O sonho de muitos profissionais do marketing e empreendedores finalmente está disponível no Brasil – o Whatsapp Business. A versão do mensageiro feita para negócios possui recursos extras para ajudar na comunicação entre empresas e consumidores.

 

O que é WhatsApp Business

 

Muitas pessoas pelo mundo usam o Whatsapp para conversar com amigos, familiares e empresas. Ou seja, o aplicativo de mensagens também serve para o uso comercial. A partir disto, surge uma nova versão do mensageiro feita especialmente para uso comercial e para criar uma presença oficial das empresas que o utilizam.

 

O WhatsApp Business torna o diálogo entre consumidores e empresas mais prático. Os usuários poderão entrar em contato com empresas que lhes interessem e empresas poderão se conectar com clientes, aumentar sua presença e oferecer seus produtos e serviços.

 

O WhatsApp Business serve para pequenas empresas e é completamente gratuito. O aplicativo está disponível apenas para Android.

 

Como usar o WhatsApp Business

 

Não há muita diferença do WhatApp comum. Para utilizar o WhatsApp Business, basta baixar o aplicativo, preencher a um cadastro inserindo telefone, descrição da empresa e um endereço. O número será verificado para confirmar a existência da empresa. Não é necessário fornecer CNPJ. A empresa também pode informar o site e horário de funcionamento.

 

Quais são os recursos do WhatsApp Business

 

Veja os principais recursos do WhatsApp Business:

 

Perfil Empresarial

 

 

Este será o perfil da sua empresa no Whatsapp. Preencha cuidadosamente. Aqui você poderá adicionar informações importantes como endereço, site, descrição de negócio, email e horário de trabalho.

 

Ferramenta de Mensagens

 

O WhatsApp Business conta com esta incrível ferramenta de mensagens inteligentes. Respostas rápidas para perguntas frequentes, mensagens de saudação e de ausência podem ser configuradas para responder automaticamente a clientes.

 

Métricas

 

Para quem gosta de estatísticas, este recurso é uma maneira básica para mensurar o uso da conta. Você pode ver dados sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

 

Etiquetas

 

Para deixar o WhatsApp Business organizado, este recurso permite usar etiquetas para fazer marcações como “pago”, “pagamento pendente”, “novo clientes” e outras. Novas etiquetas também podem ser criadas.

 

Dicas de como usar o WhatsApp para sua empresa

 

Veja algumas dicas de como utilizar esse aplicativo para ajudar sua empresa:

 

Estreitar relação entre vendedor e cliente

 

O cliente pode entrar em contato com um vendedor para tirar as dúvidas sobre o produto ou serviço. Como isto oferece praticidade e uma relação melhor, a tendência a fechar novos negócios é maior.

 

Retenção

 

Envie mensagens com novidades ou promoções para seus clientes.

 

Canal de atendimento ao cliente

 

O consumidor pode tirar suas dúvidas e receber suporte.

 

Engajamento e comunidade

 

Você pode criar grupos para representantes de venda, parcerias, afiliados e outros com o intuito de ter um espaço para estimular o engajamento e a troca de ideias entre eles. Com isso, você reduz custos e torna processos mais ágeis já que a comunicação da empresa melhora.

 

Não se limite apenas ao WhatsApp Business

 

Este é só mais um canal que sua empresa pode utilizar. Atrele-o a outros canais, como seu site, redes sociais ou até mesmo ao telefone.

 

Não seja inconveniente

 

Antes de mandar uma mensagem para alguém, garanta que esta pessoa deu permissão para isso. Não faça spam de forma alguma! Altas frequências são chatas e você pode ser bloqueado. Evite também mensagens muito agressivas, isto pode espantar seus clientes.

 

Escalabilidade

 

Se o WhatsApp Business estiver dando muito trabalho e custo, é hora de rever se há necessidade de tê-lo na sua empresa. Não adianta você estar nele e utilizá-lo mal. O WhatsApp Web pode ser utilizado para facilitar o gerenciamento por diferentes pessoas ao mesmo tempo.

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e escreva nos comentários o que achou.

 

Fontes

1, 2, 3, 4 e 5