fbpx

Business Intelligence: o que é e qual a importância

Você já ouviu falar sobre o Business Intelligence (BI)? Se sua resposta foi “não”, então saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade para alcançar o sucesso no mercado!

Para você ter ideia, o termo Business Intelligence já se tornou muito popular entre os negócios.

Afinal de contas, em meio ao cenário de informatização constante, cada vez mais empresas estão aprendendo a lidar com dados e informações para desenvolver suas estratégias e ter sucesso.

E como resultado, a empresa pode melhorar a sua tomada de decisão, aperfeiçoar as ações e estratégias elaboradas, entre outros diversos benefícios!

Ou seja, com o BI, é possível aumentar as suas chances de captar e fidelizar clientes, se tornar uma marca mais reconhecida no mercado, além de também ganhar vantagens competitivas e se destacar da concorrência.

Além de tudo, o BI também é uma estratégia totalmente adaptável, seja em comércios, indústrias de cabeamento estruturado, restaurantes, entre outros.

E aí, ficou interessado no business intelligence? Então nós preparamos este post e vamos te explicar todos os detalhes sobre o assunto.

Venha descobrir o que é o business intelligence e como ele pode mudar os processos da sua empresa e fazer com que você tenha sucesso! Vamos lá?

O que é business intelligence?

Basicamente, o BI se trata do processo em que uma empresa coleta de dados, os organiza, realiza a análise, ação e monitoramento das informações e, assim, utiliza esses dados para tomar as melhores decisões e elaborar estratégias adequadas e que gerem resultados positivos.

O Business Intelligence também simpatiza com diversas metodologias, processos e tecnologias da informação. Essa integração de sistemas faz com que a empresa melhore a sua gestão organizacional.

É importante ressaltar que o BI não é um simples programa ou software, mas sim, é um conjunto de processos que proporcionam ao empreendedor as informações certas, para as pessoas certa, na hora certa.

Se sua empresa atua com a venda de quiosque de madeira, por exemplo, e as análises de business intelligence mostraram uma maior demanda em uma nova versão do produto, essa pode ser uma oportunidade para a sua empresa aumentar as vendas e se destacar.

Pilares do Business Intelligence

Agora que você já entendeu o que é o Business Intelligence, vamos ver abaixo sobre cada um dos seus três pilares:

  • Coleta de dados: primeiro, os dados e informações brutos diversos são verificados e avaliados em relação aos aspectos chaves, como oportunidades, ameaças, produtividade, etc.
  • Organização e análise: a seguir, os dados são categorizados, proporcionando uma melhor visão dos aspectos-chave ao empreendedor.
  • Ação e monitoramento: Por fim, a partir do monitoramento desses dados, o gestor consegue tomar a melhor decisão para a empresa, além de manter um bom monitoramento sobre as estratégias.

Se sua empresa atua com válvula reguladora de pressão, por exemplo, e quer implementar o business intelligence, o monitoramento deve ser um processo constante, uma vez que, mesmo a partir de dados, uma estratégia prática pode apresentar diversos riscos e falhas.

Agora que você já sabe tudo sobre o business intelligence, o que acha de aplicar esses processos dentro da sua empresa e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *