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Qualidade no atendimento: dicas para melhorar e vender mais

atendimento ao cliente

Um dos fatores que fidelizam os clientes e podem potencializar suas vendas é a forma como você atende cada um deles. Isso porque o atendimento oferecido aos consumidores é o momento que você tem contato direto com o potencial comprador dos seus produtos e é o momento certo para fidelizá-lo.

Vamos ser sinceros: de imediato é claro que o preço e a qualidade do produto fazem a diferença em relação a disputa com concorrentes, mas, com o passar do tempo, o atendimento que o consumidor receberá será determinante para que ele volte mais vezes ao site.

Para que um atendimento seja considerado de alto nível e com a qualidade necessária, é preciso contar com uma série de pontos que vão muito além de uma boa plataforma digital.

É importante ter sempre claro que o atendimento se inicia muito antes do contato direto com o cliente. Quando você resolve desenvolver uma loja virtual para vender a sua resina epóxi, por exemplo, você elabora diversos conteúdos informativos sobre ela e divulga nas mais variadas redes sociais. Isso já faz parte do atendimento.

Toda a divulgação feita do seu produto, levará o consumidor a enviar mensagens a tirar as mais diversas dúvidas como, características do produto, formas de pagamento entre outras. Nesse momento, é fundamental que a empresa saiba lidar com o cliente para que solidifique sua relação com ele.

Pense que, quanto melhor for esse contato, maiores serão as chances desses clientes se motivarem a comprar.

Pense sempre na experiência do cliente. Ao proporcionar um bom atendimento para os seus consumidores, que voltarão a comprar de sua loja muitas vezes. E pensando na melhor forma de atender os clientes foi que pensamos e desenvolvemos este artigo. Vamos nessa?

Ouça sempre o que o cliente tem a dizer

Não tem desculpa: o atendimento é o principal motivo pelos quais os clientes desistem de comprar em uma loja ou se fidelizam e compram sempre que possível. Tudo depende da forma como eles serão atendidos, não é mesmo?

E vamos combinar que não tem nada mais deselegante e indelicado que tentar falar e ser interrompido ou, até mesmo, ser ignorado né? Por isso uma dica de atendimento é sempre ouvir o que o cliente tem para dizer: uma dica, sugestão, crítica ou elogio.

Por exemplo, se um consumidor está interessado em um equipamento de proteção individual, provavelmente ele vai tirar todas as dúvidas possíveis. Esse é o momento que você vai fidelizar o cliente e mostrar que as dúvidas e sugestões são importantes.

De modo geral, saber escutar o consumidor é o caminho seguro e correto para desenvolver uma boa venda. Esse é o momento certo para o vendedor compreender todas as necessidades e expectativas do cliente. Nunca, em momento algum, seja aquele funcionário que fala e não escuta.

Entenda as necessidades e expectativas dos clientes

É importante que o vendedor conheça e entenda tudo sobre o segmento que trabalha. Quando isso acontece, as chances de atender melhor o cliente aumenta consideravelmente.

Com isso, ele poderá oferecer o produto que mais se adequa ao que o consumidor procura. Além disso, esse processo é importante pois é nesse momento que você pode levantar melhorias para seu negócio ou novos produtos que podem ser desenvolvidos.

Os clientes não são apenas dinheiro que entra na empresa, mas colaboradores indiretos de um negócio.

É importante ser flexível

Pense que, quando você é flexível com seu cliente, ele se sente mais à vontade para se abrir e, é claro, consumir. Então, busque sempre oferecer um atendimento flexível.

Isso significa estar aberto para o diálogo, buscando entender aquilo que o consumidor realmente procura. Feito isso, é possível oferecer alternativas mais adequadas para cada caso.

Vivemos em um momento que as pessoas querem coisas novas, então quanto mais personalizado for o atendimento, mais ela se encaixa nas suas necessidades.

Vender é importante, mas não a qualquer custo

Pense como um consumidor: é muito desconfortável e incômodo quando um vendedor tentar empurrar goela abaixo uma venda para você, não é mesmo? Pois é, nenhum consumidor gosta desse tipo de abordagem.

Se um cliente estiver procurando um produto que você não possui, seja claro com ele e informe que aquele item está indisponível. Agora, se você não entendeu o que ele procura, use ferramentas de pesquisa e abra espaço para que ele explique o que deseja.

Existem casos que você contará com produtos semelhantes aos que o seu cliente procura. Nessas ocasiões, é recomendado que mostre as opções, deixando sempre claro que as funções podem ser diferentes ao que ele procura. Transparência é, realmente, a alma do negócio.

Trabalhe bem o pós-venda

É certo que diversas empresas atendem o cliente de forma exemplar até o momento do pagamento. A partir daí se ausenta e passa a dar prioridade a novos clientes que ainda não adquiriram nenhum produto.

Tenha isso sempre em mente: ser um bom vendedor significa acolher o cliente até mesmo quando ele precisa trocar o produto. Pense que um pós-venda feito com qualidade e totalmente voltada ao cliente é um dos principais pontos que o consumidor leva em consideração para voltar a comprar daquela marca.

Saiba a importância de um atendimento qualificado

Tenha isso sempre muito claro na sua mente: o atendimento é o ponto mais avaliado por um cliente, principalmente quando a venda é feita de forma online. Por esse motivo, não importa se o produto é o melhor do mercado ou se o preço é acessível.

Se o atendimento for medíocre e sem vida, os consumidores se sentirão inseguros em efetuar a compra no local e irá para uma concorrente.

É no momento do atendimento que o cliente terá como avaliar a seriedade e a confiabilidade que o local possui. Pensa comigo: quando um vendedor atende bem, o mesmo se sentirá seguro o suficiente para. em caso de problemas com a venda ou posterior a ela, possa voltar no local e ter seu problema resolvido.

E, claro, não exclua as opiniões de amigos e familiares. Elas contam muito quando você está trabalhando com o público.

Este artigo foi escrito por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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