Consultoria de TI para Cooperativas

Case Coopertáxi: Consultoria de TI triplica o número de corridas

De 30 mil corridas para mais de 120 mil/mês, entenda como o desenvolvimento digital da maior cooperativa de táxi da América Latina chegou a triplicar sua receita e superar seus desafios tecnológicos.

Há 41 anos surgia a Coopertáxi em Belo Horizonte, maior cooperativa de táxi da América Latina. A rigorosa seleção dos cooperados e exigência na segurança, com veículos monitorados, 24h em tempo real, pelo GPS e GPRS, gerou credibilidade e reconhecimento dos seus clientes locais, se expandindo para todo o estado. Atualmente, a Coopertáxi investe massivamente em conforto e novas tecnologias: são mais de 500 veículos novos da frota (em média dois anos de uso) e o app de transporte, 24h disponível para clientes.

“O melhor táxi de Belo Horizonte e região”, assim como são chamados, inclui um quadro de motoristas experientes, alguns bilíngues, devidamente uniformizados e pontuais. Uma história de encontros, chegadas e partidas, onde cada passageiro é especial e cada trajeto tem seu valor. 

Inseridos em um mercado extremamente competitivo, o de viagens em carros particulares, a Coopertáxi BH decidiu ir além dos meios tradicionais e começou, junto com a SSX, através de uma consultoria iniciou em 2017, um movimento de desenvolvimento digital em toda a marca. Assim, a Consultoria de TI foi responsável por pensar criativamente como revolucionar os meios de comunicação com clientes e canais de venda da cooperativa, de uma maneira que envolvesse todos seus cooperados nesta transformação. 

“A Coopertáxi não tinha uma cultura digital. Nosso objetivo não era apenas modernizar centenas de cooperados e a presença da marca, mas gerar velocidade e um aumento expressivo no número de corridas realizadas.”

Guilherme Reis, CTO da SSX Digital.

Transformação Digital da Coopertáxi: conectando Motoristas e Passageiros


A profissão de taxista tem sido exercida há décadas por trabalhadores mais experientes. Muitos deles começaram suas carreiras antes das plataformas de mobilidade urbana e continuam na profissão por familiaridade e estabilidade. Porém, a falta de habilidade com smartphones e softwares pode gerar resistência e atrasar a modernização. 

Por isso, com foco na usabilidade dos clientes e cooperados, que precisavam se capacitar e adaptar às tecnologias que estavam sendo implementadas na gestão da época, o maior aprendizado e desafio do projeto de TI foi desenvolver um sistema customizado para usuários com pouca afinidade digital, o que exigiu um trabalho de UX bem planejado.

E como ideia puxa outra, o programa de treinamento online criado pela Consultoria de TI da SSX Digital foi a oportunidade de capacitar cooperados e demais funcionários, para ajudá-los a se familiarizar com o aplicativo e as novas ferramentas de trabalho, como a intranet.

Como a tecnologia destacou o diferencial de mercado da Coopertáxi?


Hoje, uma dor muito comum no segmento de transporte urbano, especificamente corridas particulares, é a clandestinidade, principalmente nas grandes cidades. A má conduta e histórico duvidoso de muitos motoristas, que não possuem fiscalização adequada e garantia pelos serviços prestados, desrespeita, de diversas formas, os seus clientes, tornando a circulação clandestina um perigo para muitos que utilizam este serviço.

Muitos motoristas trabalham na irregularidade e não possuem nenhum tipo de identificação, às vezes não é possível saber a índole e a procedência desses condutores, que vivem na irregularidade e cobram preços absurdos em comparação ao que são estabelecidos pelos órgãos gerenciadores.

Mergulhados nesta realidade do mercado de corridas particulares, a cooperativa, se distingue pela qualidade dos seus serviços, profissionalismo e pessoal qualificado, se tornando líder no segmento de táxis na Grande Belo Horizonte. Com desejo de destacar este grande diferencial no segmento, a SSX Digital, identificou durante a fase imersiva de análise e descoberta do projeto de TI, a necessidade de desenvolver um novo site institucional que pudesse reforçar essas qualidades e gerar mais segurança para os seus passageiros. 

“A parte de tecnologia da cooperativa já vinha sendo modernizada, mas ainda tínhamos muitos desafios tecnológicos, ainda faltava muita coisa. A SSX veio para atender as demandas da parte do contato com o cliente e melhorar a relação com os cooperados, marketing e intensificar a busca por novos clientes, além de apoiar novas demandas e suporte do app.”

Leonardo Souza, Presidente da Coopertáxi.

Cartão de visitas digital: a Revolução no site da Coopertáxi


Sem um
site institucional, negócios se tornam invisíveis para o seu público. Hoje, a primeira coisa que um cliente faz ao ouvir falar de uma empresa é… pesquisar no Google! Se ele encontra um site desatualizado, lento ou que parece saído dos anos 2000, descredibiliza e o cliente some mais rápido do que um clique.

Segundo artigo publicado no Webinsider 46,1% dos participantes de uma pesquisa, o design do site é o principal fator que determina sua credibilidade. ​

Além disso, o site também é uma poderosa peça chave para campanhas de marketing, servindo como um canal estratégico para atrair, converter e fidelizar clientes, conforme algumas estratégias aplicadas pela SSX, Consultoria de TI:

✔️ UX e acessibilidade – Foram realizadas melhorias com foco na experiência dos clientes da Coopertáxi BR durante a navegação no site, o resultado: site da rápido, intuitivo, responsivo (adaptação para mobile e desktop) e seguro (HTTPS, proteção contra ataques) gerando mais engajamento.

✔️ Estratégias de SEO – No decorrer do desenvolvimento do site, foram aplicadas técnicas de otimização para mecanismos de buscas (SEO), aplicadas diretas no código e que resultaram no posicionamento orgânico, do site da cooperativa, em primeiro lugar nas buscas do Google, resultado: mais tráfego e redução da dependência de anúncios pagos.

✔️ Atração e conversão de novos clientes – A SSX Digital também criou formulários, (CTAs) bem posicionadas, Integrações com CRM, implementou automação de marketing e botões para o WhatsApp que aumentaram bruscamente o número de leads gerados. 

“O site ajudou muito, todas as campanhas de marketing são direcionadas para lá. Hoje temos muito mais clientes e dificilmente um cooperado fica ocioso, o app chama muito o dia todo e a demanda é maior do que a gente consegue atender. Ganhamos muitos clientes com a consultoria da SSX e conseguimos crescer muito.”

Leonardo Souza, Presidente da Coopertáxi. 

Benefícios das cooperativas


Ser um taxista cooperado significa mais oportunidades, mais passageiros e mais segurança. Além de atender clientes individuais, as cooperativas mantêm parcerias estratégicas com empresas, garantindo um fluxo constante de corridas e maior previsibilidade financeira para os motoristas. Mas para que essa engrenagem funcione de forma eficiente, é essencial contar com
infraestrutura e tecnologia de ponta.

A Coopertáxi vai além do transporte tradicional, investindo em capacitação, frota bem estruturada e uma sede equipada para seus cooperados. Além disso, mantém um forte compromisso social e ambiental, incentivando o uso de GNV e etanol como alternativas sustentáveis e contribuindo ativamente com Instituições Sociais.

Depois de 4 décadas, o momento pedia soluções que ajudassem a modernizar a experiência dos cooperados e passageiros. Porém, o setor de cooperativas é muito carente de sistemas que atendam suas demandas e foi assim, há 8 anos, que a SSX Digital, como software house e especialista em consultoria de TI, entrou em cena como parceira tecnológica, não apenas para acelerar o momento de evolução da cooperativa, mas também garantir que a transformação digital da Coopertáxi ocorresse de forma fluida e inovadora para os cooperados e passageiros.

“A Coopertáxi já era a maior cooperativa de Minas Gerais e com as melhorias de eficiência que as gestões implantaram, eles puderam focar em outras iniciativas da companhia. Hoje é a maior cooperativa de táxi da América Latina.” 

Guilherme Reis, CTO da SSX Digital.

Soluções SSX Digital para a Coopertáxi


Além do desenvolvimento do Site, a SSX também participou dos seguintes projetos na marca: 

✔️ App Mobile de Corridas – Um sistema digital intuitivo que conecta taxistas e passageiros de forma eficiente. A SSX, Consultoria de TI, aplicou melhorias estéticas e visuais, tornando a navegação mais fluida e agradável para os usuários.

✔️ Intranet Exclusiva – Sistema interno desenvolvido para gestão de cooperados, otimização de processos administrativos e comunicação interna mais ágil.

✔️ Consultoria de TI – Diagnóstico e implementação de melhorias na infraestrutura tecnológica, garantindo mais segurança, desempenho e inovação para a operação da cooperativa.

O papel da tecnologia na evolução do setor de táxis


A tecnologia não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade para empresas que desejam crescer e se destacar no mercado.
Ao desenvolver um site moderno, uma intranet eficiente e um sistema de cursos online, a Coopertáxi garante mais autonomia e profissionalização para os cooperados. As melhorias no app mobile tornaram a experiência do usuário mais intuitiva, enquanto a Consultoria de TI trouxe mais segurança e eficiência para toda a operação da cooperativa.

“Somos líderes porque modernizamos enquanto a maioria não evoluiu. Conseguimos reduzir o número de funcionários muito por causa dos sistemas desenvolvidos, a cooperativa ficou mais enxuta e atendendo mais corridas com menos gente operando. Por exemplo, só no telemarketing reduzimos muito o número de atendentes, gerando uma grande economia, sem contar que o app aumentou o número de corridas de 30.000 para mais de 120.000 por mês.”

Leonardo Souza, Presidente da Coopertáxi.

Leonardo Souza

Com inovação e estratégia, a parceria da Cooperativa com a SSX Digital conseguiu transformar mais oportunidades e possibilidades para o negócio, conectando motoristas e passageiros de forma inteligente, segura e sustentável.

Na SSX Digital, acreditamos que a tecnologia move negócios. Se sua empresa busca soluções personalizadas para impulsionar sua transformação digital, estamos prontos para acelerar essa jornada.

Terceirização de TI

Compartilhe:

Conteúdo relacionado