O domínio é um dos itens mais importantes na elaboração de um site. Sem ele, é praticamente impossível receber visitantes.
Afinal, o que é um domínio?
O domínio é o endereço do seu site. Ou seja, ele serve para localizar e identificar você ou a sua empresa. Sua estrutura é composta pelo nome do site e uma extensão, por exemplo:
Nome: nomedaempresa
Extensão: .com.br
Por que é importante registrar?
Sem a existência de um domínio, para visitar um site você teria que memorizar e utilizar uma grande sequência de números. Mas isso não é necessário se você tiver algum registrado, basta memorizar o nome escrevê-lo junto a extensão em um navegador.
Além de tornar mais fácil a localização do seu site ele traz outras vantagens:
1. E-mail próprio
Ao registrar o seu domínio, você pode ter e-mails corporativos personalizados. Por exemplo, [email protected]. O uso de e-mails corporativos ajuda a sua empresa a ter uma imagem mais profissional.
2. Alcance na internet
Já falamos muitas vezes que o Google considera diversos fatores para o ranqueamento. O domínio também é um deles. Este e muitos outros sites de busca dão prioridade à sites que possuem domínio próprio. Ou seja, o registro dele otimiza o SEO.
3. Proteger a marca
É uma situação muito incômoda ver o nome de sua empresa sendo utilizado como o nome de outra empresa. Quando você registra seu domínio próprio, o nome e a imagem de sua empresa terão mais proteção.
4. Credibilidade
Ter um domínio próprio transmite credibilidade ao seu site e demonstra a seriedade e organização do seu empreendimento.
Como registar um domínio?
Registrar um domínio não é um bicho de sete cabeças. Basta seguir esses passos:
1. Verificar a disponibilidade do endereço
Antes de tudo, você deve verificar se o registro que você pretende registrar já não foi usado por outra pessoa. Em muitos serviços de cadastro de domínio, já existe essa função.
2. Efetuar o cadastro no serviço
Se você conseguiu determinar um domínio disponível, agora é hora de efetuar o cadastro. Para isso, será necessário informar alguns dos seus dados, como nome completo, e-mail, endereço e telefone.
3. Registrar
Se as duas etapas anteriores foram efetuadas com sucesso, você já está pronto para registrar o seu domínio. Será necessário informar mais dados para o serviço, como CPF ou CNPJ, endereço e telefone. Você também deverá selecionar o tipo que deseja obter para seu site. Cada tipo de domínio tem um preço.
Também é necessário informar o DNS do servidor para direcionar o tráfego para o endereço que você está registrando.
4. Pagamento
Agora é só efetuar o pagamento e pronto.
Você não precisa se preocupar tanto com esse processo. Empresas que desenvolvem sites, como a Sapiens Soluions, já fazem todo o processo de registro de domínio para você.
Se você não sabe a diferença de domínio e hospedagem, leia o nosso artigo sobre hospedagem de sites.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e comente aqui o que achou.
Fontes: