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E-mail marketing: entenda as vantagens de trabalhar corretamente com esse canal

O e-mail marketing pode ser descrito como uma forma de entregar a mensagem certa, no melhor momento e para as pessoas corretas. Ao ser devidamente atrelada à estratégia de marketing digital, o e-mail marketing é extremamente eficiente.

Para ter uma ideia, 92% dos adultos que passam algum tempo online utilizam e-mail, de acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research. 

Isso porque, para praticamente todas as atividades online, como compras, utilização das redes sociais ou interação com veículos de notícia e entretenimento, é necessário realizar um cadastro, algo possível com uma conta de e-mail.

Pensando na amplitude desse veículo e sua eficiência, separamos este conteúdo com algumas dicas para que inclua o e-mail marketing à sua estratégia de divulgação, conseguindo maiores resultados para os eu negócio. Acompanhe! 

Entenda o que é e-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta para as empresas que buscam entender como vender pela internet sem que sejam insistentes ou apelativas.

Para isso é importante deixar clara a diferença entre e-mail marketing e spam, uma vez que um se trata de uma comunicação profissional e eficaz, enquanto o outro é considerado algo chato e invasivo pelos usuários. 

A comunicação estabelecida entre empresas e clientes é conhecida como e-mail marketing, e pode ser exemplificada com alguns e-mails que você talvez já tenha recebido.

Como descontos em passagens aéreas, confirmação de compras online, promoções em algum site que tenha realizado uma compra e etc. É visível que esse tipo de comunicação se trata de algum lugar que você possui cadastro, tornando o seu contato um lead daquela organização.

O lead é alguém que demonstrou interesse no produto ou serviço da empresa, e em troca de algum conteúdo, aceitou trocar informações básicas de contato.

Tenha em mente a diferença entre e-mail marketing e spam

Percebe a diferença de um e-mail marketing para um spam? Caso não, eu explico; a questão é que, o termo “spam” é usado para descrever os e-mails que não foram solicitados, feitos de forma genérica e disparados para um grande número de pessoas.

O viés desse tipo de mensagem geralmente é comercial, no entanto, pode se referir a divulgação de qualquer conteúdo. É considerado algo chato justamente por ser uma mensagem não solicitada e invasiva.

Por outro lado, o e-mail marketing é uma forma de contato da empresa com os seus clientes e, por isso, uma vez que o usuário realize o cadastro em seu site e recebe algum tipo de mensagem, se trata de algo que ele concordou antecipadamente. 

O spam é algo repentino e que de cara já causa uma estranha sensação de “como isso chegou até mim e onde conseguiram meu e-mail?”. Por vezes, o destino mais comum desse tipo de mensagem é a lixeira após ler as primeiras linhas e perceber o que é. 

Por isso, entender essa diferença entre os dois é um detalhe importante para compor sua estratégia de e-mail marketing sem cometer o erro de parecer um spam para os seus leads.

Quais as vantagens de trabalhar com e-mail marketing

Nos últimos anos, as redes sociais vêm sendo o canal de divulgação de maior crescimento no que diz respeito ao investimento das empresas. No entanto, o e-mail marketing ainda é extremamente eficiente e continua sendo muito usado.

Uma boa gestão empresarial deve considerar cada aspecto da sua estratégia, analisando os resultados e buscando formas de otimizar as vendas. Pensando nessa necessidade de números, por meio do e-mail marketing é possível alcançar mais pessoas.

Tendo em mente todos os elementos que compõem sua estratégia de marketing digital, o e-mail marketing se trata de uma parte que, por mais que não seja a totalidade, é significativa e não pode ser descartada. 

Pois pense no seguinte: quando a empresa realiza uma postagem em alguma rede social, visando gerar engajamento, um número grande de pessoas pode não ver. Existem vários fatores que e justificam isso, como os algoritmos ou o tempo que a pessoa passa em redes sociais até que veja sua publicidade. 

Então, pensando por esse lado, diferente das redes sociais que por dependerem dos algoritmos têm um alcance imprevisível, com o e-mail marketing é possível prever o número de pessoas que receberão a mensagem.

Além disso, outra vantagem do e-mail marketing é a flexibilidade nas mensagens. Pois pense que, para anunciar em grandes mídias, o tempo, tamanho e até mesmo palavras usadas na publicidade são pontos influenciados por fatores externos.

Já o e-mail marketing pode ser comparado a uma grande tela branca no computador do usuário, que pode ser bem explorada pela estratégia de marketing e moldada de acordo com a persona (perfil de cliente ideal) da empresa.

Utilize o e-mail marketing para conseguir novos negócios

Entendo que o e-mail marketing se refere a uma forma para que as empresas se comuniquem com os seus clientes ou potenciais compradores, aderir à esse meio em sua estratégia é uma forma de trazer ótimos resultados.

Para isso, é importante entender que esse tipo de comunicação tem como objetivo apresentar promoções às pessoas interessadas em ouvir, diferentemente de um spam, que se refere a uma mensagem não solicitada. 

Entre todas as vantagens de se trabalhar com esta solução, podemos destacar o seu grande alcance e a possibilidade de atingir usuários que não costumam passar muito tempo navegando, pois ele não depende de um grande engajamento do usuário para receber.

Mas então, o que achou? Ao longo deste conteúdo vimos algumas dicas para utilizar o e-mail marketing corretamente. E agora que entendemos bem como funciona, o que acha de incluir na sua estratégia de marketing digital?

Além de uma comunicação extremamente eficiente, também é uma forma de interação com seus clientes, tornando possível a realização de novos negócios para a sua empresa.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais

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