O termo branded content traduzido para o português seria a expressão conteúdo de marca, ou seja, geração de conteúdo que se relaciona com o universo da marca para divertir o consumidor, sem ter foco na venda.
Ele é flexível, adaptável, envolve publicidade, informação e entretenimento e pode ser desenvolvido através de variados canais e formatos, até mesmo em aplicativos.
O Branded Content é estruturado em campanhas, muito semelhante a estrutura da publicidade tradicional. O conteúdo é elaborado para fazer sentido dentro de um contexto específico e temporário.
A ideia é que o consumidor tenha acesso a um conteúdo que traga diversão e informação e que seja claro que foi a empresa quem produziu.
Por que investir em Branded Content?
Já que o objetivo do Branded Content não é a venda, por quais motivos uma empresa deve investir nele?
Deixe as vendas para a propaganda e até mesmo para o conteúdo, em alguns casos. O Branded Content tem como objetivo:
- Definir ou reforçar o posicionamento de marketing: para mostrar o diferencial da marca para o público, gerando valor agregado a marca e confiança na compra;
- Aumentar o valor da marca: reconhecer a empresa como uma especialista no mercado;
- Lembrança espontânea de marca: o consumidor pode lembrar da marca a qualquer momento e ela passa a se tornar uma referência;
- Criar conexão com o público-alvo ao incitar conversas sobre a marca: as pessoas conversarão sobre sua marca e a indicarão para conhecidos.
O Branded Content pretende desenvolver um bom relacionamento do público com a empresa. Isto não significa gerar vendas, mas influencia diretamente nelas.
Branded Content é a mesma coisa de Marketing de Conteúdo?
Apesar de compartilharem a mesma ferramenta principal, o Branded Content e o Marketing de Conteúdo não são a mesma coisa e um não é uma subcategoria do outro.
O Branded Content tem tudo focado no posicionamento e divulgação da marca, sem focar nas vendas.
Já o Marketing de conteúdo possui diversos focos como engajar uma audiência, fidelizar clientes, gerenciar novos leads, recrutar novos talentos, educar os consumidores de um produto e outros. Ele também influencia diretamente no aumento das vendas porque conduz o consumidor desde a descoberta da empresa até a decisão de compra.
Não focar nas vendas não significa que o Branded Content não influencie nelas. O que acontece é que esta influência é indireta, desenvolvida a partir do sentimento que o público tem pela marca.
O Branded Content usa como referência o mundo do entretenimento. Como o cinema, a televisão, a internetl, a tecnologia. Enquanto isso, o Marketing de conteúdo lida com informação.
Outra grande diferença é que enquanto o Branded Content funciona como campanha, o marketing de conteúdo é feito de maneira contínua, regular e consistente para gerar resultados.
É errado dizer que marketing de conteúdo é melhor que branded content ou o contrário, assim como é errado achar que um é superior ao outro. São duas abordagens diferentes que podem trabalhar juntas e gerar bons resultados. Assim, sua empresa alcança o máximo de brand awareness e os melhores resultados em vendas em uma tacada só.
4 dicas para fazer Branded Content
1. Crie uma boa história
Crie uma história que tenha um enredo autêntico para atrair a atenção do público-alvo. Não se esqueça que um roteiro criativo e estruturado faz com que a história seja mais interessante ainda.
É importante que o público se identifique com o personagem e o enredo da história. Assim, fica mais fácil criar e fortalecer vínculos.
Um roteiro comovente que envolva emocionalmente contribui para a aproximação entre a marca e o público. Toda história possui momentos de tensão e conflito, mas o final feliz para o herói é a parte mais esperada pelo público.
2. Foque na mensagem e deixe a venda de lado
Branded Content é uma estratégia de gestão de marca, não uma estratégia de vendas. O que importa, então, é a mensagem que revela a missão, valores, princípios e ideias da marca.
3. Entenda o público
Nenhuma marca mantém sua posição no mercado e desenvolve produtos e serviços bons se não conhecer as necessidades e interesses do público alvo desejado. É necessário entender isto para desenvolver o conteúdo que será publicado nas redes sociais.
O público só se relaciona bem com marcas que realmente o entenda, que dizem o que interessa a sua audiência.
4. Crie e reforce a identidade da marca
A marca é a identidade da empresa. É ela que seu público reconhecerá ao ver um produto ou serviço seu. A história, missão e valores da sua empresa podem estar sintetizados em uma marca que precisa ser revitalizada de tempos em tempos.
O Branded Content tem como foco nutrir a relação entre público e marca através de um conteúdo relevante, com valores e relevância.
Case da Dove “Real Beleza”
A Dove é uma empresa muito conhecida por atingir sempre um ponto de incomodo nas suas campanhas.
No vídeo abaixo, mulheres se descrevem para um desenhista fazer um retrato falado. Depois, outra pessoa a descrevia para um outro retrato. No final, os resultados eram comparados.
O primeiro resultado era sempre uma figura mais fechada e séria, enquanto o que as outras pessoas descreviam era figuras mais bonitas, alegres e abertas.
Esta campanha demonstrou uma grande relevância para o público alvo da Dove. A maneira como foi conduzida e a sensibilidade da campanha desempenharam um papel fundamental nos resultados.
O vídeo possui mais de 2 milhões de visualizações no Youtube e fez a Dove se posicionar como uma marca que valoriza todas as mulheres e a “real beleza” de cada uma.
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Fontes