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Dicas para antes de Investir em um Site

Desenvolvimento de Site

Muitas pessoas possuem a visão de que para criar um blog basta se inscrever em uma plataforma de hospedagem, colocar o endereço desejado e pronto. E acham que investir em um site é algo simples.

Mas é aí que muitos se enganam!

Certamente, este é um dos primeiros passos a serem dados no momento da criação de um blog/site, contudo, é preciso realizar algumas outras tarefas. 

Afinal, ter um site significa se responsabilizar em ter uma certa frequência de publicações, atualizações e até mesmo, interações. 

Não basta criar uma página e depois disso, nunca mais mexer, não é mesmo? 

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que você tenha ciência antes de investir em uma criação de site. Vamos lá? 

1 – Tenha credibilidade

Ao criar um site, é preciso que toda informação que você disponibilize seja original e confiável. Já se foi a época em que os blogs serviam apenas como um diário pessoal e que as pessoas não davam importância para o que estava escrito. 

Hoje, mesmo que você opte por utilizar uma linguagem informal, é preciso que você tenha a certeza de tudo o que está publicando. 

Caso seja a ideia ou o ponto de vista de outro autor, dê o crédito. O plágio é muito mal visto e além do público perder a confiança em seus conteúdos, o próprio Google te penaliza pela duplicidade de texto. 

Um site pode fazer diferença na percepção que o público tem do seu negócio. Por exemplo, um cirurgião-dentista especialista em implante dentário que deseja evidenciar a qualidade dos seus serviços e seus conhecimentos, poderá utilizar o site para demonstrar seus conhecimentos através de conteúdo útil, relevante, informativo e educativo.

2- Saiba quem é a sua persona

É essencial conhecer de fato quem são as pessoas que consomem aquilo que você oferece. Por isso, é tão importante criar uma persona – trata-se de um personagem fictício que você descobre a sua personalidade através de pesquisas. 

Planeje um estudo periódico sobre quem são os potenciais leitores do seu blog e trace um perfil para ela com nome, idade, hobbies, profissão, localidade e todo o tipo de informação que pode vir a ser útil. 

Afinal, se você sabe que a sua persona têm uma grande preocupação com sua saúde bucal, você poderá produzir pautas que fazem referência à procedimentos como clareamento dental

3 – Faça um calendário editorial

Ter um cronograma de publicação é extremamente importante. Assim como falamos anteriormente, não basta ter um site, é preciso alimentá-lo com frequência. 

Defina um plano de conteúdo e estabeleça os temas que você irá utilizar e quais serão as datas publicadas. Dessa forma, o seu objetivo será alcançado mais facilmente.

Nesta etapa, defina também quais serão as ferramentas necessárias para a sua estratégia, como por exemplo, ferramentas para colher palavras-chave, acompanhar métricas, entre outros. 

4- O visual importa – e muito

Para produzir um conteúdo de qualidade é preciso pensar além do texto. Ter um bom layout é fundamental para que o usuário consiga ter uma ótima experiência. 

Se preocupe em ter um site agradável aos olhos, que tenha um rápido servidor e que principalmente, forneça a mesma navegabilidade tanto para computadores quanto para aparelhos móveis. 

Afinal, sabemos que grande parte dos bilhões de usuários que acessam os buscadores diariamente fazem isso do seu celular. Por isso, se certifique que seja possível acessar o seu site independente do aparelho utilizado.

Lembre-se de sempre inserir imagens, vídeos ou gifs dentro de suas publicações. Blocos muito grandes só de textos acabam entediando o leitor e certamente, ele terá vontade de sair do seu site. 

Esses conteúdos precisam fazer sentido com a publicação e caso não seja de autoria própria ou então, de um banco de imagens. Também é importante nomear as imagens, pois caso a imagem não carregue, o nome demonstra o que ela tem. Por exemplo, se uma imagem mostra um aparelho ortodôntico, a legenda pode ser “aparelho-ortodontico”.

5- Aprenda as técnicas de SEO

Caso você seja a pessoa responsável por criar todos os conteúdos do blog, é preciso que você faça uma forte imersão nas técnicas de SEO.

Isso porque essa ferramenta do marketing é essencial para todo e qualquer site. Afinal, todos querem aparecer na primeira página do Google! 

Além de ter a maneira paga de estar entre os primeiros resultados, é possível atingir esse objetivo de maneira orgânica, mas é preciso seguir algumas normas como hierarquização de títulos e subtítulos, tamanho de parágrafos, densidade de palavras repetidas e também, o uso de palavras-chave. 

Sem as palavras-chave, o seu conteúdo não terá um direcionamento e com isso, poucas pessoas irão encontrá-lo. 

Atualmente, existem diversas plataformas que pode te auxiliar a decifrar quais as palavras-chave utilizadas pelos seus potenciais leitores e ao utilizá-las, a taxa de alcance fica muito maior. 

Através dessa análise é possível entender também quais termos podem se encaixar a intenção de busca do seu usuário, e também em como ele conhece o seu serviço. Para a área odontológica, por exemplo, cirurgiões podem reconhecer o procedimento como “tratamento endodôntico” e os pacientes o reconhecer como “tratamento de canal”.

6- Esteja disposto a investir no site

No início, é preciso ter um orçamento pré-definido e também, uma disposição para investir. Detalhes como domínio e web designers responsáveis pela criação do site precisam ser pagos, antes mesmo dos primeiros lucros serem obtidos. 

Após isso, caso você decida investir em anúncios, também será necessária a separação de uma determinada quantia. E mesmo se você preferir fazer conteúdos de forma orgânica, é preciso investir tempo na elaboração de todo o planejamento de conteúdo. 

Considerações finais

Como você pôde perceber, para ter um site é preciso pensar no antes e depois da criação. Assim como qualquer outro investimento, é preciso se preparar, estudar o mercado e planejar todas as ações com antecedência.

Mas certamente, ao colocar em prática todas as dicas que ensinamos para você, seus objetivos e metas serão atingidos com mais assertividade e de maneira mais ágil. 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Clínica Ideal

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