“O que define as práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais de uma empresa?” A pergunta pode parecer difícil, mas a resposta é simples: a cultura organizacional. Mas, afinal, o que é a cultura organizacional e qual a sua real importância em uma empresa?
A cultura organizacional é a essência da empresa. É ela quem influencia todos os âmbitos da dada instituição, guiando o comportamento e a mentalidade de seus membros. Ela é o modelo a ser seguido para desenvolver a experiência e resolver os problemas da instituição. Logo, a sua empresa não tem uma cultura organizacional, ela é a cultura! A cultura organizacional, não só faz parte da identidade da empresa, ela é a identidade!
Existem vários tipos de culturas organizacionais e é muito importante saber em qual tipo a sua firma se enquadra. De acordo com o filósofo Charles Handy, a cultura pode ser: do poder; dos papéis; das tarefas; de pessoas. Entretanto, antes de definir sua importância, ainda resta dúvida: quais são seus pilares?
PILARES
A maior parte das empresas já tem definidos os 3 pilares de sua organização – missão, visão e valores. Eles aparecem muitas vezes na área institucional do seu site ou até mesmo estampado nas paredes dos escritórios.
Contudo, por mais que tenha-se por escrito tudo o que a empresa representa a maneira que ela pensa, é importante ter em mente que tudo isto deve ser real para as pessoas que trabalham ali. Os 3 pilares são a camisa da empresa e ela tem que servir nos membros para que eles trabalhem em equipe.
Extra: Um dica interessante é, na hora de fazer as contratações, certificar-se que o candidato está apto a entrar para o seu time e trabalhar em sintonia com o grupo.
BENEFÍCIOS
Conhecendo os pilares e entendendo, de fato, que é a cultura organizacional, fica mais fácil descobrir qual a importância, e qual o benefício é entregue a sua empresa ao adotar uma sólida cultura organizacional. Uma cultura forte e bem estruturada impacta diretamente no sucesso da corporação:
- Ela é capaz de alinhar os membros da equipe. Isto torna a comunicação menos burocrática e a postura dos membros mais homogênea, facilitando os processos que ocorrem dentro da empresa.
- Ela fortalece a imagem da companhia. A cultura organizacional é uma maneira de demonstrar responsabilidade em relação aos colaboradores perante o mercado.
- Ela aumenta os índices de produção. Trabalhar em um ambiente que se tenha liberdade para opinar e dar sugestões sem se sentir desconfortável é um fator que contribui consideravelmente no engajamento e na dedicação dos colaboradores.
- Ela significa mais transparência no planejamento dos propósitos da companhia, facilitando no alcance destes objetivos.
Sua empresa tem uma cultura organizacional bem alinhada, condizente com os seus valores? É preciso que tudo esteja em sintonia. Ouça também o seu colaborador e mostre a ele sua importância na equipe. A cultura organizacional é a peça chave para o seu crescimento.