O Outbound Marketing ou o famoso marketing tradicional busca alcançar o cliente onde quer que ele esteja. Ao contrário disso, o Inbound Marketing é uma forma de marketing que se encaixa conforme as reais necessidades e desejos do cliente.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é o marketing que atrai, converte, relaciona, vende e analisa através da criação e compartilhamento de conteúdo para um público-alvo específico. Mas o que cada uma dessas etapas significa?
1. Atrair
No Inbound Marketing a lógica é o seguinte: sem visitantes no site, sem Leads, sem vendas e sem bons resultados para a estratégia. Portanto, a primeira etapa do Inbound Marketing é atrair pessoas oferecendo um conteúdo que chame a atenção. Ao invés de gastar esforços para atingir pessoas que poderiam (ou não) se interessar pelo seu negócio, o gasto é com a construção de algo que chamará a atenção e atrair pessoas que realmente se interessaram por aquilo.
Para isso, há muitas coisas essenciais para se fazer e trabalhar nesta etapa como blog, SEO, links patrocinados e redes sociais.
2. Converter
Do que adianta atrair sem converter? Para avançar no processo de compra, o visitante precisa se tornar um Lead. Esta conversão consiste no usuário passar suas informações em troca de um material ou outro tipo de benefício.
Para a conversão, há várias formas e elementos que auxiliam neste processo como a criação de ofertas, landing pages e CRO (otimização de conversão).
3. Relacionar
Nem sempre o cliente em potencial está no momento de realizar uma compra. Por isso, é preciso identificar os estágios em que se encontram os Leads e fazer com que eles avancem as etapas para realizar as compras. A melhor forma de dar essa mãozinha para acelerar o processo é nutrir os Leads.
4. Vender
O tão sonhado momento chegou: a venda! Isto pode acontecer dentro do próprio website, em alguns casos deve haver um contato entre o vendedor e o cliente em potencial.
5. Analisar
Como o Inbound Marketing usa o Marketing Digital para realimentar todo o seu processo, é possível monitorar as interações que acontecem nos seus canais, o que pode ser melhorado e possíveis otimizações.
Qual a importância do Inbound Marketing para os negócios?
O Inbound Marketing é um investimento e não um custo, poque todas as ações feitas podem ser mensuradas. Você consegue saber exatamente quantas pessoas visualizaram, interagiram, converteram e compraram em cada campanha por meio de ferramentas como o webanalytics. Todas essas informações possibilitam que você otimize as campanhas para ter um ROI (Retorno sobre investimento) melhor.
Aumentar a visibilidade do negócio, diminuir o custo de aquisição de clientes, atrair clientes em potencial, gerar conteúdos que façam a diferença e otimizar o processo de vendas. O Inbound Marketing serve para todas essas ações que podem transformar o seu negócio.
Por que fazer Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional, é vantajoso e traz resultados.
A integração que as pessoas tem com o digital hoje em dia é algo que deve ser aproveitado. Elas procuram por soluções para seus problemas em mecanismos de busca, leem e-mails e usam as redes sociais frequentemente. Que outro lugar melhor para seu negócio estar do que na internet?
Como posso fazer Inbound Marketing?
Primeiro de tudo, mantenha o foco em criar e compartilhar conteúdo relevante para seu público alvo. Existem muitas formas para praticar o Inbound Marketing:
- Publicação de posts em blog;
- Guest posting;
- Estratégias em Blogs;
- Marketing em Comentários;
- Conteúdo em Mídias Sociais;
- Divulgação de Infográficos;
- Relações Públicas;
- Questionários;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Ebooks e Whitepapers;
- Webinars e Podcasts;
- Social Bookmarking;
- Fóruns online;
- Vídeos online.
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Fontes: