Explicamos anteriormente o que é uma Landing Page. Nada mais justo agora do que mostrar para você 10 dicas de design para criar uma Landing Page de sucesso.
1. Sem menus na Landing Page
Está é uma das dicas mais preciosas. Não crie menus. O objetivo da sua Landing Page é a conversão. Se você oferecer caminhos para outros lugares, o seu visitante pode “fugir” do trajeto para a conversão.
Não coloque menus para “sobre” ou coisas do tipo. O seu usuário deve ter um caminho restrito, com apenas uma saída. Ele deve convergir por meio de um formulário, botão de ação ou oferta.
2. Crie títulos simples e objetivos
Qual é o primeiro ponto de contato com o seu usuário na Landing Page? Se a sua resposta for o título, parabéns. Você acertou! É importante criar bons títulos . O headline da sua Landing Page deve ser simples, direto, conter a palavra-chave certa para um bom ranqueamento e ser muito clicável.
O leitor de sua página é atraído por um título que o incentive a consumir aquele conteúdo. E o que atraí ele é um título matador, irresistível, que desperte seu interesse.
3. Use cores que contrastem
As cores tem um poder incrível de evidenciar o mais importante. Elas conseguem determinar se a conversão terá sucesso ou não.
O Call to Action precisa ser destacado. Para isso, use cores que contrastem entre si. Se sua Landing Page for azul, utilize a cor vermelha, laranja ou amarela para o Call to Action. Este contraste evidencia o botão e deixa claro para o leitor onde ele deve interagir para avançar.
4. Use links na medida certa
O uso de links é uma boa maneira de comprovar a sua oferta. Mas o exagero deles pode resultar em um desvio do caminho de conversão. Quanto mais distrações, mais distante o usuário fica da sua oferta.
Cada vez que um link aparecer, seu visitante terá a curiosidade de clicar nele e será direcionado para outra página. Isto influencia diretamente na conversão. Coloque apenas links realmente relevantes para entender a sua oferta.
5. Use vídeos
Ter uma Landing Page interativa e dinâmica é ótimo. Os vídeos podem ajudar com isso. Com eles, é possível apresentar melhor a oferta, compartilhar depoimento de clientes satisfeitos e fortalecer a autoridade de sua marca.
Além de serem bons para engajar o visitante, os vídeos dão uma variada no conteúdo de sua Landing Page.
6. Adicione uma prova social
Demonstre que sua oferta é importante e interessante. Use depoimentos, estudos de caso, comentários de redes sociais e dados da sua empresa para demonstrar a importância do seu material na vida das pessoas. Mostrar o valor da oferta o tempo todo ajuda a convencer o público.
7. Crie um CTA de arrasar
Direto, claro e objetivo. Um bom CTA pode ser descrito assim. Ele mostra para os visitantes o que deve ser feito na próxima etapa. Crie um botão de ação óbvio. Seja simples e direto. Seus visitantes não terão duvida do que deve ser feito.
8. Teste versões do seu formulário
A sua Landing Page deve ter um formulário que peça as informações certas, no momento certo. Não peça informações como telefone, empresa e cargo se ainda estiver no topo do funil de vendas. Pense sempre qual o objetivo da Landing Page, qual parte do funil de vendas ela está.
O tamanho do formulário também é importante. Além de estar relacionado à posição da oferta dentro do funil de vendas, ele também é responsável pela conversão de um visitante. Se o usuário não tiver nenhuma relação com a empresa ainda, são poucas as chances de ele preencher um formulário extenso.
Adeque o design do formulário para o visitante e sempre faça testes para descobrir qual o melhor jeito para atrair conversões.
9. Aproveite o espaço em branco
Pode não parecer, mas o White Space é uma das maiores ferramentas do design. Este espaço vazio entre os elementos da Landing Page ajuda o visitante a compreender a mensagem e as informações.
O White Space cria separações entre os elementos da página e torna todo o conteúdo compreensível. Ele ainda influencia no foco do visitante na oferta.
10. Seja objetivo
Controle-se. Não coloque informações em excesso na sua Landing Page. Este excesso atrapalha na conversão. Diga apenas o necessário, o que realmente importa para o seu visitante convergir. Não deixe o usuário em dúvida em momento algum. Crie uma hierarquia de informações.
O tempo de atenção do ser humano é muito curto. Ninguém lê um texto longo se não estiver realmente interessado no assunto. O objetivo de sua Landing Page é a conversão rápida. O usuário visita sua página disposto a obter a oferta. Se houver excesso de informações, ele vai sentir aquilo como um empecilho e vai desistir da conversão.
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Fontes: