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Porquê fazer o controle de estoque

Depois de ler o nosso artigo sobre as vantagens de levar a loja física para a internet, você deve entender porque é tão importante gerenciar o seu estoque. Muitos e-commerce falham nas vendas por não terem controle de estoque. Vendem mais do que possuem e, além de prejudicarem o cliente pela demora da entrega, queimam a imagem da loja.

Para isso não acontecer, é importante saber controlar o seu estoque para garantir boas vendas e clientes satisfeitos com seu serviço.

O controle de estoque serve para vender apenas os produtos que a loja realmente tenha. Os produtos em falta ficam indisponíveis para o cliente.

Esse gerenciamento evita investir em vão na publicidade do produto. Se poucas peças estiverem disponíveis na loja e houver uma grande procura por elas pela publicidade que foi feita, você estará desperdiçando seu investimento na publicidade porque não tem a quantidade de peças necessárias para suprir as demandas geradas.

Há lojas virtuais que vendem produtos consignados ou por encomenda, portanto não possuem estoque físico pois encomendam o produto diretamente do fabricante após o produto ser comprado no e-commerce.  Está técnica é arriscada porque se o fabricante não entregar o produto ou demorar com a entrega, o nome que estará em jogo é o da sua loja que foi onde seu cliente comprou o produto.

Grande parte dos cancelamentos de compra por clientes são ocasionados pela demora na entrega causada pela falta de produtos no estoque. Para isso não acontecer, é necessário ter uma boa gestão da logística interna, saber gerenciar os processos de alocação, propriedade e organização das mercadorias.

 

Dicas de como fazer o controle de estoque

Para controlar seu estoque, nós recomendamos seguir essas dicas:

 

1. Entender seu negócio

Qual é o se negócio? Quem é o seu público? O que é o seu produto? Como seu negócio funciona? Pensar sobre essas perguntas é fundamental para entender como gerenciar seu estoque, pois estas informações influenciam diretamente no seu inventário. Nenhuma loja é igual a outra. Os produtos podem ser de fabricação própria, artesanal ou produtos de outros negócios que serão revendidos e isto deve ser considerado no planejamento do seu estoque.

 

2. Bom controle sobre o estoque

É importante saber quais produtos entram e saem de sua loja. Tanto o excesso de produtos como a falta deles prejudicam os seus resultados. Um bom auxílio para ter um gerenciamento prático e eficiente são os sistemas de gestão de estoque integrados com a plataforma de venda.

Com o uso de um desses sistemas é possível saber quando repor o estoque ou quando um produto está encalhado. O sistema de gestão também ajuda a manter a rotina da verificação do estoque e estar sempre atualizado sobre a situação dele.

 

3. Mapear o fluxo

Como já foi dito, é importante saber a entrada e saída dos produtos. Assim como nas lojas físicas, é essencial saber os períodos sazonais em que o produto costuma vender mais. Em datas como o Natal, Dia das Mães, Dia dos namorados, Dia das crianças as vendas são maiores e para sua loja se beneficiar com isto é preciso pensar na quantidade de produtos no estoque.

 

Fontes

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