fbpx

Business Intelligence: o que é e qual a importância

Você já ouviu falar sobre o Business Intelligence (BI)? Se sua resposta foi “não”, então saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade para alcançar o sucesso no mercado!

Para você ter ideia, o termo Business Intelligence já se tornou muito popular entre os negócios.

Afinal de contas, em meio ao cenário de informatização constante, cada vez mais empresas estão aprendendo a lidar com dados e informações para desenvolver suas estratégias e ter sucesso.

E como resultado, a empresa pode melhorar a sua tomada de decisão, aperfeiçoar as ações e estratégias elaboradas, entre outros diversos benefícios!

Ou seja, com o BI, é possível aumentar as suas chances de captar e fidelizar clientes, se tornar uma marca mais reconhecida no mercado, além de também ganhar vantagens competitivas e se destacar da concorrência.

Além de tudo, o BI também é uma estratégia totalmente adaptável, seja em comércios, indústrias de cabeamento estruturado, restaurantes, entre outros.

E aí, ficou interessado no business intelligence? Então nós preparamos este post e vamos te explicar todos os detalhes sobre o assunto.

Venha descobrir o que é o business intelligence e como ele pode mudar os processos da sua empresa e fazer com que você tenha sucesso! Vamos lá?

O que é business intelligence?

Basicamente, o BI se trata do processo em que uma empresa coleta de dados, os organiza, realiza a análise, ação e monitoramento das informações e, assim, utiliza esses dados para tomar as melhores decisões e elaborar estratégias adequadas e que gerem resultados positivos.

O Business Intelligence também simpatiza com diversas metodologias, processos e tecnologias da informação. Essa integração de sistemas faz com que a empresa melhore a sua gestão organizacional.

É importante ressaltar que o BI não é um simples programa ou software, mas sim, é um conjunto de processos que proporcionam ao empreendedor as informações certas, para as pessoas certa, na hora certa.

Se sua empresa atua com a venda de quiosque de madeira, por exemplo, e as análises de business intelligence mostraram uma maior demanda em uma nova versão do produto, essa pode ser uma oportunidade para a sua empresa aumentar as vendas e se destacar.

Pilares do Business Intelligence

Agora que você já entendeu o que é o Business Intelligence, vamos ver abaixo sobre cada um dos seus três pilares:

  • Coleta de dados: primeiro, os dados e informações brutos diversos são verificados e avaliados em relação aos aspectos chaves, como oportunidades, ameaças, produtividade, etc.
  • Organização e análise: a seguir, os dados são categorizados, proporcionando uma melhor visão dos aspectos-chave ao empreendedor.
  • Ação e monitoramento: Por fim, a partir do monitoramento desses dados, o gestor consegue tomar a melhor decisão para a empresa, além de manter um bom monitoramento sobre as estratégias.

Se sua empresa atua com válvula reguladora de pressão, por exemplo, e quer implementar o business intelligence, o monitoramento deve ser um processo constante, uma vez que, mesmo a partir de dados, uma estratégia prática pode apresentar diversos riscos e falhas.

Agora que você já sabe tudo sobre o business intelligence, o que acha de aplicar esses processos dentro da sua empresa e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *