fbpx

Como a inteligência artificial auxilia a gestão da indústria

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas, robôs e sistemas executem tarefas de forma autônoma, sem o uso da força de trabalho humana.

Essa capacidade operativa que a IA oferece ocorre devido ao grande número de dados que são combinados rapidamente, fazendo com que os sistemas com essa tecnologia possam agir como humanos.

Nos últimos anos, o investimento em inteligência artificial tem crescido no Brasil e, de acordo com pesquisa da IBM, esse mercado movimentou R$ 730 milhões em 2018.

O setor mais afetado pela IA é a indústria. Por ser um braço da indústria 4.0, ela é útil tanto na agilidade dos processos operacionais, quanto na gestão empresarial e de marketing.

A seguir apresentaremos os pontos positivos da inteligência artificial na gestão de marketing das indústrias.

Vantagens da inteligência artificial

O principal benefício da inteligência artificial é a otimização de tempo para realização das tarefas com mais eficiência e menos tempo.

Na linha de operação, as máquinas têm um sistema que identifica as tarefas a serem realizadas e a necessidade ou não de manutenção.

Eles também ajudam a aumentar a produtividade dos equipamentos com sensores que ajudam a otimizar o seu trabalho com rapidez e eficiência.

Mas é no marketing que a inteligência artificial tem os maiores impactos. Com essa tecnologia a gestão de marketing terá mais dados e informações para aperfeiçoar as técnicas de SEO no posicionamento dos sites.

Para 76% dos CMO´s (Chief Marketing Officers) as informações disponibilizadas pelos softwares de inteligência artificial ajudam nas decisões estratégicas de marketing das empresas.

Além disso, a inteligência artificial auxilia na geração de leads qualificados para empresa. Com ela é possível saber com facilidade e rapidez as listas de clientes e os principais prospects para o negócio.

Softwares de inteligência artificial

É impossível falar de inteligência artificial no marketing sem falar em Machine Learning. Esse sistema é responsável por coletar uma grande quantidade de dados e identifica padrões entre eles.

A partir desses dados ele aprende a obter resultados sem a necessidade de uma pessoa programar manualmente.

Um dos sistemas utilizados de inteligência artificial é o Big Data. O chamado Big Data Analytics é responsável por captar, analisar e dar sugestões a partir dos dados e informações disponíveis.

Por meio dessa tecnologia, o machine learning pode auxiliar na criação de estratégias na produção de um conteúdo eficiente e que atinja os objetivos de posicionamento nos buscadores.

Outro software de inteligência artificial usado no marketing são os Chatbots. Esse programa consegue simular conversas humanas, ajudando a responder dúvidas básicas dos clientes.

Por meio de dados de atendimento ao cliente, ele consegue responder com mais eficiência, tornando-se um excelente aliado no atendimento ao cliente e para vender na internet.

Além disso, outra característica da IA é a capacidade de armazenar dados e informações na nuvem com alta eficiência. Com acesso fácil das informações em qualquer lugar, o armazenamento na nuvem é aprovada por 80% das pequenas empresas, de acordo com pesquisa da Paessler AG.

E com o uso da IA esse modelo de armazenamento é o chamado “agente racional”, que identifica o ambiente por meio de sensores, facilitando a racionalização de dados e facilitando a gestão empresarial e marketing.

Use inteligência artificial na gestão de marketing da indústria

A necessidade das indústrias aumentar a produtividade faz com que os gestores se interessem por novas tecnologias. E, dentre as mais utilizadas, está a inteligência artificial, capaz de agir como humanos na realização dos processos.

Com os chatbots é possível simular uma pessoa na conversa com os clientes, respondendo às suas dúvidas. Já o Big Data Analytics é capaz de captar, analisar dados e informações da empresa, dando ideias na produção de conteúdo, por exemplo.

Existe, ainda, o armazenamento na nuvem, que com a inteligência artificial facilita o acesso das informações de forma racional, ajudando na produtividade da gestão. Dessa forma, a tecnologia torna a gestão de marketing mais eficiente, sendo um grande aliado para melhorar suas campanhas e atrair mais clientes.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.

Deixe uma resposta

Rolar para cima