Terceirizar ou internalizar o desenvolvimento de software na sua empresa para uma Software House? Redução de custos é a causa primária para investir na Automação inteligente de TI para empresas de diversos segmentos.
A dúvida em torno da terceirização de serviços de TI, como desenvolvimento de softwares, ERPs, criação de lojas online, aplicativos mobile, body shop – alocamento de especialistas para projetos curtos – como migração de softwares, atualização e modernização de sistemas legados dentre outros projetos específicos como gestão cloud e cibersegurança, é muito comum em empresas novas, especialmente nos setores de tecnologia, indústria e serviços, que buscam por soluções tecnológicas personalizadas através de projetos de desenvolvimento acelerados, com orçamento limitado.
Vivemos um momento único: uma onda de crescimento tecnológico que vem remodelando o mundo e criando novos negócios e mercados exponenciais. As novas aplicações de inovação em tecnologia redefinem estruturas de negócios, exigindo dos líderes de TI, como fundadores de startups, CTOs, diretores e gerentes de TI escolhas mais assertivas sobre onde mudar e investir.
A sobrevivência das Startups
As startups, por exemplo, estão totalmente inseridas neste contexto. Uma startup é uma empresa recém criada (na sua maioria) e que nasce em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. Esses negócios estão em fase de desenvolvimento e possuem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio disruptivo e inovador. Diferente dos negócios tradicionais, a inovação e as constantes mudanças de mercado e comportamento do consumidor, permeiam este tipo de modelo de negócio.
Outro ponto singular para esses negócios, é a “sobrevivência” e o batimento das metas no fim de cada quarter. Para sobreviverem no mercado, as startups precisam passar por uma transformação digital, ser inovadoras e adquirir novos clientes B2B ou B2C com budget reduzido. As equipes de desenvolvimento são, em geral, fullStack e incentivadas a desenvolverem novas soft e hard skills para manter entregas e inovação full time, com pouco pessoal.
Pesquisas e dados confirmam, segundo relatório da Deloitte em 2020, uma análise Global sobre terceirização, já apontava, há 5 anos atrás, em seus indicadores a redução de custos como principal razão para adotarem essa estratégia como alternativa para negócios de segmentos diversos.
Esse estudo também destacou o impacto recente da pandemia de Covid-19, que tornou ainda mais evidente a necessidade de flexibilidade e otimização de recursos na mudança de perspectiva das instituições que desejavam atravessar a crise financeira.
Já a pesquisa “Automation with intelligence” de 2019, também conduzido pela Deloitte, revelou que:
58% Dos executivos entrevistados relataram que suas organizações haviam iniciado a jornada de automação inteligente. Além disso, 8% dos entrevistados afirmaram estar automatizando em escala (51 ou mais automações), o dobro do percentual observado em 2018.
Enfim, se você está na dúvida entre contratar uma equipe interna ou optar por uma software house, apresento cinco motivos que vão te convencer de que a terceirização é o melhor caminho.
1. Foco na qualidade e Redução de Custos em TI
Manter uma equipe de TI interna é caro. Salários altos, encargos, treinamentos, equipamentos e esforços de endomarketing para diminuir o turnover de programadores… tudo isso pesa no orçamento.
Ao escolher a automação inteligente de TI, é estipulado um valor de investimento por contrato limitado e pronto, a sua empresa paga apenas pelo serviço contratado, sem a necessidade de lidar com todos esses custos extras. O outsourcing de TI permite que você tenha uma equipe completa de desenvolvedores especialistas em back-end e front-end, consultores em produtos digitais, gerentes de projetos e outros especialistas como designer UX, engenheiros de QA, analistas de dados, infraestrutura e cloud, etc.
2. Especialização tecnológica
Contratar desenvolvedores experientes não é uma tarefa fácil. Além de serem disputados pelo mercado, eles exigem altos salários e investimentos contínuos em capacitação.
A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estimou que:
Entre 2021 e 2025, haverá uma demanda de 797 mil talentos na área de tecnologia no país. No entanto, com o número de formandos aquém da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil profissionais, totalizando 530 mil em cinco anos.
Devido a essa alta demanda e à escassez de profissionais qualificados, aumentaram o surgimento de plataformas especializadas no recrutamento de desenvolvedores, que oferecem serviços de recrutamento e seleção de talentos na área tech.
Esses dados evidenciam o crescimento e a importância da terceirização de produtos digitais, refletindo a contínua expansão do setor de tecnologia e a necessidade de profissionais qualificados para atender às demandas do mercado.
O que é consultoria em produtos digitais e como ela pode ajudar na transformação do meu negócio?
Uma software house, por exemplo, já conta com profissionais qualificados e atualizados com as últimas tecnologias. Isso significa que você terá acesso a um time multidisciplinar, com experiência em diversos projetos e metodologias ágeis, sem precisar gastar tempo e dinheiro na formação de uma equipe interna.
Fases de um projeto:
a. Planejamento: o planejamento detalhado é o primeiro passo no desenvolvimento do MVP de um software ou aplicativo. A software house e o cliente se reúnem para levantar e analisar todos os requisitos da aplicação. Define-se aspectos essenciais, objetivos do projeto, recursos e funcionalidades a serem desenvolvidos, prazos, pessoal, recursos e tudo que o projeto vai depender. Essas informações são fundamentais para garantir que o produto atenda às expectativas do cliente e seja eficiente para os usuários finais.
Além disso, há um trabalho minucioso de engenharia de requisitos, cujo objetivo é gerar uma documentação completa contendo todas as especificações necessárias para o desenvolvimento, atualização e manutenção da aplicação. Esse documento é chamado de documentação de requisitos e serve como um guia essencial durante todo o ciclo de vida do software.
b. Desenvolvimento de software sob medida: é na fase de desenvolvimento onde a ideia ganha forma. Nesta etapa, profissionais de diferentes áreas unem esforços para transformar os requisitos documentados em uma tecnologia sob medida funcional. São aplicados conhecimentos técnicos garantindo que cada parte da aplicação seja construída com qualidade e eficiência.
c. Testes e Ajustes: fase onde o software passa por rigorosas validações da equipe de teste, produtos e outras áreas da empresa para identificar e corrigir possíveis falhas. Geralmente, o software é testado em um ambiente de teste ou é disponibilizado em fase Beta para uma parcela pequena de clientes.
A participação de usuários reais nos testes é essencial para obter feedbacks externos de usabilidade e aperfeiçoar o desenvolvimento de softwares B2B antes do lançamento, proporcionando a melhor experiência ao usuário final.
d. Implantação: após as validações e ajustes necessários, chega o momento do go-live, ou seja, a entrega oficial do software ao cliente.
Nessa etapa, a automação inteligente de TI garante a performance e que a aplicação esteja pronta para uso.. Caso seja necessário, ajustes finais ou manutenções podem ser realizados para garantir que o software continue operando da melhor forma possível.
Após a fase de implantação, é muito comum que alguns negócios realizem a divulgação e promoção da solução que foi desenvolvida, seja uma nova versão ou um novo produto, a novidade é distribuída estrategicamente para os clientes através da comunicação ou como um gancho para criação de uma nova campanha de marketing.
3. Foco no Core Business da Empresa
Desenvolver software para clientes B2C internamente pode desviar sua atenção do que realmente importa: o seu negócio.
Há cenários em que internalizar o desenvolvimento pode ser vantajoso, como quando a tecnologia é o core business da empresa ou quando há uma necessidade contínua e altamente customizável de desenvolvimento.
No entanto, para a maioria das empresas que buscam soluções eficientes, a terceirização ainda é a melhor opção.
Quais são os benefícios de usar soluções sob medida no desenvolvimento de projetos de TI? Ao optar pelo desenvolvimento de software terceirizado, você libera tempo e recursos para que sua equipe de programadores foque seus esforços na estratégia e na inovação de projetos de Growth e atração de novos clientes.
Além disso, a curva de aprendizado de uma equipe interna pode ser longa, impactando diretamente o tempo de entrega das soluções tecnológicas necessárias para seu crescimento. Uma software house traz consigo também o know-how de múltiplos projetos em diferentes setores, garantindo que sua solução seja desenvolvida com as melhores práticas e inovações do mercado.
4. Agilidade e Escalabilidade
Com uma equipe de TI terceirizada, é possível aumentar ou reduzir o time conforme a demanda e projetos pontuais, evitando a ociosidade de funcionários internos quando não há demanda constante, garantindo que o projeto seja entregue dentro do prazo e sem comprometer a qualidade.
Você também contrata um pacote de habilidades especializadas, pois empresas terceirizadas de TI já possuem experiência em tirar a ideia do papel de múltiplos projetos de diversos setores, com vasta experiência em idealização de produtos digitais, métricas e inovação incremental para o produto.
O que é o conceito de squad ágil e como ele pode impactar os projetos de TI? A padronização e as melhores práticas aplicadas pela as outsourcing de TI, como processos ágeis, metodologias scrum, design thinking e etc, garantem performance e entregas rápidas e eficientes capazes de aumentar a qualidade e reduzir falhas.
Como a modernização de sistemas legados pode melhorar a eficiência de TI na minha empresa? Essas vantagens também se aplicam a atualizações e manutenção do software. Se surgir a necessidade de novos recursos ou melhorias, a equipe de tecnologia terceirizada pode rapidamente adaptar a solução de TI, sem a necessidade de reestruturar um departamento interno de TI.
Ao contratar uma automação inteligente de TI, sua empresa conta com um suporte técnico especializado para garantir o funcionamento contínuo da aplicação. Isso inclui correções e atualizações para acompanhar as mudanças do mercado.
Uma equipe terceirizada garante que seu software esteja sempre atualizado, sem que sua equipe interna precise se preocupar com problemas técnicos inesperados. Além disso, as software houses oferecem SLAs (Acordos de Nível de Serviço) que estabelecem tempos de resposta e resolução de problemas, garantindo eficiência e segurança no suporte prestado.
Outro diferencial é a implementação de melhorias contínuas. Conforme novas tecnologias e tendências surgem, sua aplicação pode ser aprimorada para garantir competitividade no mercado. Isso evita que seu sistema se torne obsoleto e oferece a possibilidade de integração com sistemas em TI, com novas ferramentas e soluções que impulsionam seu negócio.
5. Menos Burocracia, Mais Eficiência
Empresas de software especializadas estão sempre atualizadas com as regulamentações de segurança e privacidade, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso significa que os sistemas desenvolvidos seguem normas rígidas de conformidade, reduzindo riscos de vazamento de dados e ataques cibernéticos.
Além disso, essas empresas adotam protocolos avançados de segurança, como criptografia de ponta a ponta, autenticação multifator e monitoramento contínuo de ameaças. Esses mecanismos ajudam a mitigar riscos e a garantir que os dados da sua empresa estejam sempre protegidos contra violações e ataques cibernéticos.
A SSX é especialista em tirar ideias do papel, idealizando produtos digitais de diferentes tipos e segmentos de negócios. Entregamos inovação incremental para produtos, através de serviços como Body Shop, Outsourcing, Gestão de projetos e Squads Ágeis, além de profissionais experientes no uso de métricas de produto e metodologias ágeis para acelerar projetos. Assim, a SSX cria softwares sob medida, aplicativos mobile, melhora a performance de sistemas, integra novas tecnologias e upgrades de sistemas legados, permitindo que empresas modernizem suas infraestruturas tecnológicas de forma personalizada e segura.
Além disso, a SSX fortalece a segurança cibernética das empresas por meio de serviços como Pentest, avaliação de segurança e adequação à LGPD, protegendo dados e mitigando riscos. No setor de Cloud, é especialista na gestão de AWS, GCP e Azure, promovendo observabilidade, mobilidade e otimização de custos. O modelo de Outsourcing da SSX também agrega valor ao possibilitar a escalabilidade flexível das operações, enquanto as Squads Ágeis oferecem times multidisciplinares focados em entregas rápidas e eficientes. Com um portfólio robusto, a SSX impulsiona a transformação digital, garantindo inovação, segurança e crescimento sustentável para seus clientes.