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4 ideias de posts para as redes sociais do seu consultório

Redes Sociais para Dentista

Em tempos de internet as redes sociais são essenciais para a divulgação de qualquer negócio, inclusive de clínicas odontológicas. Isso porque, a internet leva o seu trabalho para um grande número de pessoas que talvez não chegariam até você de outra forma.

Apesar da importância das mídias sociais muitos dentistas ainda não sabem como incluir esse recurso no seu dia a dia, já que eles são especialistas em cuidar da saúde bucal das pessoas e não em marketing digital.

Para te ajudar a se sobressair na internet e, assim, captar e fidelizar mais clientes, separamos algumas dicas de postagens para as suas redes sociais.

Como produzir os conteúdos certos

Para um bom trabalho de marketing nas redes sociais é preciso planejamento e estudo.

Portanto, preste atenção nas seguintes orientações:

1.Conheça o seu público

Para fazer com que suas redes sociais deem o maior retorno possível não é recomendável fazer postagens aleatoriamente. Para saber quais os assuntos mais relevantes da sua área é preciso primeiro conhecer a sua audiência.

Sendo assim, você terá que construir  um perfil para o paciente ideal, isto é, da persona que representará o público das suas redes.

Para fazer isso, considere algumas informações:

    • gênero;
    • idade;
    • escolaridade;,
    • cargo;
    • hobbie;
    • estado civil;
    • Entre outros.

Depois de levantar as informações anteriores se faça as seguintes perguntas:

    • Quais as redes sociais mais utilizadas pelo meu público?
    • Em quais horários?
    • Quanto tempo eles passam navegando pelas redes?
    • Como interagem em cada uma das redes sociais?

Para construir a sua persona você não pode se basear em achismos, ao invés disso, observe qual é a predominância do seu público. Assim, você certamente vai encontrar um padrão comum entre os seus seguidores.

2. Escolha a rede social ideal

Existe uma dezena de plataformas diferentes que oferecem muitos recursos, cada uma com suas especificações. Entretanto, é importante dizer que construir uma presença sólida na internet não é sinônimo de fazer contas em todas as redes sociais disponíveis.

Cada plataforma tem um público diferente, por isso, ao fazer contas em várias delas você corre o risco de gastar tempo e recursos em uma rede na qual o seu público-alvo não está. É como se você estivesse falando com as paredes.

Além disso, é logisticamente impossível se concentrar em vários lugares ao mesmo tempo.

Para a odontologia, as melhores alternativas são o Facebook e o Instagram, pois eles oferecem um amplo espaço para a veiculação de conteúdos de diferentes formatos.

3.Engajamento

Após identificar a sua persona e as redes sociais que melhor atendem às suas necessidades chegou a hora de produzir conteúdos que mantenham seus seguidores engajados.

O engajamento nas redes sociais é construído por meio de curtidas, compartilhamentos, menções e redirecionamentos.

Sendo assim, um dos seus objetivos é fazer com que seus seguidores queiram interagir com você.

Para isso, é muito importante manter a suas rede sociais atualizadas regularmente.. Crie um cronograma de postagens com, pelo menos, dois posts novos por semana

Para te ajudar com isso, confira algumas ideias de postagens:

Dicas de conteúdos para as redes sociais

O dia a dia do seu consultório é uma ótima fonte de ideias para pautas. Pense nos problemas mais recorrentes entre os pacientes, em dúvidas comuns e os erros cometidos durante os tratamentos, por exemplo.

Fotos do dia a dia

Essa é uma boa forma de criar um laço com seus seguidores e fidelizar clientes, pois ao mostrar o dia a dia você faz com que eles se sintam mais próximos de você.

Publique no Instagram e Facebook  fotos e vídeos seus, do seu consultório e da sua equipe. Assim, você mostra o seu trabalho e é lembrado pelos seus seguidores.

Mostre, também, como é a sua rotina fora do horário de trabalho para que o público tenha uma imagem mais descontraída de você. Não precisa ser nada revelador e detalhado, apenas aquilo que você julgue descontraído e interessante de saber.

Um exemplo disso são fotos de um almoço da equipe, das confraternizações de fim de ano ou registros das comemorações de aniversário.

Dicas de saúde bucal

Esse tipo de conteúdo tem muito engajamento nas redes sociais, afinal, a saúde bucal é algo fundamental para todos os pacientes.

No entanto, as dicas de cuidados precisam estar de acordo com o seu público.

Sendo assim, se você é especialista em atender crianças, é interessante fazer postagens sobre os cuidados com os dentes de leite, por exemplo.

Se o seu público é formado por adultos, fale sobre como funciona o implante dentário, os tipos e quanto custa um implante dentário.

Estética

Essa é uma área que está crescendo muito no ramo da odontologia. Isso porque, tratamentos que deixem o sorriso como os das capas das revistas estão mais acessíveis.

Sendo assim, atualmente muitas pessoas procuram informações sobre como colocar lente nos dentes, por exemplo. Ser fonte de informações confiáveis  ajuda a assegurar que elas procurem tratamentos seguros e, principalmente, que escolham o seu consultório.

Nesse caso, você pode fazer postagens sobre as lentes de contato, informado os tipos existentes,  as diferenças entre lentes e facetas, entre outros.

Novos tratamentos

Além de produzir conteúdos informativos sobre a odontologia é muito importante usar as redes sociais para mostrar os diferenciais da sua clínica. Essa é, afinal, a melhor forma de se sobressair perante a concorrência.

Para dividir corretamente os tipos de postagens use a regra dos 80-20. Ou seja, 80% de conteúdo informativo e 20% de conteúdo institucional.

Dentro desses 20% você pode pensar em vídeos, fotos e stories mostrando os equipamentos do consultório, a chegada de novos tratamentos, como o aparelho ortodôntico transparente, a sua presença em cursos e eventos, entre outros.

Outras ideias de posts para clínicas odontológicas

  • Quais as principais causas do bruxismo?
  • O que é gengivite?
  • Os problemas causados pelos dentes tortos
  • Relação entre o tabagismo e problemas bucais
  • Dor de dente é um sinal de tratamento de canal?
  • Quais os principais cuidados durante o pós-operatório?
  • Você respira pela boca? Entenda como isso afeta a sua saúde bucal!

Fique atento à legislação

Antes de começar a criar postagens para a suas redes sociais é importante se atentar à legislação.

O Conselho Federal de Odontologia regulamenta, por meio do Código de Ética, o que os dentistas podem e não podem fazer na divulgação e publicidade das suas clínicas.

A resolução CFO 196/2019 também determina algumas regras envolvendo o marketing na internet.

Por fim, garanta que suas ações nas redes sociais estejam dentro da regulamentação para que elas não sejam fontes de problemas.

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

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