de serviços e os demais modelos documentais e textos configuráveis necessários para cada paciente. 

Além disso, ele disponibiliza uma sala de bate-papo para usuários ativos, podendo encaminhar recados para os seus auxiliares e avisos aos clientes, sobre valores a pagar ou datas comemorativas. 

Realizar atualizações diárias sobre as informações adicionadas pode ser feita sem custo e facilidade, além de encaminhar as mensagens tanto por e-mail como SMS em forma de mala direta.

Com isso, ele pode ser utilizado na estratégia de e-mail marketing para divulgação de serviços como clareamento dental com moldeira, que ao ser encaixado no consultório pode apresentar 10% de desconto aos primeiros pacientes que realizá-lo – por exemplo.

 

Antes de escolher qualquer software, é importante se atentar se ele será capaz de suprir todas as suas necessidades, para isso alguns pontos importantes são:

  • Simplicidade e praticidade 

No cotidiano é necessário ter um sistema que funciona de forma rápida, simples e segura.

Assim, é preciso que você entenda como localizar cada informação de forma intuitiva, ganhando mais tempo para realizar suas tarefas. 

  • Bom suporte 

Apesar do fácil entendimento, é primordial que para o funcionamento e bom uso de todas as funcionalidades do software ter um bom suporte de atendimento – que possa te auxiliar a como funciona em tempo real todas as funções do software. 

Por isso é crucial avaliar a velocidade com que os canais de atendimento e suporte oferecidos funcionam antes de fechar o pacote com algum software em especial.

  • Metodologia adotada 

É importante avaliar qual a linguagem de programação utilizada para o software e se ela irá funcionar para sua clínica.

Justamente por isso é imprescindível ter em mente quais são as maiores falhas que a sua clínica possui e o que precisa ser otimizado para que esse software consiga atuar de modo eficiente.

Colocando essas dicas em prática e avaliando todos os pontos citados neste artigo, você conseguirá escolher um software que suporte todas as suas necessidades e auxilie a sua equipe. Em alguns casos, é preciso desenvolver um software sob medida, já que os do mercado não atendem todas as demandas da forma esperada.

Não esqueça de conversar com seus funcionários e descobrir quais são as maiores dificuldades para escolher o melhor e mais adequado software para sua clínica; para que não só o consultório evolua, como os seus funcionários também.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto. 

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *