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13 dicas para melhorar o posicionamento do seu site

Para melhorar o posicionamento do site do seu negócio nos mecanismos de busca, você deve acompanhar e trabalhar vários fatores de SEO (Searching Engine Optimization). Há dezenas de fatores, mas você não precisa trabalhar com cada um deles. Trabalhando bem com apenas alguns fatores e realizando boas práticas já é o suficiente para que você consiga melhorar o seu posicionamento.

 

1. Entenda o perfil dos usuários

 

Quem são os visitantes do seu site? Como eles gostam do site? Entenda quem são e como são as pessoas que visitam seu site. A partir disso, crie conteúdos que agradem o perfil deles. Não se esqueça de pensar no layout do site mais adequado para eles. Há ferramentas muito úteis que podem te ajudar a entender seus visitantes e melhorar as conversões, como o Google Analytics.

 

2 .Pesquisa das palavras-chave

 

Esta é uma das partes mais importantes no SEO: o estudo das palavras-chave. Com quais termos de pesquisa seu site estará bem posicionado nos mecanismos de busca?

 

Para responder essa pergunta básica, você deve encontrar palavras-chave com uma demanda alta e de concorrência baixa. Existe uma ferramenta própria do Google para ajudar a planejar as palavras-chave, o Keyword Planner. Com esta ferramenta você pode fazer análises de demanda e concorrência dos termos de pesquisa relacionados ao tema do seu site.

 

3. Crie conteúdo próprio de qualidade

Depois de decidir quais serão as palavras-chave usadas, está na hora de criar o conteúdo. Para cada palavra-chave escolhida, crie um artigo separado. É importante que o seu conteúdo seja conciso, relevante e de qualidade.

Insira a palavra-chave ao longo do seu artigo de modo natural, algo que flua de acordo com o desenvolvimento do texto.

 

4. Analise a densidade da palavra-chave escolhida

 

Seu artigo está finalizado. Mas antes, que tal dar uma checada na densidade da palavra-chave escolhida?

 

A palavra-chave deve estar distribuída ao longo do texto, dentro de uma boa densidade. Assim, os mecanismos de busca entenderão que o seu texto se refere àquela palavra-chave.

 

Mas, cuidado. Uma densidade muito alta pode indicar para os mecanismos de busca que você está forçando o uso da palavra-chave e isso pode gerar uma punição.

 

Não limite apenas a palavras-chave exatas. Use outros tipos correspondência e sinônimos.

 

5. Deixe seu site responsivo

 

Se você não sabe o que é um site responsivo, leia o nosso artigo sobre o assunto.

 

O uso de dispositivos móveis está crescendo cada dia mais. E para você não ficar para trás com essa mudança, o seu site deve ser responsivo. Ou seja, ele deve ser capaz de adaptar-se aos diferentes tipos de tela dos dispositivos.

 

6. Integre seu site com as redes sociais

Link seu site com as redes sociais. Assim, você estará presente em mais lugares e terá mais credibilidade também. Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Google Plus. Sim, o Google Plus pode parecer uma péssima ideia por não ser usado por quase ninguém. Mas o Google ranqueia muito bem o que está nele.

 

7. Pense em um design leve e atrativo

 

Um design agradável favorece a permanência de um visitante em seu site. Se o seu site tem o design pesado, poluído, difícil de entender e navegar, o seu visitante não fará questão nenhuma de permanecer ali e jamais voltará provavelmente.

 

8. Crie uma URL amigável

 

A URL do seu site sempre deve ser amigável, ou seja, sempre deve conter palavras que consigam demonstrar sobre o que é o conteúdo. Também é importante incluir a palavra-chave na URL.

 

9. Use meta-tags

 

Em uma página, no código de HTML, dentro do cabeçalho (head), há duas tags importantíssimas: a tag do título (title) e a de descrição (description).

 

A tag description deve descrever resumidamente o conteúdo da página de forma criativa e explicativa, no máximo 165 caracteres. A palavra-chave também deve estar presente nela pelo menos uma vez e até duas, sem exageros. Também há a tag para as palavras-chave.

 

O início do código irá ficar algo parecido a isto:

<html>
<head>
<title>Escreva o título da página</title>
<meta name=”description” content=Escreva um breve resumo da página>
<meta name=”keywords” content=”palavra-chave 1, palavra-chave 2, palavra-chave 3”>
</head>

 

10. Utilize a palavra-chave no título

 

A palavra-chave principal deve estar distribuída por todo o texto, até no título. Também é importante que o título não seja extenso, no máximo 50 caracteres.

 

11. Use subtítulos

 

Os títulos de uma página variam do h1 ao h6. Essa variação serve para criar uma hierarquia entre os conteúdos. Com isso, os mecanismos de busca saberão quais conteúdos são mais ou menos importantes. É importante que a palavra-chave ou alguma variação dela esteja nos subtítulos.  

 

12. Insira texto alternativo na imagem

 

As imagens tornam seu texto e o seu site muito mais atrativos para seu público. Claro, sem exageros e pensando sempre no design leve e atrativo.

 

Você pode relacionar as imagens à palavra-chave principal usando na descrição dela no texto alternativo.

 

13. Torne seu site popular

 

Além de trabalhar com os fatores acima, é importante buscar a popularidade na internet.

 

Recentemente o Google incluiu um fator de SEO chamado “Social Signals”, que mede a presença do seu site nas mídias sociais. Se o seu site constantemente exibe conteúdo de qualidade para o seu público e estiver nas mídias sociais, provavelmente haverá alguma interação. Isso demonstrará a sua relevância.

 

Outro fator é o “Page Rank”. O Google analisa a popularidade de um site de acordo com os links que ele recebe. É como se fosse uma nota que varia de 0 a 10. Se o seu site tiver mais links externos, maior será o Page Rank e melhor será o posicionamento nos resultados de busca.

 

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Fonte:

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