Houve um tempo em que a internet era uma via de mão única. A comunicação era feita apenas pelas empresas para os consumidores, ou seja, uma web passiva e centrada nas grandes corporações. O nascimento da internet, como nós conhecemos, aconteceu com o surgimento de mecanismos de busca como o Google, por exemplo. A Web 2.0, como ficou conhecida, passou a contar, então, com a participação ativa dos consumidores e com foco na comunidade e nos seus interesses.

Após o advento da Web 2.0, ter um site responsivo que facilite o relacionamento e a interação com cliente é essencial para tornar sua empresa ainda maior. Nesse sentido, é importante, também, encontrar uma maneira de proteger seu site, possibilitando mais segurança na comunicação entre cliente e servidor de uma aplicação web e, consequentemente, aumentar o ranqueamento do seu site nos buscadores. Uma das maneiras de fazer isso é adotando o certificado SSL.

 

O QUE É O CERTIFICADO SSL?

Antes de entender o que é o certificado SSL, é interessante conhecer o significado da sigla. SSL designa Secure Socket Layers ou, em tradução livre, Seguro para Camadas de Soquete. O certificado SSL pode ser entendido, portanto, como uma proteção para os dados de quem visita seu site, garantindo, assim, um tráfego seguro.

O certificado, desenvolvido pela Netscape em 1994, é um protocolo que estabelece uma conexão segura entre dois servidores. Este protocolo é criado a partir de uma chave de criptografia que embaralha as informações fornecidas pelo cliente, impedindo que estas sejam descobertas por terceiros.

Existem vários tipos de certificado SSL, mas todos oferecem o mesmo nível de proteção. A única diferença está no tipo de validação – entre estas diferenças estão a validação por domínio (DV), validação da organização (OV) e validação estendida (EV).

A tecnologia, além de garantir um transmissão de dados sigilosa e anônima, proporciona várias outras vantagens para o seu site.

 

BENEFÍCIOS

A certificação SSL, não só protege você e seus clientes contra roubo de dados e outros perigos da rede, ela também pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. Confira algumas:

 

  • Compatibilidade. O certificado SSL é compatível com mais de 99% dos navegadores web, permitindo um maior nível de segurança.
  • Verificação de navegador. Usuários não confiáveis não conseguem acesso ao seu site. Ou seja, navegadores com proxy para efetuar fraudes, como é o caso de hackers, não conseguem acessar ao seu site por causa da proteção.
  • Atrair clientes. O cadeado verde ao lado do browser, não apenas informa que o navegador é seguro, ele serve também como propaganda para atrair clientes. Os usuários podem não conhecer o protocolo SSL, mas, ao verem o símbolo, sabem que é possível navegar e se cadastrar sem medo de fraudes.
  • Resultados melhores de SEO no Google. O ranqueamento nos buscadores é um dos principais benefícios da certificação. Isto porque o Google considera segurança como um importante quesito para posicionar um link em um dos primeiros resultados na pesquisa. Esta pode ser considerada uma das melhores vantagens do SSL, já que aumenta consideravelmente a visibilidade do seu site.

 

Ficou claro que o certificado é uma forma de aumentar o tráfego de clientes em determinado site. Sendo assim, é uma importante ferramenta SEO que melhora o número de visitações em uma página da web. Se você está em busca de aumentar o ranqueamento do seu site e ainda proteger e garantir mais segurança à sua empresa e ao seu cliente, o certificado SSL é uma ótima opção.

Nós da SSX Digital estamos dispostos a ajudar você a adquirir a certificação. Entre em contato conosco:

[email protected] | (31) 3110-1414 ou (11) 2391-2488