Produzir conteúdo para a web é encontrar as melhores maneiras de transmitir uma mensagem relevante, valiosa e útil para o público que uma empresa deseja alcançar. E isto NÃO é uma tarefa fácil.

Muitas vezes, nós, profissionais da área do marketing e produtores de conteúdo, nos pegamos perdidos em relação ao que escrever e publicar. Antes de tudo, é muito importante ter conhecimento do tipo de conteúdo que desejamos produzir e do canal em que iremos distribuir tal conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDO

Existem diversos tipos de conteúdos que podem ser produzidos para a web. Dentre eles, podemos destacar 3:

  • Conteúdos audiovisuais: são de fácil compartilhamento e podem ser vídeos, podcasts, transmissões ao vivo e webinars;
  • E-books: são uma forma de educar ainda mais o leitor, aprofundando no assunto; famosos livros digitais;
  • Blog posts: assim como este, são conteúdos que podem educar o leitor e solucionar um problema ou informá-lo sobre algum evento.

Além de conhecer profundamente os tipos de conteúdo, para alcançar as pessoas certas e engajar ainda mais o seu negócio, é necessário ser um expert nos canais de distribuição.

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

O canal de distribuição é o caminho escolhido para se chegar aos consumidores certos, no local ideal e no momento exato. Ou seja, eles são aliados do seu negócio e podem se tornar o diferencial da sua empresa, aumentando o seu faturamento e alcançando cada vez mais pessoas. Os principais canais de distribuição, que conectam diretamente a empresa ao cliente, são:

  • Redes sociais (onde os conteúdos são consumidos dentro do próprio canal);
  • Blog (mais fáceis de produzir e com baixo custo);
  • E-mail (possibilitam a comunicação direta com o consumidor e a personalização de conteúdo);

Existem também outros tipos de canais. Como é o caso da mídia paga – Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads…

Entretanto, não basta apenas ter ciência dos tipos de conteúdos e canais. É preciso, ainda, ser um bom planejador e estrategista que está sempre atento às novidades e às necessidades do mercado.

EXTRA – DICAS PARA SER UM BOM REDATOR

Atenha-se a estas dicas e busque sempre a melhoria do seu trabalho:

  • Conheça bem a persona que representa seu consumidor ideal. Ela é sua amiga e parte do seu time de marketing! Além de fornecer dados do seu público ideal, ela ajuda a não perder tempo, produzir conteúdos melhores e escolher os canais de distribuição mais eficientes.
  • Defina em qual etapa do funil – topo, meio ou fundo – o seu conteúdo se encontra para resolver o problema de pessoas específicas no momento certo;
  • Escreva títulos convidativos e que resumem o seu texto de maneira direta, façam promessas e/ou despertem a curiosidade;
  • Otimize a leitura dinâmica (você pode fazer isso mudando o alinhamento do texto, destacando palavras e criando subtítulos);
  • Tenha uma lista de referências sobre as quais você pode aprender e se inspirar.

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