fbpx

Entenda o que é backup e sua importância

Backup, termo em inglês, significa cópia de segurança dos arquivos. Você já imaginou perder um arquivo importante, como um trabalho da faculdade ou um documento de onde você trabalha? Essa situação já pode ter até acontecido com você. Se tivesse feito um backup desse arquivo, ou seja, feito uma cópia, você não iria ter passado por essa decepção.

O ato de criar cópias de arquivos, bancos de dados e sistemas operacionais inteiros está disseminado na maioria das empresas como uma das principais rotinas de segurança digital. Os backups permitem que gestores tenham a confiança de que, caso algum hardware falhe ou algum sistema fique corrompido, os seus registros e arquivos serão recuperados facilmente.

Com o avanço da computação em nuvem e da popularização da internet de alta velocidade, novas possibilidades de backup surgiram. Hoje, é possível utilizar o cloud computing para gerenciar cópias de segurança em qualquer lugar do mundo. Para o mundo corporativo, o backup para empresas tornou-se mais barato, fácil de ser implementado e com um menor custo de manutenção.

 Benefícios

Existem empresas especializadas em serviços de backup. Ao utilizar esse serviço, você estará liberando espaço para o que realmente importa, deixando arquivos de mídia, documentos e outros arquivos salvos na nuvem.

O serviço de backup possibilita que os arquivos sejam acessados de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Este serviço também disponibiliza o uso de qualquer sistema operacional como também o uso de dispositivos móveis.

Você também pode gerenciar seus arquivos, criar, renomear, organizar pastas, adicionar colaboradores e compartilhar arquivos.

A velocidade para acessar o arquivo salvo também é um ponto positivo. Com o uso de hospedagens online não há necessidade de usar HDs externos, pendrives e CDs para salvar as cópias. Todos os arquivos estarão salvos e organizados em um único local, o que facilita o acesso.

Se você tem dúvidas de que este tipo de serviço é seguro, fique tranquilo. Ester serviços utilizam certificados digitais SSL e criptografia para proteger suas informações e arquivos. Estas empresas também passam por auditorias e buscam atender as normas de segurança internacionais.

Backup de hospedagem

O backup de hospedagem salva uma cópia segura dos arquivos de seu site.  Mais importante que fazer o backup é fazer a manutenção dele. A frequência recomendada para fazer um novo backup é pelo menos uma vez ao dia. A quantidade de informações que podem ser perdidas em um dia pode parecer pouca, mas gera muitos problemas e gastos pois você terá que contratar profissionais para assessorar na recuperação do backup e fazer cálculos das perdas e de até onde foi feito backup, para começar a repor o que foi perdido após aquele último backup.

 

Porquê fazer backup de hospedagem

Em 2016 uma Companhia de Barueri, que atua com serviços de hospedagem de sites e cloud computing, deixou mais de 16 mil sites fora do ar, em um apagão digital. Sites de prefeituras, e-commerce, e vários outros tipos de empresas tiveram a interrupção dos seus serviços de datacenter e hospedagem. A chance de recuperar tudo, era de um backup, mas não havia um recente das últimas transações, alterações e estoques, que foram afetados.

Pensando em prevenir qualquer tipo de eventualidade, a Sapiens Solutions realiza backups diários, protegendo os dados de nossos clientes contra acidentes que possam acontecer fisicamente à estrutura organizacional de sua empresa. Temos como política usar equipamentos de alta qualidade, trabalhando com softwares 100% em Cloud, backups diários e Suporte 24/7.

Independentemente do tamanho de uma empresa ou da complexidade da sua política de dados, computadores e servidores sempre podem sofrer danos. Seja por meio de picos de energia, ataques digitais ou falhas de funcionamento, uma companhia sempre está sujeita a perder parte dos seus dados após algum tipo de falha. Nesse cenário, o backup para empresas ganha importância pela sua capacidade de manter a integridade de bancos de dados, configurações e arquivos.

 

 

Fontes:

1,2,3,4

 

 Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e comente o que achou.

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *