Desde os anos 90 os sistemas de gestão empresarial passam por uma constante transformação. O uso de dados, como nos conceitos de Big Data Analytics e Internet das Coisas, junto a automação dos processos produtivos fez do sistema de gestão empresarial uma poderosa ferramenta para empresas. Conheça o ERP e como ele pode ajudar sua empresa.

 

Afinal, o que é um ERP?

 

 

A sigla ERP é originada do termo em inglês Enterprise Resource Planning que significa, em português, gestão empresarial de recursos. Ele é um software de tecnologia modular que organiza todos os dados da empresa de todos e para todos os departamentos.

 

Ao invés de ter um software para cada tarefa, como o pagamento, recebimento, vendas e pedidos, emissão de nota fiscal, emissão de folha de pagamento de funcionários, a empresa consegue realizar todas essas tarefas com um software de gestão empresarial de recursos. Isto simplifica todo o gerenciamento e facilita a comunicação entre os diversos departamentos da empresa.

 

Ou seja, o ERP centraliza todas os dados sobre a empresa. Tudo está em um mesmo lugar. Junto e organizado.

 

Por que implementar um sistema de ERP na minha empresa?

 

1. Praticidade

 

 

A implementação do ERP praticamente extingue registros manuais. Todos os documentos de interesse da área comercial estarão em um único sistema, salvo na nuvem e acessível de onde quer que você esteja.

 

2. Produtividade

 

 

Com o processo automatizado, os erros são reduzidos e sua empresa ganha tempo e foco na produção. Há várias funções do ERP que ajudam a sua empresa a evitar erros e ter resultados melhores.

 

3. Economia

 

 

À primeira vista isto pode parecer contraditório. Mas ter gastos com a implementação de um ERP na sua empresa ajuda a economizar nos processos. Não será mais necessário ter catálogos para os representantes comerciais venderem.

 

As vendas poderão ser monitoradas em tempo real. Assim, será possível identificar os gaps dos colaboradores e outros elementos a serem melhorados.

 

Ou seja, investir em um ERP lhe dará a oportunidade de monitorar os processos e identificar pontos a serem melhorados. Você maximizará o lucro e reduzirá os custos.

 

Além disso, alguns possuem armazenamento feito na nuvem. Se seu computador estragar ou você quiser usar outro, sem problemas. Os dados estarão salvos e seguros.

 

4. Segurança

 

 

Os dados da sua empresa são muito importantes e, por isso, devem ser armazenados com segurança. Já pensou perde-los ou serem roubados? A estratégia do seu negócio pode ser prejudicada ou pode ocorrer alguma fraude contábil.

 

Com o uso do ERP, todos os dados corporativos terão seu trafego digital com registros das atividades feitas dentro do sistema. Em outras palavras, será possível saber quem fez o que e quando foi feito.

 

5. Previsibilidade

 

 

 

Já que todas as informações estão em um único lugar, é possível dar aos processos inteligência operacional. O estoque modifica-se de acordo com as vendas, os fluxos são atualizados e as metas e indicadores são monitorados o tempo todo. Ele permite controle do que está acontecendo na empresa e evita imprevistos do mercado.

 

6. Escalabilidade

 

 

Ao começar a usar o ERP sua equipe comercial era de 3 vendedores e agora passou a ser 18. Sem problemas! O ERP dá conta do recado. Você consegue monitorar os vendedores, as metas e performances.

 

Isso pode alavancar minhas vendas?

 

 

Sim! Um ERP confere mais agilidade, praticidade e escalabilidade. Além disso, os dados armazenados ajudarão na tomada de decisão do seu negócio. Não é mais preciso coletar informações para decidir algo, tudo já estará salvo em um único local. Portanto, a otimização do processo resulta em mais vendas.

 

Como adquirir um ERP para minha empresa?

 

Ter um software de gestão para sua empresa é mais fácil do que você imagina. O ERP Sapiens é 100% em cloud e completo para o seu negócio.  Possui ferramentas para gestão de clientes, produtos, serviços, orçamentos, ordens de serviços, vendas, financeiro, notas fiscais, contratos, atendimentos e relatórios.

 

Para adquiri-lo basta entrar em contato com a Sapiens Solutions e solicitar o seu ERP.

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e escreva nos comentários o que achou.

 

Fontes

1, 2, 3