fbpx

Como aumentar o faturamento da sua empresa com a sustentabilidade

Você provavelmente já ouviu falar em sustentabilidade, certo? Ela se trata de um conceito que explora diversas atividades – inclusive no ramo empresarial.

Afinal, com a sustentabilidade, uma empresa consegue atrair mais clientes que compartilham do mesmo pensamento, ter uma marca fortalecida no mercado, aumentar o faturamento e, além de tudo, contribuir com a conservação da natureza!

Para você ter uma ideia de como a sustentabilidade se tornou uma tendência, segundo uma pesquisa feita pela revista Exame, 84% das empresas entrevistadas avaliam anualmente seus impactos ambientais, enquanto 45% desenvolvem pesquisas e inovam para utilizar recursos de maneira mais eficiente.

Por isso, seja em uma indústria de detector de gás, indústria ou comércio, é possível aumentar o seu faturamento e garantir um mundo mais sustentável.

Quer saber como fazer isso? Neste post nós vamos te mostrar como utilizar as práticas sustentáveis para se destacar no mercado e ajudar o meio ambiente. Confira!

1. Produza apenas o necessário

A superprodução é uma das principais vilãs da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, dos custos empresariais.

Além dessa prática sobrecarregar o estoque de uma empresa, mobilizando seus ativos, ela ainda indica que você está gastando mais do que deveria com mão-de-obra e máquinas e equipamentos.

Especialmente para as indústrias que fabricam recursos como calhas e rufos, entre outros, o ideal é que a mesma consiga produzir de acordo com a sua demanda real, ou seja, organizar apenas o que será vendido durante um determinado período.

Com um fluxo de produção adequado, uma empresa também consegue reduzir seus custos de produção e ter um estoque mais otimizado.

2. Sistematize a entrega

Além da produção, o sistema de entrega também é um dos principais responsáveis por reduzir a margem de lucro da empresa.

Uma vez que perdas ou danos acontecem aos seus produtos no caminho até o distribuidor ou cliente, você perde dinheiro e precisará de retrabalho para entregá-lo novamente. Tudo isso também alavanca em mais produção e, consequentemente, prejudica o meio ambiente.

Por isso, outra prática sustentável e que irá aumentar o seu faturamento é traçar bem o que precisa ser entregue e como isso será feito. Conheça a transportadora contratada, seu histórico e métodos de entrega.

3. Organize e ajuste os recursos

Por fim, também é essencial que o espaço físico da sua empresa esteja organizado. Quando todos os recursos estão posicionados para trazer mais funcionalidade ao ambiente, o rendimento dos funcionários é maior e melhor.

Especialmente quando se trata de ítens para decorar o ambiente, invista em recursos ecológicos e sustentáveis, assim como a fonte de energia e lâmpadas.

Além dos itens sustentáveis serem mais baratos, eles também contribuem com a conservação da natureza.

E se você tem uma empresa de manutenção em disjuntores, por exemplo, lembre-se também de organizar os processos produtivos do seu negócio de forma que seja mais otimizado e eficiente, para evitar possíveis perdas de materiais!

Agora que você já sabe como é possível aumentar o faturamento da sua empresa com a sustentabilidade, o que acha de investir nessas práticas? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *