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Entenda tudo sobre CTA (Call To Action)

Em nosso artigo anterior sobre Landing Page, sugerimos o uso dos CTAs. Mas afinal, o que é um CTA? Qual a importância de um Call to Action? Veja as respostas para estas perguntas em nosso artigo.

O que é CTA?

O Call To Action é um termo em inglês que significa “chamada para ação”. Também conhecido por CTA, seu objetivo é exatamente o que o próprio termo diz. Ele indica qual é o próximo passo ou ação a ser realizado em uma determinada situação por alguma chamada visual ou textual. Este passo ou ação pode ser o download de um conteúdo, pedido de orçamento, compra de um produto, inscrição para um evento ou coisas do tipo.

 

 

Por que CTAs são importantes?

Os CTAs são importantes para o processo de conversão.

Há um conceito bem difundido no marketing e na publicidade chamado AIDA, que significa as etapas de atenção, interesse, desejo e ação. Cada uma dessas etapas exige atenção e preparação para atingir os objetivos específicos de cada passo:

  • Atenção: momento em que a atenção do visitante deve ser conquistada para que ele continue a navegação;
  • Interesse: após ter a atenção conquistada, o visitante tem a impressão sobre o que vê e procura por mais informações;
  • Desejo: momento em que a oferta é mais analisada, procurando saber seus benefícios e características para concluir se ela realmente atende às necessidades;
  • Ação: finalmente, é o momento em que acontece a conversão.

 

Mas, o que o CTA tem a ver com isto? Bem, o Call to Action auxilia principalmente as etapas de Atenção, Interesse e, principalmente, Ação, que muitas vezes é o próprio ato de clicar no CTA. Ou seja, os CTAs são importantes para o processo de conversão.

 

Dicas de CTA

Veja essas dicas de CTAs:

1. Atraia seu visitante

O visitante deve ser envolvido pela sua página para responder a uma Call to Action. Se você aborda seu visitante sem um contexto envolvente, você será rejeitado. Antes do CTA, mostre os benefícios para o cliente. Conheça os seus consumidores e em qual parte do funil eles estão.

2. Direcione seu visitante

Coloque elementos que direcionem o visitante até o CTA.  Utilize setas apontando para o CTA e atalhos que criem um percurso ou caminho a ser seguido.

3. Localização e posicionamento

Geralmente os sites são lidos em um formato de “F”, do canto superior esquerdo para o canto inferior direito da página. Com base nisto, recomenda-se que o CTA deve ser posicionado na parte inferior do lado direito e logo na primeira parte do site.

4. Destaque

Destaque seu CTA utilizando botões grandes. Tome cuidado para não exagerar no tamanho. As cores também são essenciais para destacar o Call to Action. Quanto mais claro e distinto seu CTA estiver, mais fácil será a realização das conversões.

5. Palavras Orientadas para ação (Act On)

CTA boa é aquela que provoca uma reação rápida do visitante. Mas como fazer isso? Seus visitantes não gostam de ler tudo que está escrito na página. Eles simplesmente passam os olhos pelo conteúdo e leem apenas o que se destaca mais.

Você já destacou seu CTA. O que deve ser feito agora é pensar em palavras simples para representar o CTA. Use palavras orientadas como: inicie, compre, baixe, etc.

6. Diga o óbvio

“O que há de bom nisso para mim?”. Essa é a pergunta que seus visitantes fazem para eles mesmos ao visitarem sua página. Reforce quais benefícios você proporcionará para eles ao convergirem.

Também trate seus visitantes de forma mais direta. Utilize pronomes pessoais como “eu” e “você”. Isto gera confiança e melhora o relacionamento.

 

Exemplo de CTA

O Dropbox é um exemplo de site com chamadas para ação. A página inicial é objetiva e clara, convida o usuário a criar uma conta. Os botões e os campos de preenchimento são reconhecíveis, adequados para a página e possuem uma usabilidade muito fácil.

Além disso, na barra superior há mais três CTAs. Um para o usuário experimentar o Dropbox Business, outro para baixar o aplicativo e outro para efetuar login.

      

 

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Fontes:

1,2,3,4,5

 

 

 

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