O que você e sua equipe usam como critério para tomar decisões estratégicas? Intuição, emoções e experiências próprias provavelmente fazem parte da sua resposta para essa pergunta. Mas, cuidado! A era do achismo acabou. Os dados estão por aí, à nossa volta, e devem ser coletados e analisados para que a melhor, mais racional e precisa decisão seja tomada. Isso não significa que a intuição, as experiências e as emoções devam ser descartados. Eles podem fazer parte de todo o processo. Porém, é o marketing por dados que faz a tomada da decisão estratégica mais lógica.
O que é marketing por dados?
O marketing por dados é o marketing que se baseia em dados reais para definir estratégias. Estes dados são retirados de pesquisas de mercado, relatórios, ferramentas de inteligência, imprensa e outras fontes.
Os dados são coletados, armazenados, cruzados e analisados para dar bons insights para melhorar os próximos passos, a definição de estratégias e as tomadas de decisões.
O que o marketing por dados tem de diferente do marketing digital?
Esta é uma ótima pergunta. Todo profissional de marketing digital tem a obrigação de saber que é fundamental mensurar e analisar os resultados. Ou seja, analisar os dados obtidos.
O diferencial é que o marketing por dados faz o cruzamento entre diversas fontes para gerar insights mais ricos.
Por que usar marketing por dados?
O mundo está em constante transformação. As tecnologias, as pessoas e as empresas mudaram. As marcas passaram a se interessar pelo comportamento do consumidor. Por isso, o marketing está deixando de ser demográfico e passando a ser comportamental.
O marketing baseado em dados é quantificável e isto torna a tomada de decisão racional e lógica.
Os dados não dormem. O número de dados criados no mundo cresce exponencialmente a cada ano. Os de usuários também – em 2015 eram 3,2 bilhões de usuários e esse número passou para 3,4 bilhões em 2016.
Você tem noção da quantidade de dados gerados em 1 minuto? Veja este infográfico:
Fontes de dados utilizadas
Há três fontes de dados que podem ser utilizadas:
- Social Data: São informações que os usuários das mídias sociais compartilham publicamente, como localização, links compartilhados, dados de biografias, e linguagem falada. Estes dados podem servir para compreender o cliente para aumentar as vendas.
- Enterprise Data: São informações compartilhadas por usuários de organizações, entre departamentos ou regiões geográficas. É dividida em duas parte – interna e externa – de acordo com seus processos organizacionais, recursos e padrões;
- Data of Things: Dados de um banco de dados que armazena os dados em memória ao invés de discos rígidos.
Por que marketing por dados é bom para a sua empresa?
Veja alguns benefícios do marketing por dados:
1. Entender o comportamento e preferências do consumidor
Os dados coletados são importantes para entender o comportamento e preferências do consumidor através da análise feita. Com isto, é possível traçar estratégias mais eficazes para a sua empresa.
2. Compreender a empresa dentro do segmento de atuação
Com o marketing por dados é possível entender a visão que o público tem da sua empresa e produto ou serviço. Também é possível descobrir o que está errado ou certo para melhorar a estratégia do seu negócio.
3. Descobrir antecipadamente as tendências do mercado
Analisar os dados obtidos sobre os caminhos que o consumidor tem seguido e observar as novidades que estão surgindo permitem descobrir antecipadamente o que está por vir no mercado.
4. Adotar práticas preventivas
Os dados podem revelar o que ameaça e quais os pontos fracos da sua empresa. Esta análise possibilita traçar estratégias mais racionais e preventivas.
5. Criar conteúdo exclusivo
Ao analisar os dados do seu público-alvo você consegue identificar quais são os assuntos mais relevantes e interessantes para estas pessoas.
6. Transmitir autoridade e credibilidade.
Contra dados não há argumentos! Ao demonstrar que o seu conteúdo foi embasado em dados, você transmitirá credibilidade e transparência para quem está lendo. Os dados que você se embasará mostrarão a veracidade das informações e como a sua empresa sabe o que diz.
Quais são os desafios do marketing por dados?
Marketing por dados é ótimo, porém é trabalhoso. Todos os dados extraídos, como imagens, vídeos, textos e outros requerem um processo complexo e rápido para a extração.
Tratar os dados também é difícil pela diversidade e também pelo fato de não serem estruturados na maioria das vezes.
Outro desafio é a adaptação das empresas ao marketing por dados. Elas devem mudar a mentalidade de toda a organização para coletar, armazenar e processar os dados para gerar insights que impactem em uma tomada de decisão racional e lógica.
O marketing por dados livra as empresas do famoso “tiro de bazuca”. É possível traçar estratégias mais precisas e ter mais chances de gerar bons resultados. O achismo está com seus dias contados. Sua empresa já começou a coletar dados?
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Fontes
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