fbpx

O crescimento da tecnologia mobile

A primeira versão do Windows que pode ser usada pelo público foi lançada em 1985. Era o Windows 1, que possuía uma interface gráfica de 16-bit e com uso de comandos do MS-DOS. O software tinha poucas ferramentas, que incluíam paint, calculadora, bloco de Notas, Windows Writer, arquivo de cartões e relógio. Era possível alternar de uma ferramenta para a outra sem ter que fechar alguma delas.

Em pouco mais de 30 anos de história, a empresa teve seus altos e baixos gerados principalmente por novidades de outras marcas no mercado. Agora, a Windows tem o objetivo de unificar a plataforma em todos os tipos de dispositivos com sua versão do Windows 10, mesmo seu foco sendo o desktop. A empresa percebeu que é preciso manter seu público-alvo de usuários de PCs tradicionais e por isso irá considerar a inclusão deste dispositivo em seu objetivo de unificação.

A tecnologia mobile representa uma ameaça para a Windows. Este mercado é novo, porém seu crescimento é assustador. Entre 2013 e 2015, a presença de smartphones subiu de 53% para 90%. As empresas estão tentando se adaptar a este crescimento e aprimorar a experiência do usuário.

 

Por que a tecnologia mobile está crescendo?

Esta popularidade tem seus motivos. Uma pesquisa realizada nos EUA mostrou que o número de acessos à internet por desktop poderia cair de 240 milhões de pessoas para 225 até o ano passado. Enquanto os usuários que acessam a internet via smartphone e tablets atingiria o número de 265 milhões neste mesmo ano.

As compras também passam por mudanças. Cerca de 20% de transações de e-commerce são realizadas por smartphones e, segundo especialistas, em 3 anos passará a ser 50%.

O mobile também está mudando a maneira de como o marketing atua. Novas estratégias são pensadas a todo o tempo para este mercado crescente. Além disso, o mobile marketing tem um ótimo custo benefício porque possibilita um direcionamento e segmentação de público melhor.

O mobile está sendo priorizado. Em muitos países, as pessoas preferem usar o mobile do que o desktop. A expectativa é que este número de usuários passe de 1 bilhão para 2,1 bilhões em alguns anos.

 

Android vs Windows

A prova mais clara e evidente da ameaça da tecnologia mobile a Windows é o Android passar a ser o sistema operacional mais usado no mundo, segundo um levantamento da StatCounter. Mais cedo ou mais tarde a Windows iria ser superada por alguma plataforma móbile.

Mesmo a diferença sendo pequena, o Android avançou rapidamente para este desfecho. Em março deste ano, o Android estava presente em 37,93% dos dispositivos enquanto o Windows estava em 37,91%.

Se você acha que isso não é muita diferença, em 2012 o Windows estava presente em mais de 80% dos dispositivos enquanto o Android estava em menos de 10%.

Mesmo assim, isto não indica o desaparecimento do Windows. O Android é mais usado na Ásia e na África, enquanto o Windows é mais usado pelo resto do mundo. O uso do Windows está apenas ficando mais segmentado.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e comente aqui o que achou.

 

Fontes:

1,2,3,4,5

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *