fbpx

Ententa o que é hospedagem de sites e como funciona

Após ler o nosso artigo sobre motivos para ter um site para sua empresa, entenda o que é hospedagem, como funciona e quais são as suas vantagens.  A hospedagem é indispensável para seu site funcionar, sem ela é praticamente impossível seu site ter visitas. Por que? Você irá entender agora.

Afinal, o que é hospedagem?

O conceito de hospedagem é bem simples. Após criar um site, você quer que ele receba visitas. Mas como estas pessoas terão acesso ao seu site? O seu site deve ser salvo em algum espaço na internet. Ou seja, os arquivos do seu site são armazenados em computadores de alta potência de empresas que oferecem o serviço de hospedagem de sites.

Quando alguém procura pelo seu site, ela tem acesso ao seu domínio (endereço do site), seja por mecanismos de buscas, links e outros jeitos. Ao fazer esse primeiro passo, a internet conecta com o servidor web que está guardando os arquivos do seu site e as informações destes arquivos são transferidas para o computador do visitante. Assim, seu visitante tem acesso e pode navegar pelo seu site.

 

 

Quais são as vantagens?

Existem serviços grátis de hospedagem. Porém, estes serviços não são tão eficientes. Há falhas na estabilidade, não permitem usar uma URL personalizada, armazenamentos pequenos, falha no suporte, ferramentas limitadas, carregamentos demorados e há banners e propagandas que não foram colocados pelo usuário. Mas estes aborrecimentos podem ser evitados com o uso de hospedagem paga que, além disso, traz outros benefícios:

1. Carregamento rápido

Serviços de hospedagem pagos têm o carregamento mais rápido que os gratuitos. O tempo de carregamento influencia na qualidade da navegação do usuário. Se o site demora muito para carregar, o usuário pode desistir de navegar e sair do site.

2. Ótimo armazenamento

Hospedagens pagas possuem espaço de armazenamento mais que necessário. Você pode ficar tranquilo, sem se preocupar com a falta de espaço porque isso será muito difícil de acabar.

3. Dono do próprio site

Os serviços de hospedagens gratuitas possuem muitos termos de compromisso porque você está usando um domínio de site deles. Caso você descumpra qualquer um desses termos, seu site é retirado do ar. A hospedagem paga lhe permite ser dono do seu site. Justíssimo, porque o site é seu.

4. URL personalizada

Quando seus clientes procuraram pelo site da sua empresa, eles geralmente pesquisam pelo nome dela em mecanismos de busca ou escrevem o endereço no navegador com base no nome da sua empresa. O serviço de hospedagem pago permite uma URL personalizada, para que você consiga colocar a forma mais adequada como seu domínio.

5. E-mail personalizado

Há planos de hospedagem que permitem o uso de e-mail personalizado. Geralmente, o e-mail é o nome de quem o usa e o domínio. Por exemplo: [email protected]ínio.com. Isto dá credibilidade e seriedade à empresa.

6. Anúncios

Na hospedagem paga, está a seu alcance colocar Ads (anúncios) ou não em seu site, assim como a disposição deles. Além disso, o lucro sobre os Ads vão para você, ao contrário das hospedagens grátis em que quem lucra é a empresa que ofereceu o serviço.  

7. Layout

Pensando no layout, o host pago não interfere nisso. Você o define como quiser. Já os serviços gratuitos limitam o layout.

8. Suporte

A total integração e estabilidade de um site é garantida quando o serviço de hospedagem pago é usado. Em alguns casos, há até suporte para a plataforma que estiver usando. Uma mão na roda para quem quer praticidade e eficiência. Quer trocar o seu serviço de hospedagem? Se você estiver usando um serviço gratuito, temos uma péssima notícia: você pode não conseguir migrar os arquivos e o conteúdo do site. Hospedagens gratuitas tendem a não permitir que você exporte seu layout ou seu conteúdo para outras plataformas. Por isso, opte por usar serviços de hospedagem pagos.

9. Custo-benefício

Quando o assunto é dinheiro, nada mais justo do que pagar por algo que vale a pena. Além de não ser caro como parece, os benefícios e a eficiência de uma hospedagem paga garantem que seus clientes não terão problema em acessar seu site. Isto significa que você não irá perder vendas por problemas no site.

Fontes: 1, 2 e 3

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e escreva nos comentários o que achou.

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *