fbpx

Marketing de relacionamento: o que é e como utilizar de forma assertiva

Um dos maiores problemas para as empresas nos dias atuais é a constante mudança no hábito de consumo das pessoas.

Não à toa, foram desenvolvidas várias estratégias para tentar reverter essa perda de clientes e vendas no comércio.

Entretanto, é preciso saber executar de forma correta para obter resultados satisfatórios não apenas em curto prazo, mas também em médio e longo, que é o mais importante.

Isso quer dizer que, para reter os clientes, é necessário conhecer como eles consomem e então trabalhar o relacionamento com cada um de forma atenciosa.

Por isso, conheça agora como começar a utilizar o marketing de relacionamento.

Entenda como funciona o marketing de relacionamento

Antes de uma pessoa virar cliente, ela é conhecida como lead frio ou quente, sendo o frio alguém que precisa de mais tempo para ser conquistado e o quente alguém já pronto para consumir com você.

Então, a partir do momento que o lead vira um cliente, está na hora de investir no marketing de relacionamento, como a estratégia em que a empresa trabalha para se aproximar dos clientes de forma amistosa e saudável.

Para isso são realizadas diversas ações focadas neles, como tratamentos diferenciados, promoções e boas propostas de vendas para que eles se sintam mais confortáveis em consumir da empresa.

Assim, é desenvolvido um relacionamento constante em que você executa a fidelização do cliente com satisfação, já que traz benefícios a longo prazo para a empresa.

Saiba como e por que utilizar o marketing de relacionamento  

As ações que devem ser trabalhadas para o relacionamento com os clientes são bem mais fáceis do que você pode imaginar, só é necessário saber a maneira certa de executá-las.

Com um bom planejamento de estratégias com a sua equipe, seus clientes ficam extremamente satisfeitos com a empresa a curto, médio e longo prazo.

Por isso, antes mesmo de pensar como abrir um negócio com pouco dinheiro, por exemplo, entenda quais estratégias você deve adotar. Vamos às dicas?

E-mail marketing

Com o disparo de e-mail marketing para seus clientes, você consegue manter um contato direto e constante.

Para isso, ofereça promoções, anuncie novidades, dê a possibilidade de compras em pré-venda, envie pesquisa de satisfação de pós-venda, parabenize nos aniversários e ofereça desconto no mês em questão.

Assim é desenvolvido a ação de encantamento, bastante praticada no inbound marketing, por exemplo.

Redes sociais

Uma das formas mais fáceis de realizar um contato diário com os clientes e mostrar como você se importa em se manter próximo é através de redes sociais. 

Para isso, faça uma conta no Instagram, Twitter ou Facebook, poste fotos com perguntas interativas, produtos que serão lançados em certa data, promoções, sorteios, entre outras coisas que vão estimular um bom relacionamento. 

Além disso, é um canal em que os clientes podem ter uma comunicação mais facilitada com a empresa para tirar dúvidas, fazer reclamações e sugestões, o que dá uma sensação de resolução prática para eles. 

Pesquisas de satisfação

A coleta de feedbacks é algo que deve ser realizado regularmente para que você saiba quais são as estratégias de vendas e produtos que estão dando certo e quais não.

Com isso, você pode investir em melhorias constantemente no seu negócio, além de passar a imagem de que você se ouve e que se importa com a opinião de cada um.

Atendimento diferenciado 

Crie conteúdos que sejam exclusivos para seus clientes, ou seja, ao invés de trabalhar o e-mail marketing enviando promoções de produtos gerais, envie o que você sabe que ele gostaria de consumir.

Dessa forma você continua nutrindo a relação mais individualmente com os consumidores, a fim de sempre mostrar que tem o produto certo para oferecer, até que ele entenda que precisa comprar.

Programa de fidelidade

Programas que incentivam a fidelidade do cliente é uma das chaves para o sucesso de uma empresa, já que compradores ativos a longo prazo é um dos objetivos principais.

Portanto, trabalhe estratégias que envolvam benefícios e promoções para que os clientes continuem comprando com sua empresa. 

Além disso, uma boa marca sempre gera boas recomendações e, com clientes fiéis, você tem o benefício da famosa propaganda “boca a boca”.

Com isso, mais consumidores são atraídos para realizar compras na sua empresa.

Quando você passa a adotar as melhores estratégias de relacionamento com seus clientes, verá que o retorno financeiro é muito satisfatório.

Portanto, não precisa ficar preocupado com a possibilidade de ter baixas nas vendas e ir atrás de soluções para uma renda extra

Por isso confie no seu potencial e faça com que seu negócio decole mais do que qualquer outro no mercado. 

Tenha um reconhecimento dos seus clientes e se torne uma das melhores marcas.

 

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Meu Ideal

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *