fbpx

SimilarWeb: O que é e para que serve

Acompanhar o passo a passo da concorrência já está dentro das suas estratégias de marketing? Se ainda não, é bom começar a analisar o mercado e perceber que os concorrentes estão aí, talvez com ações mais efetivas que as suas!

Mas não precisa ficar preocupado. Preparamos este post para ajudar você a monitorar a sua concorrência digital, o que pode proporcionar não só benefícios para o marketing digital, mas também nas estratégias do negócio como um todo. 

Sendo assim, trouxemos a ferramenta ideal: a SimilarWeb. O objetivo dessa plataforma é analisar sites, acompanhar a concorrência e saber qual o posicionamento da sua marca no mercado

Agora, então, você pode conhecer tudo sobre essa ferramenta e qual a sua utilidade no cenário competitivo. Ficou curioso? Acompanhe!

O que é SimilarWeb?

A SimilarWeb é uma ferramenta de análise de websites e aplicativos. Basicamente, a plataforma permite mensurar o tráfego gerado por um página da web. 

A missão da SimilarWeb é proporcionar inteligência de mercado e multiplataforma para entender, monitorar e analisar cada passo de um concorrente. 

Para isso, a plataforma permite que a organização busque pelo concorrente por meio de um aplicativo ou site com mecanismo de busca. Nesse sentido, basta colocar a URL, por exemplo: www.sitespumalaminada.com, que a ferramenta coleta todos os dados e informações deles. 

A plataforma está disponível em duas versões: a gratuita e a paga. No entanto, ambas fornecem um relatório detalhado sobre o site ou aplicativo pesquisado. 

Portanto, se agora as suas estratégias de negócio estão direcionadas para reter dados sobre os concorrentes, esta é a ferramenta certa!

A SimilarWeb apresenta algumas métricas de rankeamento, número de visitas, taxas de rejeição, entre outras informações que podem ser relevantes para as estratégias competitivas do seu negócio. 

Além disso, a ferramenta permite que os dados sejam colocados lado a lado para acompanhar o desempenho das suas marcas. 

Para que serve?

Como mencionamos anteriormente, a SimilarWeb é uma ferramenta de monitoramento e análise de dados. 

Por meio de um monitoramento de mais de 80 milhões de site, qualquer gestor consegue dados acerca do tráfego das páginas de seu interesse. 

Sendo assim, muitas são as vantagens e os ganhos ao explorar o tráfego digital da sua concorrência. Por isso, separamos algumas métricas importantes dessa plataforma. Veja: 

1. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição caracteriza o número de usuários que acessam ou visitam uma única página na internet. 

Em outras palavras, se o usuário chegou a acessar o site, viu os conteúdos e não navegou pelos links distribuídos, a rejeição é contabilizada. 

Agora você deve estar se perguntando: mas no que isso influencia? É simples! Quando uma página apresenta uma taxa de rejeição alta, ela representa o que você não deve fazer. Resumidamente, são os erros que devem ser evitados no desenvolvimento da estratégia. 

Em contrapartida, os sites que apresentam uma taxa de abandono baixa, podem servir de inspiração para a sua marca. 

2. Duração da visita

Outro aspecto importante para o resultados de marketing e SEO é o tempo de navegação do visitante. Ou seja, quanto tempo os usuários ficam em uma determinada página. Por exemplo: o site de fita de led mantém a navegação por, em média 20 minutos. 

Nesse momento, a expectativa é que o tempo médio da visita esteja em alta, já que esse é um indicador de qualidade. Entretanto, é preciso analisar o conteúdo como um todo. 

3. Origens de tráfego 

As pesquisas sobre origem de tráfego revelam de onde vem os cliques que direcionam para as páginas. Essa análise inclui mecanismo de buscas, tráfego direto, redes sociais, links de entrada e links patrocinados.

Ou seja, com a SimilarWeb, você consegue analisar por quais meios os usuários chegam até os sites. 

4. Palavra-chave

SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) é a melhor maneira para atrair visitantes para uma página. Uma das maiores vantagens dessa estratégia é a utilização de termos de pesquisa populares entre os usuários. 

Ao identificar o que eles mais buscam no Google, por exemplo, você tem uma métrica para os levar até determinadas páginas, criando ações mais direcionadas. 

Dessa forma, é possível quais palavras-chave é preciso trabalhar, criar conteúdo de valor para o usuário e, depois disso, consegui um número maior de fluxo para o site. Funciona da seguinte maneira: o usuário buscou por molde de injeção plástica, por exemplo. Com as ações de SEO, você consegue identificar essa palavra-chave e, consequentemente, trabalhar em cima dela. 

Garanta o seu diferencial competitivo!

Neste post, você descobriu como a SimilarWeb pode garantir o seu diferencial competitivo na sua área de atuação, isso analisando o seu site e os principais concorrentes. 

Por fim, conheceu algumas alternativas interessantes para adotar no seu negócio. Esperamos que esse conteúdo tenha acabado com as suas dúvidas sobre essa plataforma de ação!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *