“O que define as práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais de uma empresa?” A pergunta pode parecer difícil, mas a resposta é simples: a cultura organizacional. Mas, afinal, o que é a cultura organizacional e qual a sua real importância em uma empresa?

A cultura organizacional é a essência da empresa. É ela quem influencia todos os âmbitos da dada instituição, guiando o comportamento e a mentalidade de seus membros. Ela é o modelo a ser seguido para desenvolver a experiência e resolver os problemas da instituição. Logo, a sua empresa não tem uma cultura organizacional, ela é a cultura! A cultura organizacional, não só faz parte da identidade da empresa, ela é a identidade!

Existem vários tipos de culturas organizacionais e é muito importante saber em qual tipo a sua firma se enquadra. De acordo com o filósofo Charles Handy, a cultura pode ser: do poder; dos papéis; das tarefas; de pessoas. Entretanto, antes de definir sua importância, ainda resta dúvida: quais são seus pilares?  

PILARES

A maior parte das empresas já tem definidos os 3 pilares de sua organização – missão, visão e valores. Eles aparecem muitas vezes na área institucional do seu site ou até mesmo estampado nas paredes dos escritórios.

Contudo, por mais que tenha-se por escrito tudo o que a empresa representa a maneira que ela pensa, é importante ter em mente que tudo isto deve ser real para as pessoas que trabalham ali. Os 3 pilares são a camisa da empresa e ela tem que servir nos membros para que eles trabalhem em equipe.

Extra: Um dica interessante é, na hora de fazer as contratações, certificar-se que o candidato está apto a entrar para o seu time e trabalhar em sintonia com o grupo.

BENEFÍCIOS

Conhecendo os pilares e entendendo, de fato, que é a cultura organizacional, fica mais fácil descobrir qual a importância, e qual o benefício é entregue a sua empresa ao adotar uma sólida cultura organizacional. Uma cultura forte e bem estruturada impacta diretamente no sucesso da corporação:  

  1. Ela é capaz de alinhar os membros da equipe. Isto torna a comunicação menos burocrática e a postura dos membros mais homogênea, facilitando os processos que ocorrem dentro da empresa.
  2. Ela fortalece a imagem da companhia. A cultura organizacional é uma maneira de demonstrar responsabilidade em relação aos colaboradores perante o mercado.
  3. Ela aumenta os índices de produção. Trabalhar em um ambiente que se tenha liberdade para opinar e dar sugestões sem se sentir desconfortável é um fator que contribui consideravelmente no engajamento e na dedicação dos colaboradores.
  4. Ela significa mais transparência no planejamento dos propósitos da companhia, facilitando no alcance destes objetivos.   

Sua empresa tem uma cultura organizacional bem alinhada, condizente com os seus valores? É preciso que tudo esteja em sintonia. Ouça também o seu colaborador e mostre a ele sua importância na equipe. A cultura organizacional é a peça chave para o seu crescimento.