Hoje vamos falar sobre uma das tecnologias mais disruptiva do mercado – Blockchain. Os negócios estão mudando graças a esta tecnologia que, através de técnicas criptográficas, agiliza transações complexas de forma confiável e compartilhada. Além disso, temos uma surpresa para você!
O que é Blockchain e como funciona?
Há anos os negócios são registrados em registros contábeis. Porém, sempre foram reservados, sem que o público tivesse acesso a eles. São usados intermediários para ter acesso as informações, facilitar e aprovar as transações. Bancos, contadores, tabeliões, governos e o dinheiro físico, por exemplo, são os denominados “Intermediários Confiáveis”.
O Blockchain é uma estrutura de dados dos registros de transações de criptomoedas. Funciona como um livro-razão, com todo o agrupamento de registros contabilísticos de uma empresa, porém público, compartilhado, não controlado por ninguém e digital.
No Blockchain, cria-se o consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, eliminando a intermediação de terceiros. São registradas todas as transações, incluindo informações como data, hora, participantes e quantias de cada transação.
A estrutura do Blockchain é formada por uma rede de vários computadores, em que cada nó possui uma cópia completa do Blockchain. Esta rede ponto a ponto permite que as transações sejam realizadas de uma parte a outra sem precisar da intermediação de terceiros e de um regulador para prevenir problemas como o de duplo gasto.
Cada transação é assinada digitalmente para garantir a autenticidade e evitar fraudes e adulterações. Há um consenso entre a maior parte dos participantes da rede para um bloco de transações ser aceito. Se alguém tentar corromper uma transação, os nós não entram em um consenso e a transação será recusada.
Ou seja, uma transação é aceita e tem suas informações registradas por unanimidade. Assim, o Blockchain é uma fonte de confirmação compartilhada e confiável.
O que é Bitcoin?
A Bitcoin é uma moeda totalmente virtual. Ela não tem sua emissão controlada por uma instituição financeira, como um banco. Ela é produzida descentralizada por milhares de computadores de usuários que permitiram que a capacidade de suas máquinas fosse usada para criar bitcoins e registrar as transições feitas, como já explicamos.
O processo de nascimento de uma bitcoin chama-se mineração. Em uma competição na rede, os computadores conectados à ela buscam a solução para problemas matemáticos. O ganhador recebe um bloco da moeda.
Esta moeda foi criada em 2009. Qualquer um com o software poderia minerar. A medida que os interessados foram aumentando, a mineração ficou apenas para quem possuía super máquinas.
Além de minerar, é possível adquirir bitcoins comprando em casas de câmbio ou aceitando como pagamento ao vender algo.
As bitcoins são armazenadas em uma espécie de carteira virtual que o usuário possui ao se cadastrar no software. O usuário também recebe um código de letras e números chamado “endereço” que é utilizado nas transações. Assim, a identidade do comprador e vendedor são mantidas no anonimato, enquanto a transação é exibida publicamente.
O valor da bitcoin segue as regras do mercado. Então, quanto maior a demanda, maior a cotação. A moeda explodiu nos primeiros cinco meses de 2017, sendo negociada a pouco mais de mil dólares em 1º de janeiro e chegando a 2,4 mil dólares no final de maio.
Segundo entusiastas, este movimento de alta deve continuar a medida que surgem novos interessados e cresce a aceitação.
Evento da Sapiens Solutions sobre Blockchain e criptomoedas
Quer saber mais sobre Blockchain e criptomoedas? A Sapiens Solutions realizará seu evento “Blockchain – O Futuro Chegou” no dia 20 de setembro de 2017.
O curso contemplará conceitos básicos, aplicações, mercado atual e futuro e as criptomoedas. Quem ministrará será o fundador e sócio da Sapiens Solutions, Guilherme Reis.
Além da entrada para o evento e o certificado nominal, o inscrito está convidado para participar do happy hour para conversar e realizar networking, e ainda tem direito a um hambúrguer gourmet e uma cerveja ou refrigerante no dia do evento!
O evento acontecerá no ImpactHub BH, na avenida Getúlio Vargas, 1492, 2º andar, Savassi, amanhã (20/09/2017).
Para fazer sua inscrição, clique aqui.
Use o código promocional Block15 para ganhar 15% de desconto.
Fontes: