fbpx

Conheça a metodologia Scrum e saiba como usá-la

Você já se sentiu perdido ao tentar realizar um projeto? Não sabia como se organizar? Conheça a metodologia Scrum, um framework simples para gerenciar projetos complexos.

Afinal, o que é Scrum?

 

O Scrum é uma metodologia desenvolvida inicialmente para a gestão de projetos de software. Nesta metodologia, a proposta é que o projeto seja dividido em diversos ciclos de atividades em que ocorram reuniões frequentes para que a equipe possa analisar e melhorar o processo visando a agilidade e qualidade.

Ao contrário de muitas metodologias, o Scrum não é padronizado. Seus valores, princípios e práticas deixam a disposição da equipe a gestão dos processos. Ou seja, a base do Scrum é imodificável enquanto sua estrutura é personalizável.

Termos do Scrum

 

Em toda metodologia há alguma palavra técnica, termos e jargões utilizados para explicar algo. Os termos usados no Scrum podem parecer mais complicados do que realmente são. Por isso, vamos explicar eles para você:

  • Sprints: São os ciclos de cada projeto. O tempo de cada ciclo é de no máximo um mês e no mínimo uma semana. O importante é que o tempo seja suficiente para que determinadas tarefas sejam realizadas com agilidade.
  • Sprint Backlog: São as tarefas específicas que serão realizadas em cada Sprint ou ciclo.
  • Sprint Planning Meeting: São reuniões periódicas que ocorrem no início de cada ciclo a fim de planejar e priorizar os itens do Product Backlog que serão desenvolvidos durante o Sprint.
  • Product Backlog: É o conjunto de objetivos do projeto. Se for um projeto de desenvolvimento de software, é o nome dado ao pacote de funcionalidades à implementar em um projeto.
  • Daily Scrum: Reunião diária para acompanhar o projeto. Toda a equipe se reúne para discutir sobre as atividades desenvolvidas, identificar impedimentos, priorizar o trabalho daquele dia e disseminar o conhecimento.
  • Sprint Review Meeting: Reunião final de cada Sprint para apresentação de funcionalidades implementadas e resultados do ciclo. Depois desta reunião a equipe parte para o próximo ciclo.

 

 

A equipe no Scrum

 

No Scrum, há três papéis na equipe: o Product Owner, o Scrum Team e o Scrum Master.

O Product Owner é quem tem o poder de liderança e a responsabilidade de definir requisitos do produto, data de release, quais recursos e funcionalidades serão construídos e a ordem que serão desenvolvidos.  Ele também prioriza e muda os requisitos de acordo com o seu valor no mercado a cada ciclo. E é ele quem aceita ou rejeita o resultado de cada Sprint.

O Scrum Team é multifuncional, podendo ter entre 5 a 9 membros. Ele seleciona os itens, dentre os itens selecionados, que serão executados durante a Sprint. Tem liberdade de realizar o que quiser dentro da Sprint.

O Scrum Master é responsável por ajudar todos os envolvidos, garantindo que o time esteja totalmente funcional e produtivo, e deve entender e manter a base do Scrum.

 

O que há de bom na metodologia Scrum?

 

Há muitos benefícios no Scrum. Além de ser um processo ágil e simples, o Scrum visa a melhoria contínua do processo, a comunicação e interação da equipe, a organização diária e alcance de metas definidas, respostas rápidas às alterações e uma produtividade significativa. Também há a possibilidade de serem implementadas práticas como o Kanban Board e o Burndown Chart.

 

 

Agora que você entendeu sobre a metodologia Scrum, que tal usá-la em seus projetos?

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e comente aqui o que achou.

Fontes:

https://endeavor.org.br/scrum/

http://www.mindmaster.com.br/scrum/

http://www.brq.com/metodologias-ageis/

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *