fbpx

O que é domínio e como registrá-lo?

O domínio é um dos itens mais importantes na elaboração de um site. Sem ele, é praticamente impossível receber visitantes.

 

Afinal, o que é um domínio?

O domínio é o endereço do seu site. Ou seja, ele serve para localizar e identificar você ou a sua empresa. Sua estrutura é composta pelo nome do site e uma extensão, por exemplo:

Nome: nomedaempresa

Extensão: .com.br

 

 

 

Por que é importante registrar?

Sem a existência de um domínio, para visitar um site você teria que memorizar e utilizar uma grande sequência de números. Mas isso não é necessário se você tiver algum registrado, basta memorizar o nome escrevê-lo junto a extensão em um navegador.

Além de tornar mais fácil a localização do seu site ele traz outras vantagens:

 

1. E-mail próprio

Ao registrar o seu domínio, você pode ter e-mails corporativos personalizados. Por exemplo, [email protected]. O uso de e-mails corporativos ajuda a sua empresa a ter uma imagem mais profissional.

2. Alcance na internet

Já falamos muitas vezes que o Google considera diversos fatores para o ranqueamento. O domínio também é um deles. Este e muitos outros sites de busca dão prioridade à sites que possuem domínio próprio. Ou seja, o registro dele otimiza o SEO.

3. Proteger a marca

É uma situação muito incômoda ver o nome de sua empresa sendo utilizado como o nome de outra empresa. Quando você registra seu domínio próprio, o nome e a imagem de sua empresa terão mais proteção.

4. Credibilidade

Ter um domínio próprio transmite credibilidade ao seu site e demonstra a seriedade e organização do seu empreendimento.

 

Como registar um domínio?

Registrar um domínio não é um bicho de sete cabeças. Basta seguir esses passos:

 

1. Verificar a disponibilidade do endereço

Antes de tudo, você deve verificar se o registro que você pretende registrar já não foi usado por outra pessoa. Em muitos serviços de cadastro de domínio, já existe essa função.

2. Efetuar o cadastro no serviço

Se você conseguiu determinar um domínio disponível, agora é hora de efetuar o cadastro. Para isso, será necessário informar alguns dos seus dados, como nome completo, e-mail, endereço e telefone.

3. Registrar

Se as duas etapas anteriores foram efetuadas com sucesso, você já está pronto para registrar o seu domínio. Será necessário informar mais dados para o serviço, como CPF ou CNPJ, endereço e telefone. Você também deverá selecionar o tipo que deseja obter para seu site. Cada tipo de domínio tem um preço.

Também é necessário informar o DNS do servidor para direcionar o tráfego para o endereço que você está registrando.

4. Pagamento

Agora é só efetuar o pagamento e pronto.

Você não precisa se preocupar tanto com esse processo. Empresas que desenvolvem sites, como a Sapiens Soluions, já fazem todo o processo de registro de domínio para você.

Se você não sabe a diferença de domínio e hospedagem, leia o nosso artigo sobre hospedagem de sites.

 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e comente aqui o que achou.

Fontes:

1,2,3,4

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *