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Entenda o que é Landing Page e como otimizar

As Landing Pages são páginas muito usadas hoje em dia por empresas e com certeza você já visitou alguma desse tipo. Entenda sobre Landing Page e veja dicas de como otimizar a sua.

O nome “Landing Page” significa uma página da web em que os usuários podem visitar e pousar.  Este tipo de página faz parte de um processo de vendas e é criada para um único objetivo que pode ser a construção da marca, aumentar a lista de e-mails ou gerar lucro.

Uma Landing Page possui um menu que a direcione para o site principal da empresa porque ela tem suas opções limitadas, levando o visitante em sentido ao objetivo da página.

 

Como ela ajuda na conversão?

Segundo o Viver do Blog, as Landing Pages aumentam em até 47% as vendas de uma empresa, 45% dos usuários que utilizam Landing Pages são mais propensos a comprar um produto e o aumento da taxa de conversão é em torno de 80%.

A principal razão para usar uma Landing Page é porque, como ela possui apenas um único objetivo, ela é visitada por pessoas que tenham interesse exatamente nisso. O tráfego dela geralmente vêm de pessoas que clicaram em um anúncio que ofereça algo, como uma oferta ou um material. Por isso, deve ser usado uma Landing Page para cada campanha de publicidade.

 

 Dicas para uma Landing Page de sucesso

Para sua Landing Page ter sucesso, preparamos estas dicas para você:

 

1. Proposta clara

Deixe a proposta de sua Landing Page clara. O visitante entra em sua página esperando encontrar o que o levou a visita-la e para isso ele também precisa entender sobre o que é a página.

Se um usuário visita sua página e demora muito para encontrar o que quer ou para entender sobre ela, ele não hesitará e irá deixar sua página. Pense na Regra dos 5 Segundos. Este teste consiste em ver se alguém entra no seu site e nos 5 primeiros segundos consegue entender sobre o que é a sua página e o que se pode fazer nela.

 

2. Call to Action

Também conhecido como CTA, o Call to Action significa uma chamada para ação como baixar um e-book, adquirir um produto, ou enviar pedido de orçamentos. Este é o segundo ponto mais importante na sua Landing Page.  Ele irá influenciar diretamente na conversão e levará o cliente à próxima etapa do funil de vendas.

Destaque o CTA utilizando-o dentro de um botão e informe ao visitante o que acontecerá ao clicar no botão escrevendo “Baixar e-book”, “Baixar software” ou “Fazer orçamento”. Não escreva “Clique aqui”, além de não ser tão atrativo, não demonstra a ação do botão.

E nunca informe que o botão é para algo que não seja sua verdadeira função. Além de não ser nada legal, o seu visitante irá ter uma experiência ruim e ficará com uma péssima imagem da sua Landing Page.

 

3. Layout agradável

Lembra da Regra dos 5 Segundos? O layout também influencia nisto. Se ele for claro eleve, o usuário terá mais facilidade para se localizar na página e para navegar. Ele é tão importante que uma pequena mudança no visual da Landing Page já influencia na taxa de conversão.

 

4. Recursos visuais

Utilizar recursos visuais é importante para atrair a atenção do visitante. Imagens facilmente reconhecíveis chamam a atenção para o seu site e o seu conteúdo.

Os estímulos visuais são os que ficam mais marcados na memória. O ser humano é capaz de lembrar de um personagem, um rosto ou de qualquer outra figura porque esta imagem fica fixada na memória dele.

Portanto, utilize os melhores e mais adequados recursos visuais para sua Landing Page. Mas tome cuidado com o excesso de imagens que deixam a navegação desconfortável.

 

5. Objetividade

Sua Landing Page não é um manual de instruções do produto. O excesso de informações torna a navegação cansativa, dificulta o usuário a entender sua página e tira o foco do único objetivo do seu site.

É importante focar nos pontos importantes, aqueles que realmente ajudam a sua Landing Page a cumprir o objetivo dela.  As informações devem ser curtas e fáceis de entender.

Mas há alternativas caso você queira que seu visitante saiba mais. Você pode direcioná-lopara seu site principal, onde terá maiores esclarecimentos. Ou você pode coletar os dados do seu possível cliente, através de um formulário, para enviar e-mails ou até mesmo ligar para dar mais informações.

 

6. Teste A/B

Cada site possui sua própria característica e seus diferentes tipos de visitantes. Não há uma forma padrão de saber qual a melhor forma de exibir um formulário, um vídeo, um botão de CTA.

É possível descobrir a melhor forma desenvolvendo um teste A/B. Este teste consiste em fazer uma análise estatística entre a conversão da versão A e da versão B.

A mudança de uma versão para a outra deve ser sútil, como mudar lado em que um botão ou imagem está posicionado, mudar o CTA do botão e fazer a Landing Page com ou sem imagem.

Não  escolha a versão A ou B muito rápido. Espere por um resultado significativo, como 100 conversões  para a partir disso, determinar a melhor versão.

 

7. Otimização para mobile

Lembra do nosso artigo sobre sites responsivos? Isto também se aplica para Landing Pages. O acesso à internet por dispositivos móveis está crescendo continuamente e para vender para estes usuários é preciso ter uma Landing Page otimizada para mobile. Menos aborrecimento para navegar e mais conversões!

 

Exemplo Landing Page

A Codeacademy é uma empresa de educação e sua Landing Page é um exemplo de uma página bem otimizada. Seu design e texto são simples, há recursos visuais como a tela de computador com um colchete de HTML que é simples, ligado ao conteúdo e chama atenção para o formulário à direita.

Este formulário é simples, solicita informações básicas como e-mail, nome de usuário, senha e validação para certificar de que não é um robô criando conta. Ainda é possível fazer login com sua conta do Facebook ou Google Plus, tornando o caminho para a conversão mais rápido e curto.

E se o visitante ainda não foi convencido de criar uma conta, há um vídeo que explica o conceito e valor da marca com uma história de sucesso. Para aqueles que ainda querem ver mais dados, ao rolar mais a página há testemunhos e outras formas de prova social disponíveis.

 

 

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Fontes:

1,2,3,4,5,6

 

 

 

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1 comentário em “Entenda o que é Landing Page e como otimizar”

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