O mercado está mudando. E os empreendedores que conseguirem se adaptar à nova realidade terão a oportunidade de liderar os seus negócios no mercado com a inovação digital.
Estamos a bordo de diversas revoluções da tecnologia, e dentre elas, a internet das coisas (conhecida pela sigla IoT) é uma das mais presente entre elas.
Por sua vez, a internet das coisas tem como ideia conectar máquinas, equipamentos e dispositivos diversos à internet ou às redes locais.
Com a internet das coisas, uma empresa pode fabricar produtos de maneira autônoma, isto é, sem a interferência humana, e ainda mais, de forma remota, por exemplo!
Ou seja, ao invés de uma empresa ter que obter as matérias-primas (como comprar ímã de neodímio, entre outros) e obter seus produtos por meio do esforço humano, com a internet das coisas, é possível ter linhas de produção totalmente automatizada!
Por isso, os empreendedores não podem perder a oportunidade de dominarem essa tendência inovadora.
E temos certeza que você também não quer ficar fora dessa, não é mesmo? Se você tem um comércio, indústria de filtro de ar, escritório de advocacia, ente qualquer outro negócio, então chegou a hora de adaptar os seus processos e se destacar da concorrência.
E para te ajudar esse grande objetivo, nós elaboramos este post para explicar como é possível aplicar a internet das coisas no seu negócio.
Continue lendo e saiba como é possível conduzir uma estratégia eficaz com essas dicas que nós reunimos para você! Vamos lá?
Segurança da Informação
Uma das formas mais tradicionais de aplicar a internet das coisas em seu negócio é para aumentar a segurança da informação.
A proteção de dados é um tema extremamente atual e importante para os negócios nos dias de hoje.
Além disso, essa não é uma tarefa fácil, uma vez que o cibercrime também tem se tornado cada vez mais inteligente, violando os dados de companhias de forma imperceptível.
Por essa razão, a internet das coisas é uma das principais aliadas para a resolução dos problemas.
Afinal, a partir dela, sua empresa pode monitorar automaticamente os seus sistemas em tempo real, detectando qualquer comportamento suspeito nos programas.
Assim, em qualquer caso de comportamento anormal, é possível alertar a sua equipe de TI e agir com antecedência para controlar as possíveis ameaças.
Internet das Coisas no Relacionamento com os clientes
Outra maneira de aplicar a internet das coisas do seu negócio é para se relacionar com o seu público, seja leads (potenciais clientes) ou consumidores.
Com a IoT, você também pode integrar todas as suas ferramentas e canais de comunicação, fazendo com que ambas geram informações constantes para acompanhar a jornada dos clientes.
Além disso, aplicando a internet das coisas, também é possível ter mais informações sobre o seu público, o que faz com que você também tenha estratégias de marketing e vendas mais segmentadas.
Tomada de decisões
Por fim, mais uma forma de aplicação da internet das coisas no seu negócio é para extrair informações e insights valiosos que irão auxiliar o empreendedor a tomar as melhores decisões para o negócio.
Quando as informações estão à disposição da empresa, é possível tomar decisões muito mais eficientes e assertivas. Afinal, elas estão totalmente baseadas em dados e estatísticas.
Além disso, uma empresa de modernização de elevadores também pode aperfeiçoar todos os seus processos internos e externos para alavancar as suas vendas.
Agora que você já sabe como aplicar a internet das coisas no seu negócio, o que acha de começar as mudanças agora mesmo?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.