O Instagram é um espaço ideal para promover um negócio. Uma das redes que apresentam o maior crescimento e engajamento, esta plataforma permite a publicação de vídeos e fotos. Este conteúdo visual é o tipo de publicação mais compartilhado em todo o mundo.
Por que usar o Instagram em seu negócio?
Segundo dados do L2 Business Inteligence, em dezembro de 2013 o Instagram tinha 150 milhões de usuários e apresentava um engajamento 15 vezes maior que o Facebook. Ou seja, os usuários do Instagram comentam e curtem mais.
Um ano depois, o Instagram dobrou o número de usuários, chegando aos 300 milhões, que compartilham mais de 70 milhões de fotos e vídeos todos os dias. De acordo com algumas estatísticas, vídeos e fotos são as publicações mais compartilhadas em Social Media, ou seja, exatamente o que a plataforma do Instagram permite ser publicado.
Isto mostra que esta é uma rede social com um alto nível de engajamento e crescimento. Um ótimo lugar para uma empresa vender.
Outro ponto positivo do Instagram é ele ter sido comprado pelo Facebook, em 2012. Com esta compra, os recursos publicitários do Facebook passaram a ser compartilhados com o Instagram.
Como usar o Instagram para promover o seu negócio
Para usar o Instagram no seu negócio, primeiramente, você deve saber se o seu público está nesta rede e como ele a usa.
Em redes sociais como Twitter e Facebook, é comum encontrar pessoas em busca de informações. Já no Instagram, o foco está totalmente no visual. Por isso, é preciso alinhar os objetivos de sua empresa com o uso de imagens e vídeos que sejam interessantes para seu público no Instagram. Em outras palavras, é preciso adequar sua mensagem ao meio.
Para produtos físicos, como roupas por exemplo, isto é mais fácil. Fotos das roupas e de modelos as vestindo são a primeira coisa a vir na mente. Já produtos digitais e serviços são mais difíceis e necessitam de uma atenção maior para a elaboração do conteúdo.
Não esqueça que seu perfil deve estar público. É um desperdício se esforçar tanto para promover o negócio se o seu perfil estiver fechado, o que limita o conteúdo apenas para quem o segue.
Dicas para encantar o público
1. Conte uma história
Postagens ligadas uma as outras criam um enredo que envolve o usuário e o faz seguir e acompanhar o perfil esperando por mais.
2. Escreva um texto para a imagem
Uma imagem com um texto curto, fácil de entender e com layout limpo. Pode ser uma frase de alguém famoso, um texto motivacional ou até mesmo um poema. Não se esqueça que isto deve estar alinhado aos seus objetivos.
A legenda não deve repetir o que está escrito na imagem. Ela deve servir como uma extensão, reforçar a chamada e o contexto ou adicionar mais informações.
3. Mostre os bastidores do seu negócio
Mostre como sua empresa funciona, a equipe, como algum material foi produzido, o “por trás das câmeras” de uma forma atrativa. Quando um seguidor vê os bastidores, ele se sente mais íntimo com seu negócio.
4. Conte onde você está
Sua empresa está participando ou realizando um evento, está com sede nova, possui outras filiais ou franquias, está aberta a visitas ou coisas do tipo? Diga onde você está. Faça o uso da geolocalização ao compartilhar a foto ou vídeo.
5. Use conteúdo dos seus seguidores
Crie uma hashtag exclusiva para o seu negócio e incentive seus seguidores a usar ela. Você pode repostar estas fotos no perfil ou reutilizar em alguma campanha. Esta prática é uma ótima maneira de promover a marca e melhorar o relacionamento com o público.
Algumas lojas de roupa, como a Hering, repostam fotos de pessoas influentes no seu perfil. Já restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do ramo alimentício repostam as fotos que seus clientes postam da comida. Esta prática demonstra que sua marca é confiável e tem a aprovação de muitas pessoas. Isto gera confiança no seu negócio.
6. Crie sorteios e concursos com o uso de fotos
Esta prática pode aumentar o número de seguidores e gerar mais engajamento com a marca. Porém, após o sorteio ou concurso ser encerrado, muitas pessoas irão deixar de seguir o perfil por não ter mais interesse.
Muitas empresas sorteiam brindes pelo Instagram. Algumas pedem para que o usuário poste uma foto com o perfil da empresa mencionado ou alguma hashtag em específico. Outras postam uma foto oficial do concurso em que o usuário, para participar, deve curtir a foto, seguir perfis indicados e marcar amigos nos comentários.
Há diferentes meios de executar esta prática. Mas é fundamental que esteja tudo bem definido e tenha um objetivo.
7. Crie anúncios que não se pareçam com anúncios
Uma ótima maneira de criar anúncios que não tenham cara de anúncio é imitar os seus clientes. Poste fotos e vídeos como se fossem de um pessoa, não de uma empresa que quer vender.
8. Conquiste seguidores com o visual
Os usuários do Instagram buscam por fotos e vídeos interessantes. Ou seja, o essencial de uma postagem nesta plataforma deve estar contido no visual. Ela deve ser interessante ou bonita para alguém se envolver com ela.
9. Interaja
Comente nas fotos dos seus seguidores ou de pessoas que tenham perfil para isso. Responda à comentários no seu perfil. Mas claro, tome cuidado. Não force a barra, não seja inconveniente e não fuja do contexto do seu negócio.
10. Compartilhe em outras redes
O conteúdo do seu Instagram pode ser compartilhado em outras redes como o Twitter, Faceboo e blog. O conteúdo de cada uma das redes pode estar ligado e direcionado ao de outra.
11. Vídeos DIY, manual de instruções e dicas rápidas
Como criar vídeos interessantes? Pode ser um Do It Yourself ensinando algo interessante e que tenha a ver com seu negócio, um vídeo que instrua como usar o seu produto ou serviço ou um vídeo de dicas rápidas. Estes tipos de vídeo envolvem mais o público por apresentarem um conteúdo interessante e de utilidade.
Como usar a hashtag?
Muitas pessoas e empresas usam a hashtag para evidenciar uma frase curta ou por acharem ser uma tendência. Na verdade, a hashtag é uma forma de organizar o conteúdo por palavras chave. Usar a hashtag certa pode fazer com que muitas pessoas encontrem o seu perfil.
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Cuidado ao criar a hashtag
Crie uma hashtag fácil de ser escrita. Não use espaços e caracteres especiais. Por exemplo, se você criarmos #sapienssolutions, há mais chances das pessoas escreverem certo. Ao contrário de #sapiens_solutions, que pode ser escrita por engano de diferentes jeitos: #sapiens solutions, #sapiens.solution, #sapienssolutions.
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Não exagere na #
Colocar muitas hashtags em uma publicação não deixará sua foto mais atraente e pode até espantar seus seguidores. O ideal é que cada imagem ou vídeo tenha no mínimo uma e no máximo três hashtags e que todas tenham a ver com a publicação.
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Use hashtags contextualizadas
Hashtags próprias e que possuem menos resultados na busca fazem com que sua publicação seja mais fácil de ser encontrada.
Além disso, use hashtags que realmente condizem com o conteúdo e a empresa. Não adianta colocar uma hashtag que apresente poucos resultados na busca se ela não fizer sentido na sua publicação.
Instagram for business
Em Junho de 2016, o Instagram lançou sua ferramenta para empresas. Nomeada de Instagram for Business, ela possibilita a criação de perfis de negócios, métricas e a criação de anúncios dentro do aplicativo.
Para criar uma conta corporativa basta ir as configurações no Instagra, clicar no ícone referente ao perfil empresarial e preencher os formulários.
Para criar esta ferramenta, a empresa entrevistou centenas de empresas para entender o que era preciso para melhorar a experiência delas no Instagram. A partir disso, três pontos ficaram evidentes: as empresas desejavam se sobressair no Instagram, queriam mais informação sobre sua performance após publicar e, por fim, atingir mais pessoas.
Com estas respostas, o Instagram criou estas três ferramentas para o Instagram for Business:
1. Business Profiles
Esta ferramenta gratuita permite que a empresa configure como quer ser encontrada por seus clientes. Pode ser por e-mail, telefone ou mensagem. O Business Profiles também permite acessar métricas e promover posts.
Só é possível abrir um perfil de empresa caso ela tenha uma página no Facebook. Segundo o Instagram, as credenciais de pagamento do Facebook podem ser usadas na plataforma do Instagram e as informações de endereço, telefone e website podem ser importadas.
2. Insights
A ferramenta Insights mostra ao negócio informações sobre quem segue o perfil no Instagram e quais publicações ficam melhores. Ao conhecer sua audiência, seu comportamento e dados demográficos, fica mais fácil criar conteúdo relevante e saber quando publicar.
3. Promoção
Diretamente de dentro do aplicativo, é possível transformar publicações em anúncios. Basta adicionar um botão encorajando sua audiência a interagir em um post já publicado. Para escolher o público alvo, você pode fazer isto manualmente ou deixar que o Instagram faça. Defina o período que deseja que o post seja promovido e pronto. Simples, rápido e fácil de fazer, diretamente pelo aplicativo.
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Fontes:
2 comentários em “O uso do Instagram para promover o seu negócio”
Interessante.
muito legal!