fbpx

Inbound Marketing – O que é e como usar

O Outbound Marketing ou o famoso marketing tradicional busca alcançar o cliente onde quer que ele esteja. Ao contrário disso, o Inbound Marketing é uma forma de marketing que se encaixa conforme as reais necessidades e desejos do cliente.

 

O que é Inbound Marketing?

 

O Inbound Marketing é o marketing que atrai, converte, relaciona, vende e analisa através da criação e compartilhamento de conteúdo para um público-alvo específico. Mas o que cada uma dessas etapas significa?

 

1. Atrair

 

No Inbound Marketing a lógica é o seguinte: sem visitantes no site, sem Leads, sem vendas e sem bons resultados para a estratégia. Portanto, a primeira etapa do Inbound Marketing é atrair pessoas oferecendo um conteúdo que chame a atenção. Ao invés de gastar esforços para atingir pessoas que poderiam (ou não) se interessar pelo seu negócio, o gasto é com a construção de algo que chamará a atenção e atrair pessoas que realmente se interessaram por aquilo.

 

Para isso, há muitas coisas essenciais para se fazer e trabalhar nesta etapa como blog, SEO, links patrocinados e redes sociais.

 

2. Converter

 

Do que adianta atrair sem converter? Para avançar no processo de compra, o visitante precisa se tornar um Lead. Esta conversão consiste no usuário passar suas informações em troca de um material ou outro tipo de benefício.

 

Para a conversão, há várias formas e elementos que auxiliam neste processo como a criação de ofertas, landing pages e CRO (otimização de conversão).

 

3. Relacionar

 

Nem sempre o cliente em potencial está no momento de realizar uma compra. Por isso, é preciso identificar os estágios em que se encontram os Leads e fazer com que eles avancem as etapas para realizar as compras. A melhor forma de dar essa mãozinha para acelerar o processo é nutrir os Leads.

 

4. Vender

 

O tão sonhado momento chegou: a venda! Isto pode acontecer dentro do próprio website, em alguns casos deve haver um contato entre o vendedor e o cliente em potencial.

 

5. Analisar

 

Como o Inbound Marketing usa o Marketing Digital para realimentar todo o seu processo, é possível monitorar as interações que acontecem nos seus canais, o que pode ser melhorado e possíveis otimizações.

 

 

Qual a importância do Inbound Marketing para os negócios?

 

O Inbound Marketing é um investimento e não um custo, poque todas as ações feitas podem ser mensuradas. Você consegue saber exatamente quantas pessoas visualizaram, interagiram, converteram e compraram em cada campanha por meio de ferramentas como o webanalytics. Todas essas informações possibilitam que você otimize as campanhas para ter um ROI (Retorno sobre investimento) melhor.

 

Aumentar a visibilidade do negócio, diminuir o custo de aquisição de clientes, atrair clientes em potencial, gerar conteúdos que façam a diferença e otimizar o processo de vendas. O Inbound Marketing serve para todas essas ações que podem transformar o seu negócio.

 

Por que fazer Inbound Marketing?

 

O Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional, é vantajoso e traz resultados.

 

A integração que as pessoas tem com o digital hoje em dia é algo que deve ser aproveitado. Elas procuram por soluções para seus problemas em mecanismos de busca, leem e-mails e usam as redes sociais frequentemente. Que outro lugar melhor para seu negócio estar do que na internet?

 

Como posso fazer Inbound Marketing?

 

Primeiro de tudo, mantenha o foco em criar e compartilhar conteúdo relevante para seu público alvo. Existem muitas formas para praticar o Inbound Marketing:

  • Publicação de posts em blog;
  • Guest posting;
  • Estratégias em Blogs;
  • Marketing em Comentários;
  • Conteúdo em Mídias Sociais;
  • Divulgação de Infográficos;
  • Relações Públicas;
  • Questionários;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Ebooks e Whitepapers;
  • Webinars e Podcasts;
  • Social Bookmarking;
  • Fóruns online;
  • Vídeos online.

 

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e comente o que achou.

Fontes:

1,2

 

 

 

 

 

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.