O heatmap ou mapa de calor é uma ferramenta muito importante para a experiência do usuário (UX). Que tal aplicar isso à sua landing page ou até mesmo ao e-mail marketing?
O que é mapa de calor?
Heatmap é um mapa que permite saber com quais elementos os usuários de um site ou email marketing interagem mais. Quanto mais quente for a cor da área no mapa, mais interações existem. E quanto mais fria for a cor, menos interações existem.
As interações do mapa de calor podem ser cliques e movimentos do mouse, rolagem da página ou olhares através de ponto de fixação. Ou seja, o heatmap mostra onde os usuários estão mais focados. É muito importante saber o que você está querendo descobrir, quais dados você pode obter e como isto pode lhe ajudar ao usar um mapa de calor.
Mas como um mapa de calor é feito? Especialistas dizem que os heatmaps são produzidos pelo caminho de experiências observando uma amostra limitada de usuários, geralmente entre 10 a 20 pessoas. A partir dos cliques destes usuários, o mapa é construído por implementações específicas e tags.
Existem ferramentas de heatmap com alguns dias de uso grátis, como a Hotjar e a CrazzyEgg.
Por que avaliar um heatmap?
O comportamento dos usuários de um site não é sempre como os profissionais que o desenvolveram acharam que seria. Os visitantes podem estar tendo algum problema de navegação, o site e seu conteúdo podem estar confusos ou a ação esperada não está sendo tomada.
Por isso avaliar um mapa de calor pode ser tão importante. A partir do desta avaliação, é possível extrair vários insights que ajudam a melhorar a UX e a eficiência do site ou e-mail marketing.
O heatmap não oferece dados 100% precisos. Mas o que ele dispõe já é o suficiente para demonstrar o que deve ser repensado e melhorado para obter mais conversões.
A combinação perfeita para uma boa análise é utilizar os dados obtidos do mapa de calor com as informações coletadas do Google Analytics. Enquanto as métricas do Google Analytics são quantitativas, o mapa de calor possui dados qualitativos.
Quais são as vantagens da análise de um heatmap
Com a análise feita você pode perceber e analisar as áreas mais clicadas, seções mais visitadas e partes específicas da página que mais concentram a atenção dos visitantes.
1. Áreas atrativas e ignoradas
O mapa de calor mostra em quais áreas os visitantes tem mais interesse ou que são ignoradas. A partir das cores do mapa, da mais fria a mais quente, é possível saber o elemento que os usuários não se importam e o que mais chama a atenção deles.
Ao saber sobre as áreas de atenção dos visitantes, você deve reorganizar sua página para os itens importantes serem os que chamam a atenção e os irrelevantes serem afastados.
2. Informações relevantes
A análise do mapa de calor mostra quais pontos específicos da página tem mais envolvimento por causa da posição. Você pode utilizar isso como vantagem e tentar exibir informações relevantes nestas áreas.
3. Aprimorar a navegação
A navegação de um site deve ser simples e clara. O heatmap pode mostrar que seu site possui algum problema na navegação e qual área se sobressai sobre as outras. Com isto é possível organizar o seu site para aprimorar a navegação.
4. Importância de títulos e conteúdo
Os títulos são muito importantes para a interação do visitante. Com o mapa de calor é possível ver se um título longo ou curto e qual tipo de conteúdo recebe mais atenção.
Para fazer análises de mapas de calor, é preciso entender estes 3 tipos:
- Clique e toque: Mostra onde os visitantes clicam na versão desktop e onde tocam na versão mobile.
- Movimentação: Mostra o movimento do mouse dos visitantes na tela.
- Barra de rolagem: Mostra quais partes do seu site os visitantes estão vendo. Se é a página toda ou somente a primeira dobra e em seguida saem do site.
Testes de heatmap
Separamos dois tipos de teste que são fundamentais para sua página:
Teste de informação
Os visitantes estão procurando por informações que sua página não possui e acabam saindo do site. Este foi o problema encontrado ao analisar o heatmap do seu site. O mapa de calor mostrou uma alta taxa de movimentação, cliques e toques em uma pequena área. Ou que a barra de rolagem chega até o fim da página e não há nenhuma interação ou movimento.
Não precisa ficar de cabelos em pé. A solução é simples. Qualquer área que receba muita atenção deve ser aumentada e ter informações inseridas. Áreas com pouco engajamento podem ser removidas para dar lugares a outros conteúdos. Demonstre não apenas o conteúdo, mais o que ele pode beneficiar aos seus visitantes
Análise de distração
Seus visitantes estão prestando atenção em elementos que irrelevantes e sem importância. Distrair os visitantes é muito fácil. No mapa de calor, o cursor está espalhado por toda a página e não há foco algum nas informações mais importantes. Os usuários são distraídos de Call to Action, botões e links e se distanciam da conversão.
Faça testes. Retire conteúdos que seus visitantes não interajam. Possivelmente estes conteúdos apenas os distraem. Deixe o fluxo de informações simples e claro mostrando para seus visitantes quais são as partes mais importantes e qual o objetivo da sua página.
Refaça o conteúdo, títulos e CTAs da sua página de acordo com o que o heatmap mostrar. Se você não sabe como melhorar o seu site, uma ótima dica é você perguntar ao visitante sobre isso utilizando questionários. Os feedbacks recebidos são importantes para melhorar a página, pois eles são a visão do seu visitante, quem utiliza o seu site.
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Fontes: