fbpx

Afinal, o que é um site responsivo?

Um site é considerado responsivo quando ele tem a capacidade de adaptar-se aos diferentes tipos de tela. Sua aparência e disposição mudam com base na tela em que o site é exibido. Por exemplo, os elementos de um site exibidos em um monitor de dezoito polegadas têm a disposição e até a aparência diferente quando o site é exibido em um celular com tela de quatro polegadas. O site responsivo serve para melhorar a navegação e leitura do usuário, evitando assim, aborrecimentos como ter que ficar utilizando o zoom e ficar arrastando a tela de um lado para o outro. 

Ter um site responsivo faz toda a diferença para uma empresa. Veja os motivos:

1- Usabilidade do cliente

É extremamente desagradável para seu cliente visitar um site através de um dispositivo móvel e ter dificuldades para achar menus, ler textos, ver imagens e vídeos por causa da falta de um design responsivo. Muitos usuários desistem de visitar o site e nunca mais voltam. Uma empresa deve sempre ter um site responsivo para demonstrar sua preocupação com o atendimento e conquistar seus consumidores.

2-Redução de custos de manutenção

Antes da chegada dos sites responsivos, era comum que as empresas criassem vários sites com mesmo conteúdo, porém diferentes em questão de tamanho e disposição. Este processo tomava muito tempo e dinheiro. Com o site responsivo esta prática é totalmente desnecessária, pois apenas um site único com a capacidade de se adequar a diferentes dispositivos é eficiente para satisfazer o cliente em sua visita.

3- Vendas

Segundo uma pesquisa feita em 2013 pela empresa Comersite, utilizando 40 clientes de diversas áreas, cerca de 30% do tráfego de um site vem de dispositivos móveis. Isso significa que muitos de seus usuários precisam que seu site seja responsivo para que eles o visitem e comprem seus produtos ou serviços.

4- Experiência do usuário (UX)

O termo Experiência do Usuário ou UX (User Experience) abrange os aspectos da interação do usuário, em busca de experiências únicas, exclusivas e fáceis ao utilizar um determinado produto ou serviço da empresa. A disposição de itens do site responsivo requer uma mudança inteligente para que o usuário consiga acessar o que deseja do site com facilidade.

5- Posicionamento no Google

O Google considera o design responsivo como um fator de posicionamento. Ou seja, sites responsivos tem um posicionamento no resultado de buscas do Google melhor que sites não responsivos.

Para ter-se uma ideia de como um site responsivo é importante, veja esses números:

  • 276 milhões de acessos mobile registrados pelo Brasil;
  • 5 segundos é o tempo máximo que 70% dos usuários espera para uma página carregar.
  • 40% dos usuários que tiveram dificuldade em acessar um site não voltariam a tentar.
  • 13% a mais de compras feitas via mobile do que as compras feitas por computador.

Fonte:https://www.comersite.com.br/sites-responsivos-o-que-sao-eu-preciso-de-um

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e escreva nos comentários o que achou.

Compartilhe esse post

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *