fbpx

O que é Heatmap ou Mapa de calor

O heatmap ou mapa de calor é uma ferramenta muito importante para a experiência do usuário (UX). Que tal aplicar isso à sua landing page ou até mesmo ao e-mail marketing?

O que é mapa de calor?

Heatmap é um mapa que permite saber com quais elementos os usuários de um site ou email marketing interagem mais. Quanto mais quente for a cor da área no mapa, mais interações existem. E quanto mais fria for a cor, menos interações existem.

As interações do mapa de calor podem ser cliques e movimentos do mouse, rolagem da página ou olhares através de ponto de fixação. Ou seja, o heatmap mostra onde os usuários estão mais focados. É muito importante saber o que você está querendo descobrir, quais dados você pode obter e como isto pode lhe ajudar ao usar um mapa de calor.

Mas como um mapa de calor é feito? Especialistas dizem que os heatmaps são produzidos pelo caminho de experiências observando uma amostra limitada de usuários, geralmente entre 10 a 20 pessoas. A partir dos cliques destes usuários, o mapa é construído por implementações específicas e tags.

Existem ferramentas de heatmap com alguns dias de uso grátis, como a Hotjar e a CrazzyEgg.

 

 

Por que avaliar um heatmap?

O comportamento dos usuários de um site não é sempre como os profissionais que o desenvolveram acharam que seria. Os visitantes podem estar tendo algum problema de navegação, o site e seu conteúdo podem estar confusos ou a ação esperada não está sendo tomada.

Por isso avaliar um mapa de calor pode ser tão importante. A partir do desta avaliação, é possível extrair vários insights que ajudam a melhorar a UX e a eficiência do site ou e-mail marketing.

O heatmap não oferece dados 100% precisos. Mas o que ele dispõe já é o suficiente para demonstrar o que deve ser repensado e melhorado para obter mais conversões.

A combinação perfeita para uma boa análise é utilizar os dados obtidos do mapa de calor com as informações coletadas do Google Analytics. Enquanto as métricas do Google Analytics são quantitativas, o mapa de calor possui dados qualitativos.

 

Quais são as vantagens da análise de um heatmap

Com a análise feita você pode perceber e analisar as áreas mais clicadas, seções mais visitadas e partes específicas da página que mais concentram a atenção dos visitantes.

1. Áreas atrativas e ignoradas

O mapa de calor mostra em quais áreas os visitantes tem mais interesse ou que são ignoradas. A partir das cores do mapa, da mais fria a mais quente, é possível saber o elemento que os usuários não se importam e o que mais chama a atenção deles.

Ao saber sobre as áreas de atenção dos visitantes, você deve reorganizar sua página para os itens importantes serem os que chamam a atenção e os irrelevantes serem afastados.

2. Informações relevantes

A análise do mapa de calor mostra quais pontos específicos da página tem mais envolvimento por causa da posição. Você pode utilizar isso como vantagem e tentar exibir informações relevantes nestas áreas.

3. Aprimorar a navegação

A navegação de um site deve ser simples e clara. O heatmap pode mostrar que seu site possui algum problema na navegação e qual área se sobressai sobre as outras. Com isto é possível organizar o seu site para aprimorar a navegação.

4. Importância de títulos e conteúdo

Os títulos são muito importantes para a interação do visitante. Com o mapa de calor é possível ver se um título longo ou curto e qual tipo de conteúdo recebe mais atenção.

Para fazer análises de mapas de calor, é preciso entender estes 3 tipos:

  1. Clique e toque: Mostra onde os visitantes clicam na versão desktop e onde tocam na versão mobile.
  2. Movimentação: Mostra o movimento do mouse dos visitantes na tela.
  3. Barra de rolagem: Mostra quais partes do seu site os visitantes estão vendo. Se é a página toda ou somente a primeira dobra e em seguida saem do site.

Testes de heatmap

Separamos dois tipos de teste que são fundamentais para sua página:

Teste de informação

Os visitantes estão procurando por informações que sua página não possui e acabam saindo do site. Este foi o problema encontrado ao analisar o heatmap do seu site. O mapa de calor mostrou uma alta taxa de movimentação, cliques e toques em uma pequena área. Ou que a barra de rolagem chega até o fim da página e não há nenhuma interação ou movimento.

Não precisa ficar de cabelos em pé. A solução é simples. Qualquer área que receba muita atenção deve ser aumentada e ter informações inseridas. Áreas com pouco engajamento podem ser removidas para dar lugares a outros conteúdos. Demonstre não apenas o conteúdo, mais o que ele pode beneficiar aos seus visitantes

Análise de distração

Seus visitantes estão prestando atenção em elementos que irrelevantes e sem importância. Distrair os visitantes é muito fácil. No mapa de calor, o cursor está espalhado por toda a página e não há foco algum nas informações mais importantes. Os usuários são distraídos de Call to Action, botões e links e se distanciam da conversão.

Faça testes. Retire conteúdos que seus visitantes não interajam. Possivelmente estes conteúdos apenas os distraem. Deixe o fluxo de informações simples e claro mostrando para seus visitantes quais são as partes mais importantes e qual o objetivo da sua página.

Refaça o conteúdo, títulos e CTAs da sua página de acordo com o que o heatmap mostrar. Se você não sabe como melhorar o seu site, uma ótima dica é você perguntar ao visitante sobre isso utilizando questionários. Os feedbacks recebidos são importantes para melhorar a página, pois eles são a visão do seu visitante, quem utiliza o seu site.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com os amigos e escreva nos comentários o que achou.

 

Fontes:

1,2,3

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.