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Conheça 8 tipos de publicidade do Facebook

Após um artigo apresentando o Facebook Ads e outro ensinando a criar uma boa campanha, chegou a hora de conhecer tipos de publicidade do Facebook.

Para ser bem sucedido, como já dissemos no último texto, um anúncio precisa ser visual, relevante, incluir uma proposição de valor e ter um call-to-action claro.

1. Anúncio de foto

Um dos tipos de anúncio mais populares desde quando o Facebook começou a favorecer conteúdo visual, o anúncio de foto é a publicação de uma imagem como base principal de uma campanha com pouco conteúdo escrito.

Fotos interessantes atraem a atenção das pessoas. Portanto, a imagem deve ser atraente e relevante para o público alvo. O velho ditado faz todo o sentido aqui, “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Veja este anúncio de foto da NatureBox:

Ele mostra o que o cliente recebe, destaca o “amostra grátis”, é interessante para pessoas com esse estilo de vida, mostra que o produto é saudável e está claramente pedindo ao usuário experimentar a amostra grátis.  Ou seja, ele cumpre com todos os quesitos para um anúncio bem sucedido: visual, relevante, incluir uma proposição de valor e ter um call-to-action claro.

 

 2. Anúncio de vídeo

Um anúncio de vídeo dá vida à sua mensagem. Além disso, se destaca com o movimento e é um ótimo tipo de anúncio para mostrar o que sua empresa faz.

O vídeo está ganhando cada vez mais espaço. Segundo um levantamento, 50% das pessoas que entram no Facebook diariamente assistem pelo menos um vídeo por dia e, em apenas um ano, as marcas publicaram 3,6 vezes mais vídeos.

Para aproveitar este tipo de anúncio, é recomendado que o vídeo seja carregado diretamente no Facebook. Assim ele pode ser reproduzido automaticamente quando visualizado e assumir a largura do feed de notícias.

Vídeos vinculados fora do Facebook podem atrapalhar a sua publicação. Eles apresentam imagem de prévia menor e exigem um toque adicional para serem assistidos.

Não se esqueça que as pessoas também utilizam o Facebook por dispositivos móveis e que nem sempre podem escutar o áudio. Por isso, faça vídeos que chamem a atenção rapidamente, formato vertical ou quadrado e que sejam compreensíveis mesmo sem áudio.

Veja este anúncio de vídeo da Rue La La:

Mesmo sem assistir, já é possível entender do que esse anúncio se trata graças à thumbnail. O vídeo também é relevante porque a frase “Você não é o único sentindo pressão” é para as pessoas que ainda não compraram o presente de natal de alguém e precisam fazer isto o quanto antes. São mostradas diversas opções e se apresenta como uma “loja de último minuto para o fim de ano”. Este pode ser considerado um ótimo anúncio por cumprir os quesitos citados no início do texto.

 

3. Anúncio de vários produtos

Com um anúncio de vários produtos é possível demonstrar vários produtos em um único anúncio. Você pode fazer upload do seu catálogo, fazer upload de produtos manualmente ou utilizar o recurso automático do Facebook que seleciona os produtos mais relevantes para as pessoas.

Isto não se limita apenas à produtos – publicações de blogs, e-books e webminars também entram para as possibilidades deste tipo de anúncio.

Veja este anúncio de vários produtos da Shutterfly:

 

Com ótimas imagens, este anúncio é para pessoas que gostam de criar presentes com suas próprias fotos. Ainda oferece desconto em cada produto anunciado e deixa claro quando a oferta termina. Outro ótimo anúncio.

 

4. Anúncio local

Para criar um anúncio local no Facebook sua empresa precisa ter um endereço físico para você enviar tráfego real. É possível utilizar este tipo de anúncio para aparecer para pessoas que estão próximas de sua empresa.

Veja este anúncio local da Mizzou Campus Dining:

O anúncio possui uma imagem que mostra a variedade de salgados e doces e o logotipo da Subway que são coisas que interessam aos estudantes que são os usuários que estão visualizando este anúncio. Além disso, a descrição deixa claro que o mercado possui o que os estudantes precisam e como chegar até lá. Um anúncio visual, relevante, incluir uma proposição de valor e ter um call-to-action claro.

 

5. Anúncio de oferta

O anúncio de oferta é um desconto que você compartilha com os clientes no Facebook. Criar um anúncio deste leva as pessoas a comprarem no seu site ou na sua loja física. Ou seja, elimina uma etapa da jornada do consumidor para chegar até o momento de compra.

Há vários benefícios em um anúncio de oferta. Ele conduz o usuário diretamente à oferta, que é fácil de ser resgatada por isso ser feito diretamente no Facebook, sem ter que ir ao seu site ou outro lugar. O anúncio de oferta pode atingir qualquer tipo de público pois todas as opções de direcionamento estão disponíveis. Além disso, é possível incluir muitas informações úteis para o usuário tomar sua decisão de resgatar o desconto ou não, como período que a oferta é utilizável e quantidade de pessoas que resgataram a oferta.

Veja o anúncio de oferta da Jasper’s Market:

Um ótimo anúncio por conter uma imagem colorida e atrativa, conter uma oferta oportuna, oferecer um desconto de $10 no primeiro pedido, mostrar prova social e ter o CTA claro “obtenha a oferta”.

 

6. Anúncio de evento

Os anúncios de evento promovem, exatamente como já diz, um evento específico. O Call to Action desses anúncios normalmente levam o usuário diretamente a página ou aplicativo de compra de ingresso ou de inscrição.

Este tipo de anúncio ajuda a conduzir pessoas para participar de um evento. Se bem feito, mostrará aos usuários os benefícios em participar do evento, preço, data e um CTA para compra de ingresso ou inscrição.

Veja este anúncio de evento da Tortuga Music Festival:

A imagem do evento transmite diversão e que será em um lugar agradável, a descrição diz alguns participantes, o anúncio deixa claro o preço do ingresso e o CTA “compre”. Tudo isto faz com que este seja um bom anúncio.

 

7. Anúncio de redirecionamento

Já visitou um site e depois vários anúncios dele apareceram para você no Facebook? Estes são anúncios de redirecionamento.

Um bom anúncio de redirecionamento sabe exatamente quem se interessa pelo produto da empresa.

Veja este anúncio de redirecionamento da Jetsetter:

A imagem demonstra o que esperar ao reservar. O anúncio atinge pessoas que estavam procurando coisas semelhantes, oferece desconto e deixa claro que as “Ofertas exclusivas começam hoje”.

 

8. Publicação impulsionada

Uma publicação impulsionada é uma publicação normal, orgânica, no Facebook que estava em uma página de alguma empresa e foi impulsionada com dinheiro.

A diferença em relação aos outros anúncio é que está não é criado no gerenciador de anúncios e que pode-se incluir mais texto, já que não há limite de palavras em publicações impulsionadas.

Mesmo assim, há pontos negativos. Uma publicação impulsionada possui menos opções para negociação, direcionamento e preço.

Veja esta publicação impulsionada da Fabletics:

Uma imagem mostrando alguém usando o produto, direcionado para quem tem interesse em coisas relacionadas à academia, moda fitness, etc., oferece baixo preço e frete grátis e deixa claro que quem responder a um teste ganha a roupa de $25.  Tudo isto torna este um ótimo anúncio.

 

17 tipos de post proibidos para Facebook Ads

Recentemente o Facebook anunciou 17 tipos de post que não poderão mais ser impulsionados. A partir do dia 15 de setembro de 2017 alguns posts orgânicos não poderão ser convertidos em Ads.

O Facebook Ads tem o objetivo de anunciar um produto ou serviço com intenção de fechar um negócio. E é exatamente por isso que irá acontecer esta mudança.

Sheryl Sandberg, COO do Facebook, disse que o Facebook Ads vem sendo utilizado com o único intuito de gerar engajamento, e não de gerar oportunidades de negócio. Isto não é uma prática considerada saudável pelo Facebook e por isso alguns posts serão proibidos de receberem impulsionamento. Veja quais são:

  1. Check-ins em um mapa, restaurante ou cidade;
  2. Comparecimento à eventos;
  3. Compartilhamento de comentários;
  4. Compartilhamento de enquete;
  5. Compartilhamento de momentos culturais;
  6. Compartilhamento de nota;
  7. Eventos esportivos;
  8. Pronunciamentos políticos.
  9. Recomendações de lugares;
  10. Upload ou compartilhamento de arquivos;
  11. Vídeos ou imagens que foram feitos através da câmera do Facebook;

Você pode ver a lista completa de anúncios proibidos no comunicado oficial do Facebook.

 

 

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Fontes

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